Início » Futebol » Campeonato Brasileiro » Quantas vezes o Palmeiras foi rebaixado? Relembre as quedas do Verdão

Quantas vezes o Palmeiras foi rebaixado? Relembre as quedas do Verdão

Publicado em:

Última atualização:

Atualmente um dos clubes mais potentes e vitoriosos do futebol brasileiro, o Verdão já passou por diversos momentos ruins em sua história. Mas, afinal, quantas vezes o Palmeiras foi rebaixado?

O Palmeiras caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro pela primeira vez em 2002. Naquela ocasião, o Alviverde contava com o goleiro da Seleção que conquistou a Copa do Mundo no Japão.

Posteriormente, em 2012, com o técnico que havia conquistado o Mundial pelo Brasil durante boa parte da temporada, o Palmeiras foi rebaixado novamente. Naquela temporada, a equipe ainda venceu a Copa do Brasil.

Quantas vezes o Palmeiras jogou a Série B?

Ao todo, o Verdão disputou a segunda divisão do Brasileirão em duas ocasiões, saindo com o troféu em ambas. A equipe paulista ainda teve que participar do regulamento antigo da competição em 2003. Na ocasião, foi líder da primeira fase, que contava com 24 equipes. Após isso, na fase de grupos, liderou também a chave A, saindo invicto nos jogos contra Botafogo, Sport e Marília.

O pesadelo dos alviverdes voltou dez anos depois, quando a equipe disputou a segunda divisão em 2013. Já com o regulamento atual, o Palmeiras também se sagrou campeão da competição. Com 79 pontos e apenas sete derrotas nas 38 rodadas, a equipe comandada por Gilson Kleina conquistou o acesso sem maiores dificuldades.

Desempenho do Palmeiras na Série B de 2003

O primeiro rebaixamento do Palmeiras ocorreu em 2002. O time terminou o Campeonato Brasileiro na 24ª posição, com apenas 27 pontos conquistados em seis vitórias, nove empates e dez derrotas. Além do Verdão, caíram também Portuguesa, Botafogo e Gama.

Na época, para piorar a situação, os bastidores alviverdes também conviviam com problemas. O time começou a temporada com Vanderlei Luxemburgo. Posteriormente, Flávio Murtosa e Levir Culpi comandaram a equipe.

O Palmeiras foi rebaixado oficialmente na derrota por 4 a 3 para o Vitória. Naquela ocasião, bastava o Verdão vencer para se livrar do descenso e mandar o Paraná para a Série B. Entretanto, a equipe comandada por Levir Culpi não conseguiu os três pontos e acabou amargando a queda.

Do outro lado de São Paulo, os outros três grandes clubes do estado conquistaram vaga nas quartas de final. Naquele ano, Santos e Corinthians decidiram o Brasileirão, com o título ficando para a equipe praiana.

Na Série B, o Palmeiras não encontrou tantas dificuldades com o elenco comandado por Jair Picerni. Ao fim dos 23 jogos da primeira fase, que contava apenas com confronto com cada equipe, o Verdão venceu 13 partidas, empatou oito e perdeu apenas duas vezes.

Na segunda fase, ao lado de Botafogo, Marília e Sport, venceu cinco partidas e empatou uma. Na ocasião, o Palmeiras chegou ao acesso com um jogo de antecedência, ao vencer o Sport em Garanhuns.

Palmeiras rebaixado novamente em 2012

Dez anos depois, o Alviverde voltou a ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Naquela temporada, a equipe enfrentou diversos problemas financeiros e de gestão, além de uma crise técnica.

Com um elenco tecnicamente limitado, o Verdão apostou na figura de Luiz Felipe Scolari para a temporada. A ideia deu certo na Copa do Brasil, com o time levantando a taça em final contra o Coritiba. Entretanto, o desempenho não foi o esperado no Campeonato Brasileiro. Naquela temporada, a equipe ainda foi comandada por Emerson Leão e Gilson Kleina.

O Palmeiras venceu apenas nove partidas, com sete empates e surpreendentes 22 derrotas. Com isso, a equipe caiu antes mesmo da última rodada, em jogo contra o Flamengo, que ficou em 1 a 1, com gol de Vagner Love, cria do Verdão.

Técnico que estava no campo no rebaixamento, Gilson Kleina também reergueu o Palmeiras. Em seguida, em 2013, o comandante conquistaria o acesso com 24 vitórias, sete empates e sete derrotas. Naquela temporada, subiram também Chapecoense, Sport e Figueirense.

Ainda mais dominante que em 2003, o Alviverde conquistou o acesso com seis rodadas de antecedência. Frente ao São Caetano, dentro de casa, o jogo não teve gol, mas contou com muita comemoração palmeirense pelo retorno à elite do futebol nacional.

Verdão quase foi rebaixado novamente em 2014

Posteriormente, no ano seguinte, quando a torcida alviverde esperava uma temporada mais calma, o time quase foi rebaixado novamente. Com quatro trocas de técnicos em 2014, a equipe brigou até a última rodada para não retornar à Série B.

Sob o comando de Dorival Júnior na última rodada, o Palmeiras precisava vencer o Athletico-PR em sua nova arena para não depender de outros resultados. Entretanto, a equipe não conseguiu, mas graças a um rival, permaneceu na Série A do Campeonato Brasileiro.

Longe dali, em Salvador, no Barradão, os palmeirenses torciam para que o Vitória não superasse o Santos, nono colocado daquela edição. Finalmente, aos 49 minutos do segundo tempo, a agonia palmeirense terminou quando Thiago Ribeiro balançou as redes e decretou o rebaixamento da equipe baiana.