O tenista francês Ugo Humbert, possui, até o momento, seu pico no ranking masculino simples ATP em 13º lugar, que conquistou em 15 de abril de 2024. Já nas duplas, seu auge foi em 361º, número que alcançou em 14 de outubro de 2019.
Entre suas principais conquistas, Ugo possui um recorde de seis títulos do ATP Tour em seis finais que jogou em Auckland, Antwerp, Halle e em Dubai, além de outros dois em solo francês, um em Metz e outro em Marselha. O tenista também possui nove títulos Challenger e foi finalista em mais quatro.
O atleta deu seus primeiros passos para sua carreira profissional aos 12 anos, quando tomou a difícil decisão de viajar para Poitiers para treinar com a Federação Francesa de Tênis, porém, logo sofreu uma série de lesões que o afastaram das quadras por um ano e meio.
Depois disso, em 2015, alcançou a final de duplas do Abierto Juvenil Mexicano ao lado de Geoffrey Blancaneaux e, em janeiro de 2016, alcançou sua melhor posição no ranking juvenil, no número 18.
História de Ugo Humbert no tênis
Depois de sair dos juniores e dar o pontapé inicial em sua carreira profissional como tenista, Ugo Humbert viu sua carreira começar a decolar em 2017, quando conquistou seu primeiro título de Futures em Bagnères-de-Bigorre, que foi seguido de uma aparição no Aberto da Moselle.
Após isso, em 2018, o tenista francês alcançou três finais consecutivas de Challenger, com seu primeiro título em Segóvia. Neste ano também chegou a se classificar para o US Open, onde durou até a segunda rodada.
Já 2019 marcou o avanço de Ugo nos torneios de nível ATP, com alguns destaques como as quartas de final em Marselha e o quarto round em Wimbledon, derrotando nomes como Gaël Monfils e Félix Auger-Aliassime.
Dito isso, com seu sucesso nas quadras de grama, conseguiu pela primeira vez entrar no top 580 do ranking mundial. Enquanto isso, em 2020, conquistou seus dois primeiros títulos ATP no ASB Classic e no European Open, o que o pôs entre os 30 melhores do mundo.
Seguindo adiante, em 2021, conquistou seu primeiro título ATP 500 em Halle ao derrotar jogadores como Alexander Zverev e Andrey Rublev, o que o levou para o top 25. Além disso, também teve uma boa performance na Olimpíada de Tóquio ao chegar até as quartas de final.
No início de 2022, Humbert derrotou Daniil Medvedev no ATP Cup, mas teve uma série de desafios, incluindo uma infecção por COVID-19 e uma queda no ranking. No entanto, ele se recuperou em 2023, alcançando as quartas de final no Masters 1000 de Monte Carlo e vencendo seu segundo título ATP 500 no Dubai Championships.
Por fim, em 2024, continuou seu crescimento com vitórias no Open 13 Provence e no Dubai Championships, alcançando o top 15 do ranking mundial.
Estatísticas
Entre as estatísticas de Ugo Humbert, o atleta conta com um desempenho de 1585 aces com um primeiro serviço eficiente de 62%, ganhando 73% dos pontos com o primeiro serviço e 52% com o segundo. Enfrentou 1496 breakpoints, salvando 64% deles, e venceu 82% dos seus games de serviço. No geral, conquistou 65% dos pontos de serviço.
Ao mesmo tempo, no retorno, teve um aproveitamento de 28% nos pontos de retorno do primeiro serviço e 48% nos pontos de retorno do segundo. Teve 36% de conversão em breakpoints, com um total de 1567 oportunidades.
Sendo assim, venceu 19% dos seus jogos de retorno e alcançou 35% dos pontos de retorno.