Esportes praticados na areia geralmente tendem a fazer bastante sucesso entre os brasileiros, e o vôlei de praia não é exceção. A modalidade é uma das mais tradicionais no país e, não à toa, uma das que mais trouxe medalhas em Olimpíadas. Nomes como Alison e Emanuel, por exemplo, eram figuras quase constantes no pódio. Além disso, nesta última Olimpíada de Paris, podemos citar também Duda e Ana Patrícia, que conquistaram um ouro para as mulheres após 28 anos. Mas, afinal, você sabe quais são as regras do vôlei de praia?
Leia o texto a seguir para conhecer mais sobre o esporte e as suas características. Além disso, confira também como e onde ele surgiu.
O que é o vôlei de praia e como ele nasceu?
Em primeiro lugar, é preciso entender as raízes do esporte e seus fundamentos básicos. Para aqueles que não o conhecem, ele é derivado do vôlei “indoors”, feito na quadra. Similar, por exemplo, ao cenário do futebol de areia, que vem do futebol dos gramados.
O seu nascimento ocorreu, ao que tudo indica, na praia de Santa Mônica, estado da Califórnia, em 1920. Ele era praticado socialmente entre os frequentadores do local e, após certo tempo, se espalhou pelo país, chegando a fazer sucesso até mundo afora. O primeiro torneio realizado foi em 1947 e o primeiro circuito do esporte se iniciou em 1950.
No Brasil, em específico, os primeiros registros da prática remontam à década de 1930. Na ocasião, as praias de Copacabana já registravam partidas, porém, todas de forma amadora. A profissionalização apenas ocorreu décadas depois, quando o Hollywood Valley aconteceu no ano de 1986, nas praias do Rio e de Santos. Esse torneio teve chancela da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) e contava com atletas brasileiros e estrangeiros.
Posteriormente, em 1996, ocorreu sua estreia nos Jogos Olímpicos de Atlanta.
As regras do vôlei de praia
Agora que você descobriu as origens da prática, hora de entender quais são as suas regras:
O básico
Na maioria das vezes, o vôlei de praia tem dois times com dois participantes cada, que se separam por uma rede. O objetivo é fazer a bola bater na areia do lado adversário dentro do espaço marcado com fitas. Além disso, cada equipe, após o saque do oponente, pode tocar até três vezes na bola, contanto que um jogador não faça dois toques consecutivos.
Tempo de duração
Um jogo não possui tempo específico de duração, pois acaba somente quando um dos times ganhar dois sets. Sets que, por sinal, duram até 21 pontos na maioria das vezes. Exceção feita às situações em que ele termina em 21 a 20. Nesse cenário, um dos times precisa abrir dois pontos de vantagem e, caso contrário, o jogo continuará até que alguém o faça.
Tie-break
Por fim, hora de falar sobre o momento mais decisivo de uma partida: o tie-break. Ele apenas acontece caso os dois times ganhem um set cada. Diferentemente do set normal, ele termina em 15 pontos. No entanto, da mesma forma que os dois primeiros, em um 15 a 14, uma equipe só pode vencê-lo se abrir dois pontos de vantagem.