Durante os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, uma foto da skatista Rayssa Leal ao lado de Isac, central da Seleção Brasileira de vôlei, fez sucesso nas redes sociais. Isso devido à diferença de altura: ela tem 1,60m; e ele, 2,08m. No entanto, o atleta não é nem o mais alto do time de vôlei do Brasil e está longe de ser o jogador de vôlei mais alto do mundo.
A seguir, descubra quem é o atleta mais alto das quadras de vôlei do mundo, do Brasil e outras curiosidades mais sobre o tema!
Quem é o jogador de vôlei mais alto do mundo?
O posto de mais alto jogador de vôlei em todo o mundo pertence a um tailandês. Com impressionantes 2,22m, Wutthichai Suksala tem 29 anos e joga como central do Nakhon Ratchasima, time de seu país de origem. Além disso, ele também já fez parte da Seleção Tailandesa de vôlei.
Em segundo lugar, vem o russo Dmitry Muserskiy, com 2,19m. O integrante da seleção russa de vôlei também já atuou por clubes como o Suntory Sunbirds, do Japão, e o Belogorie Belgorod, da Rússia. Muserskiy também detém uma longa lista de títulos, como a medalha de ouro na Liga das Nações de Vôlei da FIVB de 2018 e o segundo lugar no Mundial do mesmo ano.
O mais alto dentre os paratletas
Suksala e Muserskiy são, de fato, bem altos. No entanto, nenhum deles é páreo para o jogador de vôlei mais alto dentre os atletas paralímpicos. Neste quesito, o topo vai indiscutivelmente para o iraniano Morteza Mehrzad. Com 2,46m, ele é o atleta paralímpico mais alto da história e, atualmente, o segundo homem mais alto do mundo — perdendo apenas para o turco Sultan Kosen, de 2,51m.
Mehrzad foi ouro na Paralimpíada do Rio 2016, e em Tóquio 2020, com o Irã. E, em 2024, conquistou seu terceiro ouro paralímpico em Paris. O iraniano nasceu com acromegalia, uma síndrome causada pelo aumento descontrolado do hormônio do crescimento. Aos 16, ele fraturou a pélvis em um acidente de bicicleta, o que fez com que sua perna esquerda ficasse 15cm mais longa que a direita.
Hoje com 36 anos, Morteza pratica vôlei sentado desde 2015, estreando como bloqueador central nas Paralimpíadas em 2016.
E o mais alto do Brasil?
Como dito no início do texto, os 2,08m de Isac não carimbam seu passaporte para o posto de jogador de vôlei mais alto da Seleção Brasileira. Isso porque o título pertence a Lucão — que não tem esse apelido à toa. Afinal, o central tem 2,09m, um centímetro a mais que seu companheiro de posição, Isac. Pode parecer pouco, mas é o bastante para diferenciar os dois.
Aliás, na Seleção Brasileira de basquete que representou o Brasil na Olimpíada de Paris, nenhum atleta media menos de 1,85m. Esta é a altura do levantador Fernando Cachopa, o mais “baixinho” da equipe, entre titulares e reservas.
Já entre as mulheres, a mais alta é Thaisa, que também joga como central, e mede 1,96m. Por sua vez, a jogadora de vôlei mais baixa da Seleção Brasileira é Natinha, a líbero “chaveirinho” do time, com seus 1,62m de altura.