Início » Futebol » Copa América » Confira a convocação do Uruguai para a Copa América 2024

Confira a convocação do Uruguai para a Copa América 2024

Publicado em:

Última atualização:

A Copa América de futebol será sediada nos Estados Unidos. Ela começa no dia 20 de junho de 2024 e contará com 16 seleções divididas em quatro grupos cada. Nesse sentido, a escalação do Uruguai é uma das principais surpresas do ano, deixando os entusiastas do esporte ansiosos para o Campeonato.

Dentre as demais seleções, o Uruguai disponibilizou a sua lista de convocados para disputar o torneio. Assim, é a seleção que partilha o mesmo grupo dos Estados Unidos, Panamá e Bolívia.

Além disso, conta com nomes muito conhecidos e com a triste notícia de que o astro uruguaio Cavani não participará da edição devido à aposentadoria. Confira como está a escalação do Uruguai na Copa América!

Como funciona a seleção da Copa América

A seleção de times para a Copa América geralmente envolve as dez associações nacionais de futebol membros da CONMEBOL. Assim, representam países da América do Sul, junto à inclusão de seleções convidadas.

Tradicionalmente, os dez países sul-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) participam do torneio. Além disso, para aumentar a competitividade e a atratividade do evento, a CONMEBOL ocasionalmente convida outras seleções de futebol de outras regiões para participar como convidadas especiais.

Dessa forma, o formato e o número de equipes podem variar em diferentes edições do torneio. No entanto, o objetivo é sempre reunir as melhores equipes de futebol da América do Sul. Às vezes, elas são de outras partes do mundo, para competir em uma das competições mais prestigiadas do continente.

Convocados para a escalação do Uruguai

A escalação do Uruguai conta com um total de 26 jogadores. Confira os convocados:

  • Goleiros: Sergio Rochet (Internacional/BRA), Santiago Mele (Junior/COL) e Franco Israel (Sporting/POR).
  • Defensores: Ronald Araújo (Barcelona/ESP), José María Giménez (Atlético de Madrid/ESP), Nicolás Marichal (Dínamo Moscou/RUS), Matías Viña (Flamengo/BRA), Lucas Olaza (Krasnodar/RUS), Mathías Olivera (Napoli/ITA), Sebastián Cáceres (América/MEX) e Guillermo Varela (Flamengo/BRA).
  • Meio-campistas: Nahitan Nández (Al-Qadisiyah/ASA), Manuel Ugarte (PSG/FRA), Rodrigo Bentancur (Tottenham/ING), Federico Valverde (Real Madrid/ESP), Emiliano Martínez (Midtjylland/DIN), Nicolás de la Cruz (Flamengo/BRA) e Giorgian De Arrascaeta (Flamengo/BRA).
  • Atacantes: Agustín Canobbio (Athletico-PR/BRA), Brian Rodríguez (América/MEX), Brian Ocampo (Cádiz/ESP), Facundo Pellistri (Granada/ESP), Maximiliano Araújo (Toluca/MEX), Cristian Olivera (Los Angeles FC/EUA), Darwin Núñez (Liverpool/ING) e Luis Suárez (Inter Miami/EUA).

Suárez estará defendendo na escalação do Uruguai 

Dentre os escalados, o técnico do Uruguai, Marcelo Bessa, confirma que o atacante Luis Suárez, que atualmente joga no Inter de Miami, estará vestindo a camisa Uruguaiana defendendo a sua nação.

Isso porque o craque tem sido de extrema importância no seu atual clube, jogando lado a lado com a outra estrela do futebol, Lionel Messi. Dessa forma, ele já tem disputou 18 partidas, com 20 participação em gols, e 13 gols marcados com sete assistências. Esses números mostram a sua eficiência e desempenho que corroboram a sua participação na equipe Uruguaiana.

Craque estava na lista, mas não foi chamado na escalação do Uruguai

Contudo, também nos despedimos de um grande nome que estava na lista de interesse do técnico do Uruguai, o jogador uruguaio Edinson Cavani. O craque anunciou a sua aposentadoria nesta quinta-feira (30).

O intuito do técnico era convocar o atacante para disputar a Copa América de 2024. Contudo, antes de Marcelo o convocar, o jogador anunciou sua aposentadoria.

Sendo um dos campeões da Copa América em 2011, Cavani é o segundo maior jogador que mais vestiu a camisa do Uruguai. O craque disputou 136 jogos, sendo o segundo maior artilheiro com 58 gols. Fica atrás do atacante Suárez, que estará nesta edição do torneio pelo Uruguai. Cavani deixará saudades, sem sombra de dúvidas.

A atual seleção já está com o primeiro jogo marcado no dia 23 de junho, onde a seleção Celeste enfrentará o Panamá na primeira rodada no Hard Rock Stadium em Miami.

Trajetória do Uruguai na Copa América

A trajetória do Uruguai na Copa América é rica em história e conquistas. Como uma das seleções mais tradicionais do continente sul-americano, o Uruguai possui um legado impressionante neste torneio.

Assim, a seleção uruguaia participou de todas as edições da Copa América desde a sua criação, em 1916. Ao longo dos anos, acumulou diversos títulos e feitos memoráveis. O Uruguai é, de fato, uma das seleções mais bem-sucedidas da competição, tendo conquistado a taça em várias ocasiões.

Ao longo das décadas, os uruguaios protagonizaram momentos épicos, como as vitórias em finais acirradas e a exibição de um estilo de jogo caracterizado pela garra, técnica e determinação.

Alguns dos momentos mais marcantes da trajetória do Uruguai na Copa América incluem as vitórias nas edições inaugurais do torneio em 1916 e 1917, bem como os triunfos em 1920, 1923, 1924, 1926, 1935, 1942, 1956, 1959, 1967, 1983 e 1987.

Além disso, o Uruguai teve períodos de domínio, especialmente nas décadas de 1920 e 1930, quando a equipe era reconhecida como uma das mais poderosas do mundo.

Embora nem sempre tenha conseguido conquistar o título, a seleção uruguaia sempre foi uma adversária temida e respeitada por suas habilidades técnicas, táticas e competitivas.

Em resumo, a trajetória do Uruguai na Copa América é uma história de sucesso e glória, que contribui para a rica tradição do futebol sul-americano e para a reputação do país como uma potência no esporte.