Sendo uma das atividades preferidas dos brasileiros, muitos ainda não conhecem as regras do ciclismo. Por mais que seja um hobby para muitos, a prática como esporte ainda gera muitas dúvidas sobre como funciona e também como os vencedores são definidos.
Tendo grande popularidade, o montain bike é uma das modalidades mais queridas pelos espectadores desde sua criação. O esporte faz parte do quadro olímpico desde 1988 e vai estar presente nos Jogos de Paris 2024.
Para se preparar e entender tudo o que está acontecendo, é importante ter em mente as diferentes categorias existentes e suas especificações. Mas não se preocupe, com este artigo, você terá um guia completo sobre as regras do ciclismo mountain bike e tudo que precisa saber para acompanhar a competição na França.
Regras do ciclismo mountain bike para os Jogos de Paris
Para entender as regras do ciclismo mountain bike, é importante saber que, desde sua inclusão no programa olímpico em 1998, existem diferentes estilos de competição que envolvem o ciclismo. O cross country que vamos apresentar aqui é apenas um deles.
Sendo uma das categorias com mais adeptos nos últimos anos, seu trajeto é feito em locais off-road, com percursos que possuem de 4 a 9 km por volta. Nas Olimpíadas, os esportistas devem encarar subidas e descidas no cenário, além de vencer obstáculos naturais e artificiais.
Sendo assim, seu principal objetivo é o de completar todas as voltas necessárias e cruzar a linha de chegada no menor tempo possível. Para ser classificado como mountain bike, a pista não deve ter mais de 15% de território plano. Além disso, sua duração máxima normalmente é de 1h30 até 2h.
Para muitos atletas, esse é um esporte de resistência devido à questão dos cenários íngremes e marcados pelas subidas e descidas. Por isso, é necessário manter um ritmo constante entre as pedaladas para não se deixar levar pelo cansaço. Fora esse fato, deve-se ter os equipamentos certos como luvas, capacetes e rodas específicas para a trilha.
No mais, o cross country é subdivido em três categorias diferentes:
Mountain bike maratona
Os circuitos no mountain bike maratona exigem uma maior explosão física, além de técnicas refinadas do ciclista para o controle e equilíbrio do equipamento.
Aliás, o brasileiro Henrique Avancini é o atual campeão mundial da modalidade, vencendo pela segunda vez a competição. Na Escócia, o atleta completou o percurso de 96,5 km em 4h14min, 28 segundos à frente do tcheco Martin Stosek. Esse modelo não estará nas olimpíadas de Paris 2024.
Downhill
Essa é a categoria mais radical para os praticantes de ciclismo mountain bike. Com o objetivo de descer um morro cercado por obstáculos naturais no menor tempo possível, essa modalidade é para quem gosta de aventuras.
Desse modo, os esportistas da área aconselham o uso de equipamentos completos para seus adeptos. Ainda assim, o risco de cair existe por conta da trilha cheia de desafios como pedras, raízes, troncos e curvas fechadas.
Four cross
Esse é o estilo mais novo de mountain bike. Nele, quatro ciclistas correm ladeira abaixo em uma pista íngreme para ver qual consegue chegar ao final primeiro. Com bicicletas de rodas mais grossas, é preciso ter um equipamento específico para realizar essa modalidade.