Início » Tênis » Trajetória de Holger Rune: o sétimo maior tenista da atualidade

Trajetória de Holger Rune: o sétimo maior tenista da atualidade

Publicado em:

Última atualização:

Holger Rune é, incontestávelmente, uma estrela do Tênis Masculino Mundial. O atual sétimo melhor tenista do globo, alcançou lugares inéditos na história do esporte da Dinamarca e do mundo. 

O jovem tenista de quase 21 anos, é o dinamarquês mais bem ranqueado pela ATP da história do seu país e carrega quatro títulos de simples da ATP tour.

Como se tudo isso já não fosse grandioso demais, Rune deixou todos os torcedores e profissionais chocados ao vencer o atual número 1 do mundo, Novak Djokovic, em 2022 no Masters 1000 de Paris. 

E não parou por aí. Em uma sequência impressionante, derrotou outros cinco tenistas do top 10 do Ranking ATP em um mesmo torneio e tornou-se o primeiro tenista da história a conseguir esse feito. 

A partir desse cenário que nasceu o apelido “A Máquina” de Rune. Mas, qual a trajetória de um campeão desse nível até o topo? Isso que você vai descobrir aqui. 

Raio X Holger Rune

  • Ranking Mundial (ATP): 7
  • País: Dinamarca
  • Idade : 20 (29 de Abril de 2003)
  • Altura: 1,87 cm
  • Alcunha: A Máquina
  • Jogo: destro, backhand com duas mãos

História e Títulos do sétimo maior tenista do mundo

Nascido em 2003, um dos maiores ídolos do tênis, entrou para o Tênis com seis anos por influência da irmã que, na época, praticava o esporte. Tinha como ídolos os gigantes Rafael Nadal e Roger Federer e, hoje, faz parte do Ranking Mundial em sétimo lugar, ao lado deles. 

Com muita disciplina e seriedade, Rune logo se destacou. Foi o tenista júnior número 1 do mundo e ganhou dez títulos no Circuito ITF Júnior.  

Em 2020, entrou para o profissional e, desde então, coleciona conquistas e recordes. O primeiro grande título foi em 2022, no Campeonato Internacional de Tênis de Baviera, onde também entrou para o top 50 da ATP.

No mesmo ano, venceu o Masters de Paris e estreou no Top 10. Foi essa vitória que veio seguida do recorde de primeiro jogador a vencer cinco adversários do top 10, incluindo o atual número 1 do mundo, Novak Djokovic. 

Já em 2023, o Máquina chegou ao seu ápice. Após derrotar gigantes, como Daniil Medvedev e Jennik Sinner, Rune alcançou a quarta colocação no Ranking Mundial da ATP, sendo o dinamarquês melhor ranqueado da história.

As conquistas não pararam por aí. Nesse ano, o ex-número 1 júnior ganhou a 100ª partida no Open Sud da França de 2024. Isso faz de Rune, apenas o segundo tenista a alcançar o marco na Dinamarca. 

Curiosidade: Holger Rune já foi derrotado pelo brasileiro Thiago Monteiro

No meio do ano mais glorioso de Rune, em 2023, aconteceu o improvável. O então número 116 do mundo, o brasileiro e nordestino, Thiago Monteiro, venceu o número quatro do ano da ATP 2023.

Foi um jogo longo, com duração de quase 3h, mas cheio de emoção, pois a conquista veio de uma virada, por 2 setes a 1, com parciais 6/7 (4), 7/6 (5) e 6/2 no final. 

Essa foi a maior vitória de Thiago na Copa Davis, mas que já valeu para entrar para história do Tênis do Brasil. 

Polêmicas nas quadras envolvendo Holger Rune


Apesar dos grandes feitos do tenista, a atenção do público por vezes é dividia com as polêmicas envolvendo o nome do jogador. 

A exemplo, em 2021, a ATP abriu uma investigação para averiguar possíveis comentários homofóbicos feitos pelo tenista em quadra, durante a semifinal do Challenger de Biella, na Itália, competição na qual foi campeão.

Esse ocorrido gerou uma multa de 1,5 mil euros para o jovem que, na época, tinha 18 anos.

Após tudo isso, o tenista se pronunciou pedindo desculpas:

“Quero pedir desculpa pelo meu comportamento, não tinha a intenção de magoar ninguém. Tenho muito respeito pelos homossexuais e por todos e não quero ser o rapaz que anda por aí falando coisas como essas. (…) Lamento imensamente a minha linguagem e não ser tão perfeito quando esperam de mim”

Últimos jogos de Holger Rune

Em 2024, Rune já encarou uma série de jogos desafiadores. Ele salvou um match point contra Taylor Fritz, em Indian Wells, avançando para as quartas de finais da ATP Masters 1000. 

Apesar da forte campanha, enfrentou adversários difíceis, como Daniil Medvedev e Casper Ruud, e foi desclassificado do torneio.

Atualmente, o Máquina está jogando no Masters 1000 de Monte Carlo, na França, e é um dos fortes concorrentes ao título do torneio de Tênis mais charmoso do mundo.