Início » Tênis » Tomas Machac: veja a trajetória e os títulos do tenista

Tomas Machac: veja a trajetória e os títulos do tenista

Publicado em:

Última atualização:

Tomas Machac é um dos principais tenistas da Tchéquia. Ele é relativamente novo no esporte, mas já alcançou vários feitos impressionantes. O tenista impressionou principalmente ao se tornar o número dois entre os jogadores tchecos.

A seguir, entenda seu atual ranking no ATP, quais foram seus títulos até agora e sua trajetória.

Como Tomas Machac começou no tênis?

Tomas nasceu em Beroun, na Boêmia Central, em 2000. Desde muito novo, ele já demonstrava paixão pelo tênis e, aos 8 anos, começou a treinar. Seu interesse pelo esporte nasceu depois de ver sua irmã mais velha competindo em torneios. Machac iniciou seus treinos no TK Sparta Prague quando criança e, em 2021, aos 21 anos, ele alcançou popularidade.

Foi naquele ano que ele venceu seu segundo título de simples do ATP Challenger no Nur-Sultan Challenger II. Além disso, Tomas Machac chegou à sua segunda final de Challenger de 2021 no Svijany Open. Porém, acabou perdendo para Alex Molčan em 58 minutos.

Já em 2022, ele teve sua estreia e também a primeira vitória no Masters 1000 e no Top 100. Ele participou da final do Traralgon Challenger e venceu. Sendo assim, esse foi o seu primeiro título de Challenger em uma quadra dura ao ar livre. Por conta de seus resultados, ele entrou pela primeira vez no Top 130 após essa final.

Na semana seguinte, ele se classificou para a chave principal do Australian Open 2022. Tomas conseguiu derrotar Camilo Ugo Carabelli, Yuki Bhambri e Jesper de Jong. Em março, ele estreou em um Masters 1000 como qualificatório no Indian Wells Open. Além disso, registrou sua primeira vitória neste nível, derrotando Alexei Popyrin. Porém, acabou perdendo para o número 1 do mundo, Daniil Medvedev.

2023: primeiras quartas de finais da ATP

Em fevereiro de 2023, Machac conseguiu chegar no Dubai Championships, mas perdeu para o número 1 do mundo, Novak Djokovic, em três sets. No entanto, foi depois disso que ele conseguiu chegar nas primeiras quartas de finais da ATP de sua carreira. 

Ele alcançou esse feito no U.S. Clay Court Championships, derrotando Jack Sock e Marcos Giron, mas perdeu para Yannick Hanfmann no torneio. Além disso, ganhou seu 5º título de Challenger no Open d’Orléans de 2023 na França. Por conta do seu feito, ele foi para o Top 100 novamente em outubro.

Na mesma semana, ele alcançou o Top 85 após vencer o Challenger 2023 Open de Vendée em Mouilleron-le-Captif, França.

Quais são as estatísticas de Tomas Machac?

Em 2024, Tomas já conseguiu diversos feitos. O tenista derrotou Andy Murray em uma partida de três horas e meia para chegar à quarta rodada de um Masters pela primeira vez na carreira. Sua última partida foi contra Roman Safiullin no dia 4 de julho, na qual foi derrotado. Porém, ganhou outra disputa no dia anterior contra David Goffin.

Atualmente, Tomas Machac ranking é o 39º lugar no ATP. O maior rank da sua carreira foi o 33º lugar. Atualmente, ele não conta com nenhum título solo e possui 1 título na categoria de duplas.