Início » Basquete » Como era a primeira bola de basquete? Saiba tudo

Como era a primeira bola de basquete? Saiba tudo

Publicado em:

Última atualização:

A primeira bola de basquete teve o seu desenvolvimento junto à criação do esporte. O responsável pela sua idealização e desenvolvimento do primeiro modelo foi o educador físico canadense James Naismith, em 1891. A ideia inicial era desenvolver um jogo para que os alunos pudessem jogar sem precisar sair do prédio, pois, em Massachusetts, onde eles estavam, o inverno é rigoroso.

Desse modo, a primeira bola surgiu, assim como as primeiras ideias sobre o que seria, no futuro, o basquete.

Um pouco da história do basquete

Sabendo que a criação da primeira bola de basquete iniciou junto ao início do esporte, vale então contar um pouco do que o professor James Naismith desenvolveu. Ele, que recebeu uma missão de criar um jogo que substituísse os jogos externos no frio, pensou em uma prática esportiva que pudesse ter jogos na parte interna da escola.

Desse modo, cogitou algo que não utilizasse os pés e que não tinha tanto contato físico para que não se tornasse um esporte violento. Então, escreveu 13 regras e pendurou um cesto de pêssego a 3,05 metros do chão. O mais interessante é que essa é a altura utilizada atualmente. Feito isso, partiu então para o desenvolvimento da bola.

No início, os atletas jogavam com uma bola de futebol, mas era evidente a necessidade de adaptações para que ela fosse ainda mais adequada ao novo esporte.

Como a primeira bola de basquete foi criada?

O criador do basquete já havia sentido a necessidade de que o objeto principal do jogo tivesse que ser diferente da bola de futebol. Desse modo, pensou em uma costura externa, um formato diferente àquilo com que estava acostumado. Com essas ideias, a primeira bola de basquete surgiu em 1891, a partir da fabricação pela empresa A. C. Spalding & Brothers, de Chicopee Falls, em Massachusetts.

Principais características

As primeiras bolas de basquete tinham dimensões diferentes das atuais, além de painéis de couro costurados à mão junto a uma espécie de bexiga feita de borracha que ajudava, pelo menos neste início do basquete, a bola a quicar e a estruturar a forma arredondada. Ademais, também era adicionado um forro de tecido ao couro para dar ainda mais suporte e uniformidade.

Evolução desde a primeira bola de basquete até a atualidade

Falando em evolução da primeira bola de basquete até a atualidade, temos um fato interessante. O couro ainda continuou em uso por muito tempo. E, no final da década de 1990, ainda era possível encontrar bolas de basquete tendo o couro como material.

Atualmente, grande parte das bolas utiliza em sua fabricação o material sintético e a borracha. Mas, apesar de os materiais sintéticos dominarem o mercado de fabricação, a NBA ainda utiliza algumas bolas com o material. Porém, a parte interna é vulcanizada, proporcionando uma maior resistência e durabilidade.

Pode-se dizer que a criação da primeira bola de basquete é uma história importante para o esporte, porque não só mostra como a evolução aconteceu, mas também relembra a criação de um dos esportes mais populares em todo o mundo.