O vôlei de praia é um dos esportes mais bem-sucedidos no Brasil e, não à toa, é também bastante praticado em diversas praias ao redor do país de forma amadora. Todavia, saiba que antes de começar a jogar o esporte, é preciso compreender alguns fundamentos do vôlei de praia essenciais para vencer na areia. Afinal, não são todos os que automaticamente nascem com o talento de Alison, Emanuel, Ana Patrícia ou Duda; é sempre preciso treino.
Sendo assim, leia o texto para conferir mais sobre esses fundamentos e sua importância. Além disso, confira um dado que mostra a força dos brasileiros na modalidade.
Quais são os principais fundamentos do vôlei de praia?
Para quem quer ser atleta nesse esporte, é preciso treinar os seguintes pontos do seu jogo. São eles:
Saque
O primeiro e talvez mais importante fundamento é o saque, já que é ele que dá o pontapé em uma determinada jogada. Em um jogo de duplas, o sacador precisa ficar atrás da linha de fundo do seu lado da quadra e, a partir daí, arremessá-la para o outro lado da rede. Esse “arremesso” pode ser feito jogando a bola para cima e acertando-a ou batendo nela de baixo para cima com o punho fechado.
Recepção
Outro fundamento importantíssimo é o de recepção. Depois de um determinado jogador sacar, o adversário precisa impedir que a bola toque no chão do seu lado da quadra. A partir disso, ele pode realizar uma manchete para levantá-la novamente, que é a união das duas mãos em um formato de “V”.
Passe
O termo é bem autoexplicativo. Após a realização da manchete, o atleta da recepção pode direcionar a bola para o seu colega de time, o que caracteriza um passe. Além disso, vale destacar que, esse movimento, que também pode ser feito mediante um toque, é apenas permitido três vezes em um mesmo lance.
Ataque
Geralmente, o ataque é o movimento que finaliza um rally. Existem vários tipos de ataque e todos eles têm o objetivo de fazer com que dada equipe vença um ponto. Sendo assim, para realizá-los, geralmente os atletas batem de forma forte e precisa com uma de suas mãos.
Bloqueio
Por fim, o bloqueio é uma espécie de “contra-ataque”. Vários jogadores ficam próximos à rede com os braços esticados para que, quando a bola chegue perto deles, eles consigam impedir por meio de um pulo.
Os fundamentos do vôlei de praia são os mesmos do tradicional?
Para aqueles que acompanham vôlei de quadra, já devem estar familiarizados com esses fundamentos, já que, no final das contas, eles também são utilizados por lá.
Todavia, vale ressaltar que, embora esse seja o caso, existem ainda diferenças nas regras entre ambos os esportes.
Atletas olímpicos brasileiros precisam dominar os fundamentos do vôlei de praia
Como dito antes, o Brasil é referência na modalidade desde o seu início. Para se ter uma ideia, em Olimpíadas, o Brasil tem 14 medalhas até então, o maior número entre todos os países. O segundo colocado na lista é os Estados Unidos, com 11.
Portanto, caso você queira ganhar um ouro no futuro, saiba que é preciso praticar e, muito, para ter todos os fundamentos no seu repertório.