Início » Uncategorized » Messi na MLS: veja quantos gols e títulos o jogador tem na competição

Messi na MLS: veja quantos gols e títulos o jogador tem na competição

Publicado em:

Última atualização:

Grande personagem da história da Major League Soccer dentro de campo, a chegada de Messi na MLS mudou a forma como a competição é vista no restante do mundo. Desde que o argentino chegou ao torneio, os jogos foram mais vistos e mais conhecidos no mundo do futebol.

Efeito Messi na MLS

De acordo com dados da MLS, em 2024, a liga teve uma média de 23.246 torcedores por jogo, um aumento de 7% em relação ao ano anterior, quando a média era de 21.734.

Além disso, em junho, a liga teve quase 6,5 milhões de torcedores que assistiram aos jogos nesta temporada, 725 mil a mais que no mesmo período em 2023.

Não bastassem os fãs, a MLS teve também recorde de receitas de patrocínio. Com isso, a liga está próxima de ultrapassar a NHL nos Estados Unidos. Há dois anos, a empresa de investigação IEG estimou as receitas do futebol em 680 milhões de dólares (630 milhões de euros), em comparação com 750 milhões de dólares (694 milhões de euros) da liga de hóquei.

Posteriormente, a tendência se confirmou. Em 2024, o número de pessoas que foram aos estádios aumentou drasticamente, com 11 milhões de torcedores. Enquanto isso, a visibilidade da liga cresceu também nas redes sociais.

Desta maneira, o craque Lionel Messi também já marcou seu nome entre os amantes de esporte dos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa do Social Science Research Solutions, o argentino era o atleta favorito dos Estados Unidos, superando Michael Jordan e Tom Brady.

Negociação para fechar com o Inter Miami

Campeão mundial com a Argentina em 2022, a contratação de Lionel Messi não foi fácil. Segundo Jorge Mas, proprietário do Inter Miami, as negociações para contratar o craque duraram mais de três anos.

De acordo com o dirigente, as tratativas com o camisa 10 começaram quando ele ainda estava no Barcelona. No entanto, naquele momento, os planos eram sobre como poderiam trazer o craque.

O caminho para conseguir colocar Lionel Messi na MLS começou com conversas com Jorge, pai do craque. Em contrapartida, David Beckham conversou com o atleta apenas sobre questões de futebol.

Aos 36 anos, o La Pulga considerou retornar ao Barcelona, equipe que deixou em 2021 em meio a uma crise financeira. Além disso, na época, ele rejeitou um acordo com o Al-Hilal.

Neste cenário, a chegada da Apple foi muito importante para o clube fechar a contratação do craque. A empresa parceira de transmissão da MLS produziu um documentário sobre a jornada de Messi na Copa do Mundo, desde sua primeira aparição no torneio em 2006 até o troféu final em 2022.

Após todas as tratativas, a contação do camisa 10 pelo time estadunidense foi oficialmente anunciada em 7 de junho de 2023. Na época, de acordo com a emissora britânica BBC, ele receberia um salário anual de 60 milhões de euros (R$ 315 milhões na cotação da época).

Quantos gols Messi tem na MLS?

Desde que chegou à MLS, Messi já somou 38 partidas disputadas pela liga dos Estados Unidos. Nesse ínterim, conquistou 22 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas, além de marcar 33 gols e 18 assistências.

Apenas nesta temporada, o craque argentino entrou em campo 24 vezes, com 14 triunfos, sete empates e três derrotas. Neste período, o camisa 10 balançou as redes em 22 oportunidades e serviu seus companheiros em outras 13.

Qual título Messi ganhou na MLS?

Apesar de ter apenas pouco mais de uma temporada e meia na MLS, Lionel Messi já ajudou sua equipe a conquistar dois títulos. Em seu primeiro ano nos Estados Unidos, o jogador conquistou a Leagues Cup, competição que reúne as franquias da liga estadunidense e da mexicana (Liga MX).

Na oportunidade, a equipe de Miami bateu o Nashville FC nos pênaltis depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal. Dentro de campo, o craque argentino marcou um golaço no primeiro tempo, abriu as penalidades máximas balançando as redes e viu o goleiro Callender garantir o título.

Além de conquistar seu primeiro título com apenas dois meses de clube, Lionel Messi ainda foi o artilheiro da competição, com dez gols em sete partidas, e eleito o melhor jogador do torneio.

Posteriormente, na atual temporada, o atacante conquistou seu primeiro troféu pela MLS, mas ainda não do torneio em si. O Inter Miami levantou a taça do Supporters Shield.

A premiação é dada para a equipe que tem a melhor campanha na temporada regular da liga. Originalmente, o troféu não foi reconhecido pela Major League Soccer, sendo concedido por torcedores. No entanto, em 2006, a liga decidiu que o vencedor garantiria uma vaga na Liga dos Campeões da Concacaf.

Sendo assim, para conquistar o título, a equipe de Messi na MLS somou 74 pontos em 34 partidas disputadas, com 22 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas. Além disso, marcaram 79 gols e sofreram apenas 49. Nesse período, o craque argentino balançou as redes 20 vezes e deu 11 assistências.