O vôlei de praia surgiu nas areias da Califórnia, em 1920, mas logo se popularizou por todo o território brasileiro, especialmente no Rio de Janeiro. Hoje, o esporte faz parte do programa olímpico e, curiosamente, o Brasil é o país com mais medalhas em Jogos Olímpicos. Com esportistas experientes e dedicadas, a categoria feminina vem crescendo ano após ano. Mas, afinal, quem são as melhores atletas do vôlei de praia feminino da história? Relembre as maiores campeãs e veja quem são as brasileiras na lista.
Quais são as principais atletas do vôlei de praia feminino?
O vôlei de praia pode ter surgido nos Estados Unidos, mas foi no Brasil que ganhou fama. De acordo com informações do COB, o primeiro Circuito com cinco etapas surgiu em 1950, na Califórnia. Em terras brasileiras, os primeiros campeonatos começaram em 1950, somente com homens.
O esporte entrou oficialmente para os Jogos Olímpicos em 1996, em Atlanta, com direito à dobradinha no pódio na estreia do Brasil: Jaqueline e Sandra superaram Mônica e Adriana Samuel na decisão feminina, conquistando assim o ouro e a prata, respectivamente.
Hoje, a categoria feminina é a queridinha do público. As jogadoras levam a plateia à loucura com as sensacionais disputas nas areias. Muitas atletas passaram pelos pódios dos principais campeonatos da modalidade, como o do Circuito Mundial, Olimpíadas, Jogos Pan-Americanos e Campeonato Mundial.
É claro que algumas se destacam mais do que as outras pela quantidade de títulos ou vitórias. Entretanto, não dá para negar que a história está recheada de talentosas esportistas.
Acompanhe, então, a lista das principais jogadoras de vôlei de praia feminino.
Kerri Walsh
Não dá para falar de vôlei de praia feminino sem citar Kerri Walsh. A americana é a maior campeã olímpica da história. Ela tem quatro medalhas, sendo três ouros, conquistados em Atenas, Pequim e Londres, e um bronze no Rio de Janeiro. Todos os ouros foram ao lado de Misty May, enquanto o terceiro lugar aconteceu com April Ross. Kerri também é tricampeã mundial, conseguindo o feito em 2003, 2005 e 2007, além de um vice-campeonato em 2011.
Misty May
Outra americana na lista é Misty May. A veterana tem três ouros, todos conquistados com Kerri Walsh, nos Jogos de Atenas, Pequim e Londres. Além das medalhas, as duas asseguraram também o legado de serem as únicas a ganharem três ouros seguidos em Olimpíadas. Misty, além dos triunfos olímpicos, também coleciona três títulos mundiais, vencidos em 2003, 2005 e 2007, e o vice em 2011.
Laura Ludwig
A lista também tem uma alemã. Campeã olímpica em 2016, ao lado de Kira Walkenhorst, Laura tem muitas taças de campeonatos nacionais e internacionais em sua prateleira. A alemã ganhou o título mundial em 2017, em Viena, sete ouros em eventos do World Tour, e quatro troféus do Campeonato Europeu CEV.
Sandra Pires
A brasileira coleciona um ouro olímpico em 1996 com Jackie Silva, e um bronze de 2000, com Adriana Samuel. É importante ressaltar que a troca de duplas no vôlei de praia é muito comum.
Em 1997, Sandra tornou-se campeã mundial da modalidade, enquanto em 2001 faturou o segundo lugar. Aliás, ela entrou para a história como uma das melhores e maiores jogadoras brasileiras do vôlei de praia.
April Ross
Outra americana na lista é April Ross. Campeã olímpica em Tóquio, prata em Londres e bronze no Rio, ela também é considerada uma das maiores do esporte. Além disso, April também é vencedora do Mundial em 2009, e vice em 2017 e 2019.
Adriana Behar
A brasileira é dona de duas pratas em Olimpíadas, em 2000 e 2004, ao lado da fiel amiga Shelda Bedê. Mas, a carreira de Adriana vai muito além destas medalhas.
São dois Mundiais, vencidos em 1999 e 2001, o vice em 2003, e o terceiro lugar no campeonato em 1997, além do ouro no Pan-Americano de 1999. Curiosamente, Adriana começou a carreira no vôlei tradicional e só depois foi para a praia.
Duda e Ana Patrícia
A dupla brasileira brilhou na quadra de Paris, com direito à Torre Eiffel como plano de fundo. As atletas superaram as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson na final e, dessa maneira, asseguraram o segundo ouro do Brasil na modalidade.
Duda e Ana Patrícia, inclusive, já conquistaram o título mundial em 2022 e o vice em 2023, e o lugar mais alto no pódio no Pan-Americano de 2023.
Quantas medalhas o Brasil já ganhou no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos?
O Brasil coleciona 14 medalhas no vôlei de praia em Olimpíadas, entre homens e mulheres. São quatro ouros, sete pratas e três bronzes. A primeira participação foi em 1996, justamente na estreia do esporte no programa.
No vôlei de praia feminino, são dois ouros, quatro pratas e dois bronzes. A dupla Sandra Pires e Jackie Silva conquistou o pódio em 1996, o primeiro título olímpico da nação verde e amarela na modalidade. Em 2024, Duda e Ana Patrícia retomaram o topo na modalidade.
Entre as medalhas de prata, as vencedoras são Monica Rodrigues e Adriana Samuel em 1996; Shelda Bede e Adriana Behar em 2000 e 2004; e Agatha Bednarczuk e Barbara Seixas em 2016. Por fim, no bronze, as detentoras são Sandra Pires e Adriana Samuel em 2000; e Larissa Franca e Juliana Silva em 2012.
Já no vôlei de praia masculino, são dois ouros, três pratas e um bronze. As duplas Emanuel Rego e Ricardo Santos em 2004; e Alison Cerutti e Bruno Oscar Schmidt em 2016 são os responsáveis por subirem no lugar mais alto do pódio e, consequentemente, colocarem o hino do Brasil para tocar.
No segundo lugar da classificação geral, estão Zé Marco de Melo e Ricardo Santos em 2000; Marcio Araújo e Fabio Luiz Magalhaes em 2008; e Alison Cerutti e Emanuel Rego em 2012. Enquanto isso, os donos do bronze brasileiro são Emanuel Rego e Ricardo Santos em 2008.
Confira os medalhistas brasileiros no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos
Medalha de ouro
- Sandra Pires & Jackie Silva – 1996
- Emanuel Rego & Ricardo Santos – 2004
- Alison Cerutti & Bruno Oscar Schmidt – 2016
- Duda e Ana Patrícia – 2024
Medalha de prata
- Monica Rodrigues & Adriana Samuel – 1996
- Shelda Bede & Adriana Behar – 2000 e 2004
- Ze Marco de Melo & Ricardo Santos – 2000
- Marcio Araujo & Fabio Luiz Magalhaes – 2008
- Alison Cerutti & Emanuel Rego – 2012
- Agatha Bednarczuk & Barbara Seixas – 2016
Medalha de Bronze
- Sandra Pires & Adriana Samuel – 2000
- Larissa Franca & Juliana Silva – 2012
- Emanuel Rego & Ricardo Santos – 2008