O levantamento de peso participou dos primeiros Jogos Olímpicos da Modernidade, em Atenas, no ano de 1896. Desde então, fez parte do programa Olímpico de quase todas as edições.
Com as Olimpíadas de Paris 2024 se aproximando, vamos conferir as regras do levantamento de peso, seus tipos e história olímpica neste conteúdo.
Entenda sobre a modalidade
Historicamente, o esporte tem raízes na África, sudeste asiático e na Grécia Antiga. Ao longo dos anos, foi se aperfeiçoando e ganhou uma versão moderna durante o século XIX. Em 1905, inaugurou-se o primeiro órgão responsável por regulamentar o esporte, a Federação Internacional de Halterofilismo (IWF). A partir disso, aconteceram os primeiros torneios mundiais.
Dessa forma, o levantamento de peso está no programa dos Jogos desde a inauguração das competições da Era Moderna, com exceção de Paris 1900, Londres 1908 e Estocolmo 1912.
Hoje, é uma modalidade olímpica que se rege basicamente entre dois elementos: a técnica e a força. Isto é, os atletas que competem nessa categoria conseguem levantar o dobro ou até mesmo triplo do seu próprio peso corporal. Por esse motivo, para além da força, a técnica é muito importante, visto que qualquer movimento errado pode resultar em lesões graves.
Categorias do levantamento de peso
Segundo a IWF, as categorias da modalidade se dividem por peso e gênero. Veja abaixo:
- Mulheres: 45kg, 49k, 55kg, 59kg, 64kg, 71kg, 76kg, 81kg, 87kg e 87kg;
- Homens: 55kg, 61kg, 67kg, 73kg, 81kg, 89kg, 96kg, 102kg, 109kg e 109kg.
Tipos de levantamento de peso nas Olimpíadas
Nas competições de levantamento de peso, os atletas enfrentam o desafio de erguer pesos massivos do chão até acima da cabeça em dois movimentos principais: o arremesso e o arremesso de dois tempos.
Veja as regras do levantamento de peso para ambas as categorias olímpicas:
Regras do levantamento de peso de arremesso
No levantamento de peso de arremesso, os atletas precisam levantar uma barra usando os dois braços. Assim que ele conclui o levantamento em um movimento limpo e constante, ele deve se manter em posição vertical.
Dessa forma, os juízes avaliam o levantamento e apitam para encerrar a performance, quando os atletas deixam a barra cair no chão. Logo, as regras são:
- Os atletas devem arremessar em um movimento fluido;
- Os levantadores têm no máximo três tentativas para concluir o arremesso;
- Os atletas devem seguir técnicas padrão do torneio, como adequar a postura, controlar a explosão e fixar a barra estavelmente acima da cabeça;
- Qualquer descontrole ou queda durante a execução é uma tentativa inválida;
- Os joelhos precisam estar estendidos quando o atleta fica em posição vertical;
- Os braços e antebraços não podem encostar no joelho ou na coxa
- O levantador deve derrubar a barra a frente de seu corpo, nunca atrás;
- É proibido derruvar a barra quando ela está acima dos ombros.
Regras do levantamento de peso de arremesso de dois tempos
Já o levantamento de peso em dois tempos é realizado em dois estágios.
Primeiro, o atleta levanta barra até os ombros, pausa por alguns instantes e depois a ergue acima da cabeça. Para essa categoria, as regras são praticamente as mesmas. Desse modo, a única diferença é que os movimentos devem ser executados sem pausas muito longas.
Pontuação do levantamento de peso
Como vimos acima, o levantador de peso recebe três tentativas de arranco e três de arremesso e cada melhor tentativa em ambas as categorias são somadas. Logo, o atleta com a melhor pontuação vence. A partir do momento que é adentra o tablado, o atleta tem 60 segundos para realizar a tentativa, que é contabilizada quando a barra alcança a linha dos joelhos do levantador.
Por fim, em caso de empate, o participante com menor peso corporal é declarado campeão.
Brasil no levantamento de peso nas Olimpíadas de Paris
O levantamento de peso vai fazer parte do programa olímpico de Paris 2024. Na edição que se aproxima, serão 120 atletas competindo pelas medalhas, isto é, 60 homens e 60 mulheres.
Entre os brasileiros classificados para a modalidade temos Laura Amaro, de 23 anos, que levantou 253 kg na etapa da Copa do Mundo em Phuket, na Tailândia, última competição válida pelo ranking olímpico. A atleta garantiu a medalha de prata no levantamento de peso nas últimas Olimpíadas, a primeira medalha feminina do Brasil na categoria.