Politica de Lavagem de Dinheiro da Sportingbet
Política Brasil Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo da Ventmear
Propósito
Este documento público detalha nossa abordagem de PLD e CFT na jurisdição brasileira e as etapas que aplicamos como parte do nosso compromisso de trabalhar para manter o crime fora do jogo.
Introdução
Todos os operadores de jogos de azar têm a responsabilidade de trabalhar para manter o crime financeiro fora do jogo. A legislação, regulamentação e orientação no Brasil exigem que os operadores estejam atentos às tentativas dos clientes de jogarem com os proventos de crimes. Isso inclui o uso de proventos criminais para financiar jogos de azar ou, por extensão, tentar obter dinheiro legítimo ou "limpo" em troca.
É necessária uma abordagem baseada no risco, com regras e critérios baseados no risco para gerir proporcionalmente os riscos de Lavagem de Dinheiro ("LD") e Financiamento do Terrorismo ("FT").
Abordagem Ventmear
A Ventmear aplica uma abordagem baseada no risco para concentrar os esforço onde são mais necessários e terão maior impacto
Esta abordagem envolve várias etapas para avaliar a maneira mais proporcional de gerenciar e mitigar os riscos de LD e FT enfrentados por Ventmear:
- Identificar os riscos de LD e FT relevantes para nossas operações;
- Elaborar e implementar políticas, procedimentos e processos para gerenciar e mitigar os riscos;
- Monitorar e melhorar o funcionamento eficaz destes controles; Registrar o que tem sido feito e por quê.
A abordagem Ventmear para LD e FT é descrita como parte de uma abordagem em quatro etapas para as nossas operações brasileiras. Isso inclui:
- A Política da Ventmear de Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (LD / FT) descreve internamente em alto nível nosso compromisso de implementar medidas robustas para garantir que os esforços para lavar o produto do crime sejam evitados ou, quando os esforços não puderem ser evitados, relatar incidentes de acordo com nossas obrigações legais.
- Nossa avaliação de risco é um processo contínuo sobre como a empresa poderia ser usada para LD / FT. Nossas avaliações de risco de LD estão relacionadas às nossas plataformas digitais para nossas marcas autorizadas no Brasil. As avaliações fornecem a base para projetar e manter processos e procedimentos para destacar os riscos potenciais para atenção. A avaliação de risco leva em consideração as respectivas avaliações de risco disponibilizadas pelos reguladores ou fiscalizadores.
- Orientação de Operações de AML para as partes interessadas internas, destacando nossa organização de PLD, obrigações legais, protocolos de reporte de atividades suspeitas e um resumo dos procedimentos para detectar e mitigar os riscos de LD e FT.
- Processos AML descrevem os processos e sistemas práticos para monitorar a atividade do cliente, identificar atividade preocupante ou suspeita e realizar investigações adicionais.
Sanções Penais
Lavagem de dinheiro é um crime grave e pode resultar em multas, prisão e perda em potencial das nossas licenças para operar jogos de azar no Brasil.
Os funcionários podem ser considerados culpados de lavagem de dinheiro se eles:
- auxiliam na lavagem de dinheiro;
- sabem ou suspeitam que alguém está apostando com dinheiro do crime e não denunciam;
- avisarem alguém que estão sob investigação;
- fizerem alguma coisa para "prejudicar uma investigação", incluindo falsificar informações.
Como detectamos e evitamos lavagens de dinheiro
O que se segue resume a abordagem adotada para evitara lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo no Brasil:
Conhecendo Nossos Clientes
Due Diligence do Cliente e Monitoramento Contínuo
Quando apropriado, verificar a identidade dos nossos clientes e compreender de onde vêm seus fundos.
Temos sistemas em vigor para atender aos requisitos de verificação da identidade, endereço e data de nascimento dos clientes antes de apostar em nossas apostas de probabilidades fixas online regulamentadas no Brasil. A identidade do cliente é confirmada ainda mais quando exigido pela Lei Brasileira de Prevenção à Lavagem de Dinheiro em certos limites para reduzir satisfatoriamente o potencial risco específico representado por negócios não presenciais.
A confirmação da identidade do cliente envolve a confirmação das informações do cliente em relação a documentos ou informações (por exemplo, de serviços de confirmação de terceiros) obtidos de uma fonte confiável e independente.
O monitoramento contínuo envolve nossas equipes Anti-Crime Financeiro (ACF) revisando a atividade do cliente em relação aos procedimentos predominantes. Isso inclui, por exemplo, análises proativas do limite de gastos do cliente baseadas em risco, revisões após relatórios internos de atividades suspeitas e investigação reativa de alertas adversos da mídia ou da aplicação da lei. Due diligence aprimorada adicional, incluindo a fonte de fundos e verificações de riqueza, são consideradas quando apropriado nesta estrutura, inclusive com relação a PEPs ou se nossa matriz interna de risco do cliente destacar um cliente que se apresenta como um risco maior para atividades de lavagem de dinheiro. A frequência das análises contínuas dos clientes é determinada pela estrutura usando uma abordagem baseada em risco.
