Início » Tênis » Conheça Sloane Stephens, a tenista americana campeã do US Open em 2017

Conheça Sloane Stephens, a tenista americana campeã do US Open em 2017

Publicado em:

Última atualização:

Quando o tenista vence um Grand Slam, automaticamente entra para a seleta lista de melhores do mundo. A americana Sloane Stephens, de 31 anos, ganhou a final do simples no US Open em 2017, contra a compatriota Madison Keys. A carreira da esportista decolou em contratos publicitários e, claro, com participações nos principais torneios de tênis. Então, conheça os números e a trajetória de Sloane.

Carreira de Sloane Stephens

O esporte está no DNA de Sloane: sua mãe, Sybil Smith, era nadadora na Universidade de Boston; enquanto o pai, John Stephens, atuava como running back na NFL, a principal liga de futebol americano, com passagem pelo New England Patriots, Green Bay Packers, Atlanta Falcons e Kansas City Chiefs.

A jovem nascida em Plantation, entretanto, escolheu se dedicar ao tênis. Começou a praticar a modalidade aos nove anos, puramente como lazer, mas rapidamente demonstrou um talento natural. Sloane entrou para a Saviano High Performance Tennis Academy, escola de atletas, para melhorar as suas habilidades. Em 2009, se tornou profissional.

Posteriormente, a americana passou a disputar campeonatos ao redor do mundo ao lado dos treinadores Francisco Roig, Paul Annacone e Nick Saviano. Em quadra, Sloane tem potencial no forehand, quando o tenista golpeia a bola com a parte frontal da raquete.

Inclusive, a superfície favorita da atleta é o saibro. Em 2013, criou a Fundação Sloane Stephens, que tem como objetivo ajudar crianças que sonham em jogar tênis de maneira profissional.

Algumas curiosidades sobre Sloane: sua comida favorita é churrasco coreano, bingo é o seu passatempo predileto, e o Egito é o destino dos seus sonhos. Ademais, ela também adora moda, beleza, música e passar tempo com a família.

Dados da tenista

Atual número 50 do ranking feminino, Sloane Stephens celebra números incríveis em sua trajetória. São 388 vitórias e 281 derrotas, além de oito títulos no simples e um por duplas. O grande marco da carreira da americana, entretanto, é a conquista do US Open em 2017, feito que lhe garantiu privilégios no tênis.

A estreia da americana em Grand Slam foi em 2011, no Roland Garros, mas sem sucesso. Sloane só passou a ter campanhas vitoriosas em 2013, quando perdeu a semifinal do Australian Open para a bielorrussa Victoria Azarenka. No mesmo ano, chegou às quartas de final de Wimbledon pela primeira vez.

Em 2017, derrotou a americana Madison Keys na final do US Open e levantou o troféu do Grand Slam. No ano seguinte, disputou a final de Roland Garros, mas perdeu para a romena Simona Halep. Com bons resultados, a tenista subiu no ranking e, consequentemente, garantiu vaga em competições nacionais e internacionais.

As estatísticas da Federação Internacional de Tênis indicam que Sloane vai melhor no saibro, com 137 vitórias e apenas 76 derrotas, com taxa de sucesso de 64%. Na grama, a americana soma 26 triunfos e 22 derrotas, enquanto, no piso duro, venceu 225, porém perdeu 183 duelos, com taxa de 55%.

Sloane tem oito títulos na carreira: o US Open 2017; Rouen 2024; Guadalajara 2022; Miami 2018; Auckland, Acapulco e Charleston 2016; e Washington DC 2015. Em duplas, venceu o Charleston em 2024. Esteve nas Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, com a equipe dos Estados Unidos.

Números de Sloane Stephens:

  • 50º lugar no ranking WTA – 1.217 pontos;
  • 388 vitórias;
  • 281 derrotas;
  • 8 títulos;
  • Prêmios: ESPY de melhor tenista feminina em 2018;
  • Melhor posição no ranking: 3º em 16/07/2018;
  • Premiação total recebida: US$ 18.593.067;
  • Melhor resultado do Australian Open: semifinal em 2013;
  • Melhor campanha de Roland Garros: final em 2018;
  • Melhor campanha de Wimbledon: quartas de final em 2013.