Início » Tênis » Thiago Monteiro na Copa Davis: veja o desempenho do tenista

Thiago Monteiro na Copa Davis: veja o desempenho do tenista

Publicado em:

Última atualização:

Saber o desempenho de Thiago Monteiro na Copa Davis é também uma forma de compreender como está o desempenho do Brasil em um dos campeonatos mais importantes, entre países, de tênis. O torneio de 2024 foi a 112ª edição; teve início em 9 de fevereiro e a final aconteceu em 24 de novembro. Neste ano, foi entre Itália e Países Baixos, e os italianos levaram a melhor por 2 a 0.

Mas como o brasileiro Thiago Monteiro se saiu no torneio? Veja a seguir um pouco da sua história e também o desempenho do jogador do campeonato, que é considerado a Copa do Mundo do tênis.

Conheça Thiago Monteiro

Antes de saber como foi a performance de Thiago Monteiro na Copa Davis, é importante também conhecer um pouco da história do tenista. Ter este conhecimento vai ajudar a compreender os passos que ele deu durante a carreira até conseguiu chegar ao seu momento atual. Thiago nasceu em 31 de maio de 1994, em Fortaleza, Ceará.

Ele começou a ter contato com o tênis ainda criança. No entanto, foi em 2011, com 17 anos, que ele passou a se dedicar mais pelo esporte e isso o levou para os jogos profissionais. Para se ter uma ideia, neste período, conseguiu a segunda colocação no ranking juvenil da Federação Internacional de Tênis (ITF).

Depois desta fase inicial, o jogador passou para a fase atual e então começou a ser destaque no Brasil e também no mundo. Em sua estreia na chave principal do Rio Open, o seu desempenho surpreendeu a todos, pois ele conseguiu vencer o francês Jo-Wilfred Tsonga. Vale dizer que, neste período, o seu adversário estava em nono lugar no ranking. Então, esta partida deixou evidente o quanto ele tinha talento e um futuro promissor no tênis.

Assim, o tenista foi evoluindo com o passar do tempo, dando a ele ainda mais espaço dentro do cenário do esporte. Em novembro de 2024, o jogador assumiu a 109ª posição do Ranking ATP, somando 566 pontos. Obviamente, isso deve mudar com o avançar dos jogos e campeonatos.

Desempenho de Thiago Monteiro na Copa Davis

O Brasil não chegava às disputas finais desde que o torneio modificou o seu formato, em 2019. Então, para apresentar o desempenho de Thiago Monteiro na Copa Davis, vamos começar pelo primeiro jogos das disputas finais, que ocorreu em 11 de setembro de 2024. Na ocasião, o brasileiro enfrentou o italiano Matteo Arnaldi.

Durante a partida, foi possível perceber o quanto Thiago estava lutando para vencer. Porém, não conseguiu superar o italiano e acabou perdendo por 2 a 1, sendo as parciais: 7/5, 6/7 (5), 7/6 (5). Em 12 de setembro, o brasileiro enfrentou Tallon Griekspoor e perdeu por 2 a 0. Durante a partida, ficou bem claro que Tallon Griekspoor estava mais calibrado, apesar de Thiago ter conseguido levar a disputa no equilíbrio.

Por fim, Thiago Monteiro conseguiu a vitória contra Zizou Bergs por 2 sets a 1, com as parciais: 4-6, 7-6 (7-5) e 7-5. Foi uma partida emocionante, pois o tenista brasileiro venceu, de virada, e cravou a sua primeira vitória na fase de grupos da Copa Davis. Entretanto, o Brasil não avançou nesta fase da competição.