Início » Tênis » Um resumo do que rolou antes da final do Australian Open 2024 

Um resumo do que rolou antes da final do Australian Open 2024 

Publicado em:

Última atualização:

O primeiro mês de 2024 já foi de grandes emoções para quem é fã de tênis, com um início de temporada pegando fogo com a realização do Australian Open, primeiro torneio Grand Slam de um ano especial, que teremos a realização dos jogos olímpicos.

Tanto entre os homens quanto entre as mulheres a disputa pelo prêmio recorde de R$ 10,2 milhões para os campeões pegou fogo, trazendo surpresas e zebras mais do que inesperadas para dentro da quadra.

Confira agora o que tivemos de mais importante no Aberto da Austrália e as datas das grandes finais, para não perder nenhuma emoção da disputa!

Sem Rafael Nadal em quadra

Este pode ser o último ano de Rafael Nadal como tenista profissional. Em setembro de 2023 o astro espanhol disse que considerava que este fosse o seu último ano como jogador profissional, vindo em uma sequência de lesões e sem a mesma consistência de antes.

E, aos 37 anos, Nadal não deve se animar a continuar jogando se o ano continuar como começou. Apesar das expectativas para o seu retorno no Australian Open, dias antes do início da competição o Touro Miura teve uma grande frustração.

Como resultado de uma ressonância magnética, Nadal descobriu um rompimento na região do quadril, que o impediria de jogar partidas de 5 sets.

A lesão não é simples e Nadal não deve retornar às quadras logo, o que coloca uma interrogação na cabeça dos fãs sobre a continuidade de sua carreira.

Melhor campanha, mas queda precoce para Bia Haddad

Beatriz Haddad Maia é a grande esperança do tênis no Brasil, principalmente depois de suas grandes campanhas no ano passado, quando chegou até a semifinal do torneio de Roland Garros.

Bia começou bem o Australian Open, vencendo as duas primeiras rodadas sem qualquer dificuldade contra Linda Fruhvirtova, númro 85 do ranking da WTA com 18 anos e Alina Korneeva, que com apenas 16 anos ocupa a posição de 179 no ranking da WTA.

Na terceira rodada a brasileira até começou bem contra a russa Maria Timofeeva, que com 20 anos ocupa a posição de número 180 no ranking da WTA, mas sofreu uma inesperada derrota por 2 sets a 0 e acabou eliminada.

Apesar de esta ser a melhor campanha de Bia Haddad Maia no Aberto da Austrália, é uma derrota frustrante para uma tenista pior colocada no ranking, que logo na rodada seguinte foi derrotada sem dificuldades pela ucraniana Marta Kostyuk por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 6-1.

A queda de Novak Djokovic

Em 2018 o sul-coreano Chung Hyeon foi a grande sensação do Australian Open, chegando até a disputa das semifinais. Essa foi a maior campanha de sua carreira em um torneio de Grand Slam, inclusive derrotando Novak Djokovic por 3 sets a 0 na quarta rodada.

O que ninguém poderia imaginar é que aquela seria a última derrota de Djokovic na Austrália em muito tempo. O sérvio na edição seguinte daria início a uma sequência de nada menos do que 33 vitórias consecutivas em Melbourne, o que lhe rendeu nada menos do que quatro títulos entre 2019 e 2023.

Vale lembrar que, apesar do título de Rafael Nadal em 2022, naquele ano o sérvio foi impedido de jogar o torneio por não se vacinar.

Essa sequência de vitórias teve fim nas semifinais da edição de 2024, em derrota para Jannik Sinner, mas Djokovic foi enfático sobre esse tropeço:

“Minha campanha neste torneio não está no mesmo padrão, critério ou nível que eu normalmente jogaria ou esperaria jogar, mas não significa necessariamente que seja o começo do fim, como alguns as pessoas gostam de chamá-lo. Vamos ver o que acontece no resto da temporada”.

Jannik Sinner e o maior feito do tênis nos últimos anos

A tentação de focar apenas na derrota de Djokovic é muito grande. Mas a realidade é que precisamos enaltecer o fato de que Jannik Sinner fez uma partida quase perfeita para conseguir uma vitória contra o maior tenista dos últimos anos.

O atual número 4 do ranking da ATP não deu chances para o líder, vencendo por 3 a 1 com parciais incríveis de 6-1, 6-2, 6-7 e 6-3, em uma rara partida onde Djokovic sequer teve chances de quebra de saque.

Agora, o italiano vai para a sua primeira final de Grand Slam da carreira, tentando o maior título até aqui.

Medvedev na final do Australian Open 2024

O adversário de Sinner na final será o russo Daniil Medvedev, que nas semifinais deixou pra trás o não menos polêmico Alexander Zverev. Medvedev vai para a sua terceira final de Aberto da Austrália, depois de perder as finais de 2021 para Novak Djokovic e de 2022 para Rafael Nadal.

Porém, ao contrário do italiano, Medvedev já tem um título de Grand Slam em sua carreira, o US Open de 2021.

Sabalenka em busca do bicampeonato no Aberto da Austrália

Entre as mulheres o destaque fica para a bielorrussa Aryna Sabalenka, que é a atual campeã do torneio e vai em busca nessa temporada do seu bicampeonato consecutivo.

Nas semifinais a atleta derrotou a americana Coco Gauff, em uma revanche da final do US Open de 2023, quando Gauff levou a melhor.

Como adversária na decisão ela terá a chinesa Qinwen Zheng, revelação do ano da WTA em 2022 e que ainda vai em busca do seu primeiro título de Grand Slam. Antes do Aberto da Austrália, a melhor campanha de Zheng tinha sido no US Open do ano passado, quando chegou até as quartas de final.

As datas e horários das finais do Australian Open 2024 para apostar na sportingbet

A sportingbet é referência em apostas esportivas no Brasil e um dos sites de jogos online mais tradicionais em nosso país. E, mantendo essa tradição, já disponibilizou as odds para as decisões do Australian Open, tanto no torneio masculino quanto no torneio feminino.

Quer apostar nas finais do Australian Open? Corra agora mesmo para o site! E, para apostar ao vivo, confira agora mesmo a data e horário das finais do Australian Open 2024:

Final Feminina: Aryna Sabalenka x Zheng Qinwen – Sábado, 27 de janeiro às 5h30 (Horário de Brasília)

Final Masculina: Daniil Medvedev x Jannik Sinner – Domingo, 28 de janeiro às 5h30* (Horário de Brasília)

*Horário ainda não confirmado pela organização do torneio

Onde assistir ao Australian Open no Brasil

Quer acompanhar as partidas do Aberto da Austrália ao vivo nesta reta final de competição? É muito simples, com o Grupo Disney tendo os direitos exclusivos de transmissão do torneio para todo o território nacional.

Desta forma, as partidas estão sendo transmitidas ao vivo para quem tem TV por assinatura pelos canais ESPN. Além disso, a Disney também transmite as partidas por meio de seu serviço de streaming, o Star+.

Infelizmente, o Australian Open não tem nenhum tipo de transmissão em TV aberta para o Brasil.