Os Estados Unidos é uma potência no mundo do esporte e, não à toa, já teve diversos jogadores de tênis que estiveram entre os melhores de toda a história, como Pete Sampras, Andre Agassi e Jimmy Connors. Todavia, após a entrada do novo século, houve uma mudança drástica na modalidade e a maioria dos grandes atletas passaram a vir da Europa. Esse cenário fez com que os EUA tivessem que repensar sua formação e, consequentemente, tivessem um período de hiato. Depois disso, jovens promissores como o próprio Sebastian Korda novamente vieram à tona.
Caso você queira saber mais sobre a trajetória de Korda na ATP, leia o texto a seguir. Iremos mostrar o seu início do Tour e algumas de suas performances.
Como Sebastian Korda iniciou no tênis?
Sebastian Korda nasceu em Bradenton, na Flórida, em 2000.
Quando era mais novo, sempre tinha bastante interesse em esportes que, aliás, estavam nos genes da família. Seu pai é o ex-número 2 do mundo Petr Korda e sua mãe, Regina Rajchrtová, também era profissional e já figurou entre as 50 primeiras do feminino.
No início, todavia, o esporte que realmente interessava Korda era hóquei no gelo, que praticou durante boa parte da infância. A sua paixão pelo tênis veio quando completou 9 anos. Na época, Petr o levou para assistir um jogo entre Novak Djokovic e Radek Stepanek, ex-jogador tcheco, e a partida mudou os planos de Sebastian.
Desde então, ele passou a competir em torneios juniores e, inclusive, levantou um troféu do Australian Open Júnior no ano de 2018. Um feito que colocaria vários holofotes em seu nome.
Trajetória na ATP
O primeiro torneio que o jovem realizou no circuito profissional também foi em 2018, o New York Open. Korda, na ocasião, acabou parando na primeira rodada.
Já a primeira vez que chegou até uma decisão foi no ATP 250 de Delray Beach, em 2021, nos Estados Unidos, quando foi vencido pelo polônes Hubert Hurkacz por 2 sets a 0. Essa seria a primeira, de sete outras ocasiões até agora, em que disputaria um campeonato. E, infelizmente para Sebastian Korda, o retrospecto continuaria negativo na maioria do tempo.
A única exceção foi no ATP 250 de Emilia-Romagna no mesmo ano. Korda enfrentou o tenista da casa Marco Cecchinato e o derrotou em um duplo 6/3. Dessa forma, levantou seu único troféu no Tour até então.
Performance de Sebastian Korda em Majors
Em se tratando de Majors, o tenista de hoje 24 anos também não possui um dos melhores desempenhos. O máximo que conseguiu foi uma quartas de final no Australian Open em 2023. Nos outros Slams, mal conseguiu passar da segunda rodada.
Além disso, esse ano já sofreu eliminação em três dos eventos e possui apenas o US Open para disputar.
Olimpíadas
Por fim, é preciso destacar que Sebastian Korda não estará presente na Olimpíada em 2024. Tanto ele quanto Ben Shelton e Francis Tiafoe optaram por pular a competição realizada em Paris. Lembrando que esses poderiam ser os primeiros Jogos Olímpicos disputados pelo atleta.