Com a chegada das Olimpíadas e o decorrer da Liga das Nações, a busca pelo entendimento e pelas regras sobre o vôlei aparece como destaque. Não à toa, o esporte está entre as modalidades em que mais o Brasil apresenta boas performances, além de ser uma das principais em totais de medalhas nos Jogos Olímpicos. Assim, muitos espectadores querem entender o que é o rodízio no voleibol para entender mais sobre a movimentação dos atletas durante a partida.
A classificação da seleção canarinho para o Evento de Paris tanto nas modalidades feminina quanto na masculina já está confirmada. Sendo assim, é hora de entender mais sobre a rotação dos jogadores e as regras relacionadas a isso. Elas são determinantes para entender sobre atletas que ficam na rede, fundo e mudança de posicionamento dos esportistas em quadra ao longo dos sets.
Fora esses detalhes, também é muito importante entender sobre a função do líbero em quadra para ver sua contribuição para a dinâmica do jogo. Essa se trata de uma posição diferente que contribui para a defesa e a continuidade das jogadas.
Quer saber mais sobre o que é o rodízio no voleibol, quando os atletas precisam fazer a movimentação e regras relacionadas à rotação? Acompanhe a leitura do artigo para ter todas essas respostas.
Afinal, o que é o rodízio no voleibol?
Ao assistir a uma partida de vôlei, aqueles que não têm conhecimento do esporte se perguntam ao ver a movimentação dos jogadores: afinal, o que é o rodízio no voleibol?
Utilizado para orientar a posição dos atletas na quadra, o sistema de rotação é uma regra obrigatória para uma equipe sempre que o time que recebe o saque adversário recupera a posse de bola.
A quadra de jogo se divide em seis pontos diferentes, com cada jogador ocupando uma delas para iniciar um set. Da esquerda para a direita, as posições se definem dessa forma:
- Posição 4 – Posição 3 – Posição 2 (frente da quadra)
- Posição 5 – Posição 6 – Posição 1 (fundo de quadra)
Vale destacar que o jogador que está na posição 1 é o que saca. Caso o time perca a posse da bola, cada pessoa faz o movimento no horário de troca na rotação.
A regra também determina que, até o momento da execução do saque, todos os atletas devem respeitar seus posicionamentos. Com a bola em jogo, a movimentação é permitida. Isso permite que o levantador do time, mesmo que na parte funda da quadra, passe para a rede.
É importante ressaltar que o não cumprimento da rotação implica perda do rally e da posse de bola.
Ainda, a outra equipe ainda ganha um ponto. Outro fato importante é que o treinador responsável pela equipe deve relacionar os atletas que começarão o set em questão e seus posicionamentos iniciais antes do início do tempo. A partir disso, a arbitragem controla a movimentação de cada um dos jogadores.
Entendeu o que é o rodízio no voleibol? Entenda abaixo a posição do líbero a fundo para compreensão do jogo como um todo pela televisão ou arquibancadas.
A posição de líbero e sua movimentação em quadra
Além de compreender o que é o rodízio no voleibol e como ele é feito, é preciso entender a função do líbero na partida e por que ele não realiza a rotação.
O atleta que fica nessa posição visa fazer a bola ficar mais tempo em jogo. Sendo um especialista em defesa, ele é quem controla a recepção da bola, além de também poder fazer levantamentos. Nas regras do esporte, pode ser substituído ilimitadamente, mas não pode atacar, nem bloquear ou sacar.
Dessa forma, quem atua como líbero não pode ocupar as posições de rede (2, 3 e 4). Em situações hipotéticas de rotação, quando o líbero chega à posição 4, que é a entrada da rede, ele deve ser substituído por um jogador de ataque.
Sendo assim, no momento em que uma das equipes finaliza a jogada e marca o ponto, ele pode voltar a substituir outro jogador que esteja nas posições 1, 6 ou 5.
Entendeu o que é o rodízio no voleibol? Essa regra tem como principal finalidade a contribuição para dar uma partida dinâmica aos atletas e também a quem assiste ao jogo. Desse modo, as possibilidades para a criação de jogadas e para a contribuição no ataque e defesa das pessoas em quadra são maiores, deixando a o jogo com uma maior abertura de táticas e estratégias das equipes.
Importante destacar também que aqueles que ficam nas posições 1, 5 e 6 (no fundo de quadra) não podem atacar além da linha de três metros (a que separa as zonas de ataque e defesa). Caso façam isso, o árbitro marcará “invasão” e o ponto irá para o time adversário.