A nossa área de Operações de Risco mantém regras para prevenir e/ou sinalizar potenciais riscos relativos à geolocalização, métodos de pagamento utilizados e abertura de várias contas.
Verificações de Informações Adversas - PEPs, Sanções e Terrorismo
Pesquisas formais identificam se os clientes estão sujeitos a sanções, são pessoas politicamente expostas ou têm links para terrorismo.
Base ativa de clientes Ventmear é frequentemente controlada em relação a listas relevantes de PEP e listas de sanções utilizando software de terceiros.
O software compara os detalhes registrados dos nossos clientes com listas de PEPs, seus parentes ou associados próximos, indivíduos sancionados e criminosos conhecidos.
Essa comparação produz possíveis correspondências que nossos analistas da AFC analisam para confirmação ou rejeição como falsos positivos.
As sanções confirmadas ou os links de terrorismo levam ao término das relações com os clientes e ao reporte do MLRO (responsável por prevenção à lavagem de dinheiro) às instituições apropriadas, de acordo com a regulamentação aplicável.
Governança
A Alta Administração aprova relacionamentos com clientes de alto risco
Pessoas Expostas Politicamente identificadas estão sujeitas à due diligence; relacionamentos contínuos exigem aprovação da alta administração.
A equipe AFC Internacional mantém um registro dos clientes PEP identificados e o monitoramento contínuo é gerenciado usando a nossa estrutura de PLD estabelecida.
A estrutura AFC facilita a tomada de decisões em relação às próximas etapas para potenciais clientes percebidos de maior risco.
Os processos de governação operam ao longo do processo AFC, com registros precisos referentes à tomada de decisões, ações tomadas e aprovações da alta administração em relação a clientes de alto risco a serem mantidos.
Manutenção de Registros
Manutenção de Registros de documentos relacionados ao PLD / CFT
Para cumprir nossas obrigações de PLD e CFT, Ventmear preserva documentos e informações conforme exigido pela legislação e regulamentação brasileiras.
Isto inclui, por exemplo, a due diligence do cliente, monitoramento contínuo e registros de governança, conforme detalhado acima, incluindo os motivos para as decisões e ações tomadas de uma perspetiva de PLD e CFT. Registros de treinamento de funcionários e relatórios periódicos/anuais internos também são retidos, além de registros sobre relatórios de atividades suspeitas internas e externas.
A duração da retenção desses dados é de cinco anos Ainda assim, os dados relevantes geralmente são mantidos por pelo menos cinco anos, calculados a partir da data em que os relacionamentos comerciais são encerrados.
Treinamento
Garantir que os funcionários sejam treinados em relação ao PLD e CFT
Todos os funcionários da Ventmear, independentemente da senioridade, devem realizar o aprendizado eletrônico de PLD, incluindo uma breve avaliação. Isso é atualizado anualmente e inclui informações básicas sobre lavagem de dinheiro, possíveis infrações e o papel dos colegas na detecção de possíveis gatilhos de risco, assim como o encaminhando de sua detecção para níveis hierárquicos superiores, juntamente com estudos de caso.
Os analistas existentes treinam a equipe de AFC na indução, e todos os colegas de PLD devem estar familiarizados com o nosso Manual de PLD, que detalha os processos diários. Outros guias de processo relevantes complementam este conhecimento.
A formação presencial também é realizada por gerentes do AFC com os nossos analistas de AFC e equipes de gerenciamento de clientes.
Os colegas de AFC também recebem treinamento presencial relevante de terceiros, quando disponível e relevante.
Os Gerentes Seniores de PLD participam em workshops regulatórios e do setor para manter o conhecimento atualizado.
Terceiros Fornecedores e Parceiros
As transações, serviços ou acordos feitos com terceiros são revistos pelo departamento interno apropriado e pela equipe de Governança antes da negociação e assinatura de um acordo e monitorados ao longo da relação comercial. Todos esses acordos são concluídos emnível de Grupo, e as políticas relevantes garantem que os requisitos de Conheça seu Fornecedor ou Prestador de Serviços (CSF ou KYS) e Conheça seu Parceiro (CSP ou KYP) para o mercado brasileiro sejam atendidos.
Conheça Seu Empregado
Ventmear garante que seus funcionários tenham bom caráter, exigindo que eles cumpram integralmente os requisitos de "conhecer seu funcionário" (“CSF” ou “KYE”)
Auditoria
Ventmear está comprometida com a avaliação independente contínua de nossas avaliações, procedimentos e processos de risco.
Isso é complementado pelo trabalho de nossas funções de auditoria interna e garantia.