Os jogos olímpicos de Paris estão prestes a começar. Com 319 eventos e 48 modalidades presentes. Acompanhe esse guia completo apresentando todos os esportes da olimpíadas. Assim como uma prévia das novas categorias e o que está por vir na maior competição do ano.
Investindo 8,3 bilhões de euros, o torneio que acontece pela terceira vez na cidade das luzes conta com abertura em estilo inédito no Rio Sena, milhares de atletas buscando a medalha de ouro e a inclusão do breaking dance e Slalom extremo.
Veja o que Phryjes preparou para você para a disputa na França entre os dias 26 de julho a 11 de agosto deste ano. Logo abaixo, vamos te mostrar todos os esportes da olimpíadas de Paris e o que os competidores de 206 países diferentes disputam.
Conheça todos os esportes das olimpíadas de Paris 2024
Retornando após 100 anos da última disputa, a competição de Paris marca a história da cidade e do torneio por diferentes motivos. Com mais de dez mil atletas, os competidores se enfrentam em 48 modalidades. De diferentes formas e regras, os esportes das olimpíadas marcam 28 estilos diferentes, e você conhece todos eles agora:
Atletismo
Sendo um dos esportes das olimpíadas mais aguardados para 2024, o atletismo está na competição desde a primeira edição da era moderna do torneio. Por conter um grande número de modalidades diferentes, essa é a disputa que mais envolve participantes no evento.
Ocorrendo geralmente ao redor do gramado dos estádios de futebol, os competidores na categoria devem correr, saltar e realizar performances de diferentes estilos. No total, existem as corridas de velocidade, com barreiras, obstáculos e revezamento.
Separadas também por gênero e também pelo local de realização, todos os tipos exigem alta consciência corporal, aptidão física e táticas para alcançar o pódio.
Badminton
Incluído nos jogos de forma oficial em 1992, o badminton é um esporte da olimpíadas no qual são utilizadas raquetes com dois ou quatro participantes (Quando realizado em duplas). Os competidores jogam uma peteca entre as redes com o objetivo de jogar na quadra adversária.
Com os asiáticos sendo lideres na conquista de medalhas na categoria, 172 atletas irão participar da modalidade em cinco eventos diferentes. Sendo elas:
- Individual masculino e feminino
- Duplas femininas e masculinas
- Estilo misto
Basquete
De enorme popularidade nos Estados Unidos e atingindo países europeus e também o continente Sul Americano, o basquete entra como um dos esportes da olimpíadas mais esperado entre os franceses.
Com joias no time como o talentoso Victor Wembayama e Rudy Gobert, a sede do torneio tem disputa acirrada com o elenco dos EUA, que conta com Lebron James, Stephen Curry e Kevin Durant.
Com dominância da terra da liberdade desde que a competição foi incluída no evento, as modalidades femininas e masculinas tem hegemonia do ouro e estão sempre no pódio. A variação na categoria, provindo do estilo das ruas, o basquete 3 x 3 também estarão presentes na cidade das luzes.
Boxe
Com origem desconhecida mas com dados históricos mostrando sua disputa desde os tempos antigos, o boxe entra na lista de esportes da olimpíadas mais adorados pelos espectadores.
Regido por um conjunto especial de regras, apenas atletas amadores podem participar do evento, sendo para muitos o ponto inicial de sua carreira na modalidade. Os competidores disputam cada luta em três rounds de 3 minutos na categoria masculina e em quatro rounds de 2 minutos na categoria feminina.
Para determinar o vencedor, os juízes avaliam com base nos critérios estabelecidos pela comissão e concedem ao ganhador do round 10 pontos. O perdedor recebe de sete a nove. No final, caso não ocorra nocaute, os especialistas somam as pontuações para definição.
Canoagem
Tendo sido criadas com o objetivo de ser um meio de transporte, a canoagem fazem parte dos esportes da olimpíadas com diferentes regras para os estilos e modalidades existentes. As corridas acontecem em águas calmas e apresentam diferenças no tamanho e na quantidade de atletas em uma só canoa.
