Futebol, hipismo, atletismo, ginástica artística e tênis são algumas das modalidades em que a Alemanha domina o pódio dos Jogos Olímpicos. No vôlei, por outro lado, a equipe não tem tradição. A única medalha do país foi conquistada na Alemanha Oriental, época na qual a nação fazia parte do Bloco Oriental entre 1949 e 1990. Está curioso para conhecer a trajetória da seleção alemã de voleibol masculino? Confira, então, os principais títulos e o desempenho do elenco nas principais competições.
O vôlei só entrou para o programa olímpico em Tóquio 1964, com a participação de 10 países: Brasil, Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos e Coreia do Sul. Os alemães estrearam na edição seguinte, no México, em 1968.
Elenco da Seleção Alemã de voleibol masculino
A equipe alemã de vôlei masculino é um misto de jogadores jovens e experientes, que vão de 18 a 39 anos. O levantador Neo Laumann é o mais novo da seleção, com 18 anos, enquanto o oposto Gyorgy Grozer tem 39. Apesar da notável diferença entre os membros, o grupo seleciona os pontos positivos de cada atleta e realiza um trabalho exemplar em quadra.
O técnico da Alemanha é Michał Winiarski. O ex-jogador da seleção polonesa assumiu o cargo em abril de 2022, substituindo o italiano Andrea Giani. Michał não venceu nenhum torneio, mas terminou o Pré-Olímpico de 2023 em primeiro lugar e carimbou o passaporte para as Olimpíadas de Paris 2024.
Os destaques do elenco são Karlitzek, Reichert, Grozer e Maase. Agora, conheça os jogadores da atual Seleção Alemã de Voleibol masculino.
Levantadores:
Leon Dervisaj, Johannes Tille, Lukas Kampa, Neo Laumann, Jan Zimmermann e Eric Burggräf
Opostos:
Yann Böhme, György Grozer e Filip John
Ponteiros:
Lorenz Karlitzek, Leon Meier, Theo Mohwinkel, Yann Böhme, Tobias Brand, Erik Röhrs, Tim Peter, Moritz Karlitzek, Ruben Schott, Moritz Reichert, Christian Fromm e Denis Kaliberda
Centrais:
Joscha Kunstmann, Anton Brehme, Florian Krage, Tobias Krick, Yannick Goralik, Lukas Maase, Simon Valentin Torwie e Carl Möller
Líberos:
Leonard Graven e Julian Zenger
Quais são os títulos da Seleção Alemã de Vôlei?
O país da Europa Ocidental não tem tradição no esporte, acumula somente taças em competições europeias e internacionais. Mas e nos Jogos Olímpicos de Verão?
O saldo da Alemanha em Olimpíadas é de 1 medalha de prata, 0 ouro e bronze. Em sua segunda edição, em Munique, 1972, subiu ao pódio pela primeira vez com a medalha no pescoço. Com “Oriental” no nome devido às circunstâncias geopolíticas, a Alemanha terminou a fase de grupos em 2º lugar, com 12 pontos, atrás do Japão.
Venceu a União Soviética na semifinal por 3 sets a 1, mas perdeu a final em casa justamente para os japoneses, 3 a 1. Esta é a melhor participação dos alemães no evento.
Acompanhe, então, todos os títulos da nação:
- Títulos da seleção alemã de voleibol masculino:
- Ouro: Liga Europeia (2009), Campeonato Mundial (Alemanha Oriental em 1970) e Jogos Europeus (2015)
- Prata: Campeonato Europeu (2017) e Olimpíadas (1972)
- Bronze: Campeonato Mundial (2014)
Desempenho em competições
Os alemães não possuem grandes conquistas no vôlei masculino. Por outro lado, as recentes participações em torneios indicam a melhora significativa na qualidade do elenco. Do Campeonato Mundial ao Pré-Olímpico, a seleção tem alcançado feitos incríveis e, quem sabe, pode finalmente vencer a medalha de ouro.
Em Olimpíadas, os alemães contabilizam cinco edições: 1968, 1972, 2008, 2012 e 2024. No Campeonato Europeu, a melhor campanha é a de 2017, quando perdeu para a Rússia na final e ficou com a prata. Em 2019 e 2021, caiu nas quartas de final, enquanto, em 2023, parou nas oitavas.
Já no Mundial, venceu em 1970 (como Alemanha Oriental) e ficou com o bronze em 2014. Não jogou em 2018 e, em 2022, o time foi eliminado nas oitavas. Pela Liga das Nações, os alemães disputaram todas as seis edições, mas sequer passaram da fase de grupos. No Pré-Olímpico de 2023, a Alemanha foi destaque: fez 21 pontos e terminou como líder após vencer os sete confrontos.