Atualmente na terceira posição do ranking masculino da Federação Internacional de Voleibol com 345,39 pontos, a Seleção Italiana de vôlei masculino está no Grupo B nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e deve fazer sua estreia na competição já contra o Brasil no dia 27 de julho às 8h da manhã, um dia depois da cerimônia de abertura.
A seleção italiana já venceu a brasileira na VNL deste ano por 3 sets a 2, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, no que foi o quarto desafio brasileiro na competição. A equipe, sob o comando do técnico Ferdinando De Giorgi, venceu com parciais de 17/25, 25/15, 22/25, 25/17 e 15/13.
Além do Brasil, a Seleção Italiana de vôlei também enfrentou e venceu na primeira semana do Grupo 2 na VNL a Alemanha e o Irã por 3 sets a 0. Já na segunda semana, no Grupo 4, venceu por 3 sets a 0 contra os Estados Unidos e contra os Países Baixos, além de outra vitória por 3 a 1 contra Cuba. Porém, perdeu por 3 a 2 contra os campeões franceses.
A sorte não prevaleceu na terceira semana, depois que a equipe venceu contra a Turquia por 3 a 1 e contra a Bulgária por 3 a 0, mas perdeu para a Eslovênia por 3 a 0 e também contra a Polônia pelo mesmo placar. Por fim, foram eliminados nas quartas de final por 3 sets a 2, também contra os franceses.
Principais conquistas na história
Com destaque especial para suas performances em competições internacionais, a Seleção Italiana masculina de vôlei conquistou um total de seis medalhas nos Jogos Olímpicos, sendo três de prata e três de bronze.
Enquanto isso, no Campeonato Mundial, são quatro medalhas de ouro e uma de prata. Já na Copa do Mundo, possuem um ouro, três pratas e um bronze, enquanto na Liga Mundial (oito ouros, três pratas e quatro bronzes) e no Campeonato Europeu (sete ouros, cinco pratas e três bronzes), acumularam 15 títulos. Ao mesmo tempo, na Copa dos Campeões, conquistaram um ouro, uma prata e dois bronzes.
Além disso, também foram destaque em outros eventos como a Universíada de Verão, com dois ouros, uma prata e cinco bronzes, nos Jogos do Mediterrâneo, com sete ouros, duas pratas e um bronze nos Jogos da Boa Vontade, em que conseguiram um ouro.
Elenco atual da Seleção Italiana de vôlei masculino
Conforme a lista divulgada pela Federação Italiana de Voleibol, a Federazione Italiana Pallavolo (FIPAV), os nomes convocados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 para compor o elenco da Seleção Italiana de vôlei masculino são:
Levantadores
- Simone Giannelli
- Riccardo Sbertoli
Centrais
- Roberto Russo
- Gianluca Galassi
- Giovanni Sanguinetti
Atacantes
- Luca Porro
- Daniele Lavia
- Alessandro Michieletto
- Mattia Bottolo
Opostos
- Alessandro Bovolenta
- Yuri Romanò
Líberos
- Fabio Balaso
- Gabriele Laurenzano
Por fim, o líbero Gabriele Laurenzano é o 13º atleta da Seleção Italiana de vôlei, uma novidade que a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) anunciou para o esporte na Olimpíada de Paris 2024, para ter a chance de substituir algum atleta que venha a desistir do torneio.