O Rio Open é o maior destaque desta semana para quem gosta de tênis. O torneio em 2024 completa a sua décima edição, trazendo para as quadras cariocas grandes nomes do esporte, incluindo o número 2 do ranking da ATP.
Quer aproveitar o torneio para apostar na sportingbet, aumentar a emoção da disputa e transformar os seus palpites em lucro? Então confira agora tudo o que você precisa saber sobre o torneio que irá agitar a semana.
Maior torneio de tênis na América Latina
O Rio Open de Tênis é um torneio de tênis organizado pela ATP, a associação dos tenistas profissionais. Ele faz parte da série ATP 500, torneios fortes do esporte que ficam abaixo apenas dos Grand Slam e dos torneios Masters 1000.
Os torneios ATP 500 são eventos de prestígio no circuito masculino de tênis, oferecendo uma premiação significativa e atraindo alguns dos melhores jogadores do mundo. O campeão recebe, além do prêmio em dinheiro, 500 pontos no ranking da ATP.
Atualmente, existem 13 torneios ATP 500 realizados ao longo da temporada de tênis masculino, e o Rio Open é o único deles disputado na América Latina. Desta forma, o torneio carioca é o maior torneio de nosso continente, atraindo nomes não somente da América, mas de todas as partes do mundo.
Onde será disputado o Rio Open 2024
O Rio Open tem como palco tradicional o Jockey Club do Rio de Janeiro. O local é centenário e localizado na Gávea, um oásis de mais de 640 mil m², um tamanho semelhante ao bairro carioca do Leblon.
O local para se tornar a casa do Rio Open conta com 9 quadras de tênis, sendo quadro para treinos e mais cinco quadras para a realização dos jogos. A quadra principal recebe o nome de Quadra Gustavo Kuerten e traz espaço para 6.200 torcedores.
O torneio será realizado durante a semana do dia 19 de fevereiro, a semana posterior a do carnaval carioca. E a expectativa é que durante os 7 dias da chave principal nada menos do que 65 mil pessoas passem pelo Jockey Club.
O saibro é o piso do Rio Open 2024
Estamos falando de um torneio disputado no Brasil, com a quadra principal recebendo o nome de Gustavo Kuerten em homenagem ao Guga, tricampeão de Roland Garros e maior tenista masculino da história do esporte no Brasil.
Desta forma, não é surpresa para ninguém dizer que o piso do Rio Open será o saibro, piso de terra batida que é o mais tradicional do esporte em nosso país.
Este não é um piso tradicional em torneios da série ATP 500. Afinal, entre todos os 13 torneios da série apenas 3 são disputados no saibro: além do Rio Open, apenas o ATP 500 de Barcelona e o ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha.
Lista de campeões da história do Rio Open
O Rio Open chega em 2024 a sua décima edição em sua versão moderna. O torneio foi realizado por duas oportunidades em 1989 e 1990, ainda sem fazer parte do ATP 500, e teve Luiz Mattar como campeão.
Em sua versão moderna o torneio tem como principal destaque o fato de nunca ter feito um bicampeão. O torneio voltou a ser realizado em 2014 e desde então não foi disputado apenas em 2021, por conta da pandemia. A lista de campeões do Rio Open conta com:
- 2023 – Cameron Norrie (Grã-Bretanha)
- 2022 – Carlos Alcaraz (Espanha)
- 2021 – Não Realizado – Covid-19
- 2020 – Cristian Garín (Chile)
- 2019 – Laslo Djere (Sérvia)
- 2018 – Diego Schwartzman (Argentina)
- 2017 – Dominic Thiem (Áustria)
- 2016 – Pablo Cuevas (Uruguai)
- 2015 – David Ferrer (Espanha)
- 2014 – Rafael Nadal (Espanha)
Três campeões de Grand Slam em quadra
Para esta edição de 2024 a organização do Rio Open conseguiu uma lista de estrelas para a disputa, incluindo nada menos do que três campeões da Grand Slam.
O maior nome deste ano será Carlos Alcaraz, atual número 2 do ranking da ATP. Alcaraz foi o campeão em 2022, se tornando o jogador mais jovem a vencer um torneio da série ATP 500 na história. Alcaraz é campeão do US Open de 2022 e de Wimbledon em 2023.
Quem também virá ao Rio Open 2024 é o suíço Stan Wawrinka, campeão do Australian Open 2014, Roland Garros 2015 e US Open de 2016.
Fecharia a lista de campeões de Grand Slam o croata Marin Cilic, campeão do US Open de 20114. Porém, Cilic se lesionou na última semana no ATP 250 de Buenos Aires e acabou de fora da disputa.
Brasileiros em quadra
Além da versão moderna do Rio Open nunca ter coroado um bicampeão, também nunca coroou um brasileiro como campeão. E a lista de tenistas que irão tentar esse título em 2024 é grande.
Thiago Monteiro não teve grande sorte e irá enfrentar Carlos Alcaraz logo em sua estreia no torneio. Já João Fonseca, promessa do tênis brasileiro de apenas 17 anos, terá pela frente a também promessa Arthir Fils, de 19 anos.
Thiago Wild terá pela frente o chileno Alejandro Tabilo, enquanto Gustavo Heide também enfrentará um adversário chileno, Tomás Barrios Vera. Único brasileiro a sobreviver ao qualifying, Felipe Meligeni terá como adversário o argentino Pedro Cachin.
O Rio Open é disputado por 32 tenistas em sua chave principal, e a disputa é em eliminação simples, com os tenistas se enfrentando em jogos eliminatórios na primeira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinais e final.
O torneio começa a sua chave principal no dia 19 de fevereiro e a sua final está prevista para acontecer no domingo, dia 25 de fevereiro.
O Rio Open de Tênis será disputado no Jockey Club do Rio de Janeiro, e por ser a décima edição da história moderna do torneio terá grandes campeões em quadra, como você já conferiu por aqui.
E, com tantos nomes gigantescos da história do tênis em ação, é normal que muitas pessoas queiram acompanhar de perto a disputa do torneio. Porém, para essas pessoas a notícia não é nada animadora: todos os ingressos para o Rio Open de 2024 estão esgotados.
Dessa forma, quem quiser assistir ao torneio e ainda não conseguiu um ingresso poderá fazer isso apenas pela televisão. O Rio Open será transmitido para todo o Brasil pelo SporTV, em sistema de TV por assinatura ou no streaming, por meio do Globoplay.
É a chance perfeita para quem quiser apostar no Rio Open na sportingbet acompanhar as partidas ao vivo e apostar também enquanto a emoção está acontecendo.