Há também o estilo slalom, no qual os competidores conduzem os barcos por um percurso no menor tempo possível, colocando a prova a concentração dos esportistas assim como suas reações e reflexos. Também haverá uma nova categoria implementada em Paris, o caiaque cross, que combinará todas as disciplinas mencionadas acima, porém em águas mais turbulentas.
Ciclismo
Separada em 5 categorias diferentes, o ciclismo é muito popular no Brasil e conta com sua participação na modalidade desde os primeiros jogos olímpicos. Confira os estilos, no qual cada um tem como prioridade manobras, concentração, velocidade e estilo dos atletas:
Escalada
A escalada teve um progresso em sua popularidade nos últimos anos. Sendo um dos esportes da olimpíadas favoritos das novas gerações, tendo 39% de atletas com menos de 18 anos, a categoria já conta com mais de 25 milhões de praticantes em todo o mundo.
Nos jogos da França, a disputa terá três modalidades diferentes: Boulder, velocidade e guiada. Na primeira, os competidores precisam realizar o trajeto sem cordas em um período limitado de tempo.
O segundo estilo necessita da precisão e explosão dos esportistas, precisando realizar todo o cenário da prova no menor tempo possível. Já o terceiro, os atletas têm que subir o mais alto que conseguirem na parede em até seis minutos.
Esgrima
Com origem nas lutas de espadas, a esgrima gera competições acirradas em todos os continentes do mundo. Para os jogos de Paris, os atletas se enfrentam em disputa individual com o objetivo de atingir o oponente nas áreas válidas. No total são 12 provas e um total de três tipos de armas diferentes: Florete, espada e sabre.
Futebol
O jogo mais popular do mundo não estaria de fora do esporte das olimpíadas de 2024. Com o brasil sendo bicampeão mas não conseguindo chegar a fase de grupos esse ano, a modalidade tem França e Argentina como principais favoritos para a disputa do ouro na categoria Masculina.
Já na feminina, o Brasil nunca ficou de fora da competição e disputa com Espanha e Japão em grupo denominado “da morte” para muitos especialistas. Os Estados Unidos é o atual maior vencedor com 4 conquistas de 1º lugar.
Ginástica
Sendo uma das mais comentadas nos jogos de Tóquio e também uma das que mais atraem os brasileiros, a ginástica artística é, na história dos esportes da olimpíadas, um dos mais tradicionais na competição.
Com Rebeca Andrade carregando o desejo da medalha de ouro pelo Brasil, no total três estilos diferentes estão incluídos na modalidade: Trampolim, rítmica e artística. A flamenguista terá duelo duro contra Simone Biles, tida por muitos como a melhor atleta da categoria de todos os tempos.
Golfe
Considerado pelo Comitê Olímpico ainda uma modalidade recente na competição, o Golfe volta para as Olimpíadas de Paris após sucesso nos eventos de Tóquio e no Rio. Com regras simples e de fácil entendimento, o atleta precisa jogar a bola em um buraco com um taco. O vencedor é aquele que realiza o trajeto no menor número de jogadas.
Handebol
Frequente em muitas escolas brasileiras e com certa popularidade no Brasil, o handebol entra na lista de esportes da olimpíadas para a disputa de Paris em 2024. Jogado em uma quadra de 40 x 20 metros, os atletas da modalidade precisam fazer o maior número de gols possíveis ao final de dois tempos de 30 minutos.
Disputado por duas equipes de sete jogadores, doze seleções estarão presentes na competição deste ano.
Hipismo
Com origem na Grécia, as provas de hipismo contam com a união de atletas e cavalos para a realização no mais alto nível. No total, existem três modalidades diferentes, separadas igualmente entre homens e mulheres.
Na primeira delas, os competidores realizam o tradicional salto sobre obstáculos e o júri os avalia com base em critérios.
