A Europa tem sido berço dos principais tenistas do mundo nos últimos anos. Grande parte dos jogadores que conseguem bons resultados em Grand Slams ou viram número 1 do ranking estão lá. O antigo “Big 3”, com Federer, Nadal e Djokovic, é um exemplo da dominância do Velho Continente no esporte. Já dentre os nomes da nova geração europeia que fazem mais sucesso está o russo Andrey Rublev. Com um estilo de jogo agressivo e multicampeão, o tênis de Rublev é um dos melhores atualmente
Caso você queira saber mais da carreira de Rublev, leia o texto a seguir. Iremos explorar seu início na modalidade e alguns dos principais feitos da carreira.
O início de Rublev
Andrey Andreyevich Rublev nasceu na cidade de Moscou, na Rússia, em 1997.
Assim como boa parte dos tenistas profissionais, começou sua carreira desde a infância, com três anos de idade. Seus pais, por sinal, também eram ligados ao esporte e, portanto, o ajudaram no processo. Sua mãe é professora de tênis e seu pai era um ex-pugilista.
Isso facilitou com que o tênis de Rublev amadurecesse rapidamente e ele virasse um dos grandes esportistas juniores em meados da última década. Ele conquistou o torneio Júnior de Roland Garros e foi prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing, em 2014, na modalidade individual.
Começo na ATP
Para fechar com chave de ouro seu início na vida tenística, o começo na ATP em 2015 de Rublev foi praticamente sem dificuldades, o que é algo raro. Afinal, a transição do juvenil para o profissional acaba por ser bem complicada na maioria das vezes e, com isso, vários potenciais bons jogadores não vingam.
O atleta, aliás, ganhou seu primeiro troféu no mesmo ano. Juntamente com Dmitry Tursunov, venceu o evento de duplas da Kremlin Cup, um ATP 250 da Rússia. Além disso, também fez sua estreia em Grand Slams no US Open, quando foi eliminado pelo sul-africano Kevin Anderson por 3 sets a 1 na primeira rodada.
O tênis de Rublev em Majors e os títulos na carreira
Por mais que o tênis de Rublev seja competitivo e consiga bater de frente com quase todos os atletas, o russo ainda não correspondeu às expectativas em Grand Slams. Em todos eles parou na barreira das quartas de final, e não somente em uma, mas múltiplas ocasiões. Para se ter uma ideia, somando todos os Majors, ele chegou dez vezes a essa fase do torneio.
Dessa forma, em 2024, ele terá ainda o US Open para tentar melhorar seu recorde. Entretanto, será uma tarefa bem difícil, já que não vem jogando bem e outros tenistas estão em momentos melhores.
Já no que se refere a títulos, no geral, Rublev conquistou 16 troféus da ATP ao longo de sua carreira. Dentre os principais é possível citar:
- Masters 1000 de Monte-Carlo (2023);
- Masters 1000 de Madrid (2023);
- ATP 500 de Hamburgo (2020);
- ATP 500 de Viena (2020);
- ATP 500 de Rotterdã (2021).
Somado a isso, vale destacar que ele foi campeão do torneio de duplas mistas na Olimpíada de Tóquio em 2021.