Há também o adestramento, no qual os equinos executam uma série de movimentos artísticos ao som de uma música e também o concurso completo de equitação, no qual os dois estilos anteriores são combinados, numa espécie de triatlo.
Hóquei sobre a grama
Tendo categorias femininas e masculinas, o hóquei sobre a grama é um dos esportes da olimpíadas favoritos de se assistir para muitas pessoas. Esse é um jogo dinâmico que exige velocidade e habilidade técnica de seus atletas. Vence a equipe que fizer mais gols em cima da outra.
Judô
Entrando na lista de lutas nos esportes da olimpíadas de Paris, o judô vem se desenvolvendo de forma massiva desde sua inclusão nos jogos de 1964. Com 128 federações participando da modalidade, o Japão se mostra como maior dominante na disputa por medalhas de ouro.
Derivado do jiu-jitsu e com o objetivo de jogar seu oponente no chão imobilizando-o, as categorias são divididas por peso dos competidores e também por gênero. O confronto acontece por cerca de quatro minutos e um júri avalia a partir dos critérios estabelecidos pelo evento para definição do vencedor.
Levantamento de peso
Também chamado de halterofilismo, essa é uma das figurinhas carimbadas quando pensamos em esportes da olimpíadas. Em Paris, 120 atletas disputarão em 10 categorias diferentes (Separadas entre masculino e feminino) a medalha de ouro.
Na competição, cada esportista tem direito a três tentativas para completar o movimento de levantamento de peso, que é aumentado progressivamente após cada execução correta. No total, três juízes avaliam as investidas, buscando avaliar a posição do levantador com a barra.
Natação
Um dos mais comentados e praticados pelo brasileiro, a natação está nos esportes da olimpíadas como um dos favoritos para muitas pessoas. Divididas em modalidades de corrida e de movimentação artística, a disputa também é separada por estilos como: borboleta, peito, costa e crawl.
Pentatlo moderno
Sucessor da competição que compreendia corrida, salto, lançamento de lança, disco e luta livre, o pentatlo moderno foi introduzido pelo comitê olímpico no torneio de 1912. Com 120 países membros que participam do evento na modalidade, ela é dividida em quatro eventos que combinam cinco esportes da olimpíadas. São eles:
- Equitação
- Esgrima
- Natação
- Corrida
- Tiro ao alvo
Polo aquático
O polo aquático consiste na competição de duas equipes de sete jogadores se enfrentando em uma piscina de 3 metros. Em quatro períodos de oito minutos cada, os atletas precisam segurar a bola com uma mão e tentar levar ao gol adversário em menos de 30 segundos.
Fazendo parte dos esportes da olimpíadas desde 1908, a Europa é a maior força dominante da categoria. Separadas em masculino e feminino, os EUA são os atuais campeões conquistando o ouro nos últimos três jogos olímpicos.
Remo
Sendo considerado um esporte desde o Século 18, o remo envolve a propulsão de um barco usando equipamentos conectados a embarcações através dos eixos laterais. Competindo em uma distância de até 2 mil metros, existem as modalidades do torneio: individual e em equipes de 2, 4 e 8 atletas.
Fora isso, há também as categorias simples e de scull, no qual são diferenciadas pela quantidade que cada jogador pode ter de remos nas mãos.
Rugby
De grande popularidade nos Estados Unidos, o rugby é um dos esportes da olimpíadas que mais tiveram idas e vindas. A competição participou das edições de 1900, 1908, 1920 e 1924, sendo retirada do quadro olímpico após isso e retornando apenas no Rio 2016.
Com duas principais formas de jogo, todos os estilos de variantes compartilham as mesmas regras básicas, sua única diferença é com a base no número de atletas em campo.
Surfe
Na categoria de esportes da olimpíadas, o surfe entra na lista como um dos mais radicais do evento. Entrando no programa de forma oficial apenas em 2020, a competição consiste em realizar o maior número de manobras possíveis em uma onda do mar.
São avaliados os critérios de: variedade, tipos, dificuldade e apresentação geral por cinco juízes do comitê que determinam o vencedor da medalha de ouro.
Skate
Também entrando nos jogos olímpicos em 2020, o skate vem ganhando destaque nas terras brasileiras devido a atleta mirim Rayssa Leal, que foi campeã olímpica na modalidade em Tóquio.
Separados nas modalidades park e street, o skateboarding também entra na lista de esportes da olimpíadas mais radicais de se praticar e assistir. Seu objetivo é o mesmo do surfe: realizar o maior número de manobras possíveis dentro do limite de tempo estipulado.
Tiro
Separados em estilos de tiro com arco e esportivo, a modalidade se faz presente entre os esportes da olimpíadas de Paris 2024. Sendo uma das competições mais antigas da sociedade, o objetivo é claro: acertar o alvo o mais perto possível em determinadas distâncias diferentes.
Taekwondo
Também na lista de esporte da olimpíadas, o Taekwondo contou com sua primeira aparição nos jogos de Seul, em 1988, mas foi nos jogos de Sydney que a modalidade entrou de forma oficial no torneio.
O objetivo da arte marcial é chutar e socar o oponente, evitando ser atingido. As lutas são disputadas em um tapete octogonal por três rodadas de dois minutos cada e levam como base de definição do ganhador o mesmo estilo que o boxe e o judô: a partir de nocautes ou pelos juízes.
Tênis
Separados entre os formatos de mesa e de campo, esse é um dos esportes mais assistidos nas olimpíadas. Sendo disputado de forma esporádica no evento, a disputa vem dando as caras nos jogos desde Seul, em 1988, e conta com: Rafael Nadal, Roger Federer e Serena e Venus Williams como algumas das principais ganhadoras.
Triatlo
Quando pensamos em esportes da olimpíadas, uma das competições que vem à cabeça é o triatlo. O formato da prova consiste em 1500m de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida, separados em eventos masculinos e femininos.
Vale lembrar que a categoria de revezamento misto foi adicionada nos Jogos de Tóquio 2020, com equipes de dois homens e duas mulheres competindo em um triatlo de curta distância.
Vela
Com o objetivo de mover um barco com a força do vento, a vela aparece como um dos esportes da olimpíadas mais tradicionais de todos os tempos. Desde a primeira prova em 1900, a competição evoluiu para incluir várias categorias.
No evento de 2020, houveram dez tipos de categorias diferentes, incluindo windsurf, Nacra 17 misto, 49ers e 470. Fora isso, dois novos eventos ocorrerão pela primeira vez em Paris 2024: iQ Foil (que substitui RS:X na disciplina de windsurf) e Fórmula Kite.
Vôlei
Tradicional na competição e destaque de muitas histórias para a seleção brasileiro, o vôlei aparece como um dos esportes da olimpíadas mais amados entre os espectadores. Com estreia em 1964, os EUA e o Brasil lideram o quadro de medalhas e, juntamente com a União Soviética, são os únicos comitês do evento com pelo menos dez medalhas cada.
No Vôlei de Praia, o Brasil também se destaca junto com a América do norte conquistando 24 medalhas de 42 possíveis sozinhos desde a inclusão da modalidade nos jogos de Barcelona em 1992.
Confira os novos esportes da olimpíadas de Paris 2024
Fora todos os listados acima, o breaking dance entra junto com a canoagem sloan extremo como novos esportes da olimpíadas para a competição de Paris 2024.
A competição de dança urbana vai consistir em dois eventos, separados por gênero. Neles, 16 atletas se enfrentarão em batalhas solo, e os juízes avaliarão a combinação e o uso dos passos e movimentos.
Quais foram os esportes da olimpíadas removidos dos jogos de Paris?
Avaliados de forma negativa pela comissão nos últimos anos, as modalidades de beisebol, karatê e softbol foram removidas dos jogos de Paris 2024 e não estarão presentes nos esportes da olimpíadas deste ano. Entretanto, isso não significa que as competições não possam vir a aparecer no futuro.