No tênis mundial, grande parte dos principais jogadores da ATP são europeus. Aliás, no ranking da modalidade, apenas um nome entre os top 10 não é da Europa. Isso demonstra a força que os atletas do continente possuem sobre os demais. Todavia, ainda existem tenistas de excelente nível que vem da Ásia e, principalmente, da América. Um dos principais exemplos disso é o argentino Sebastián Báez, jovem que despontou no Tour recentemente e está ranqueado entre os 20 primeiros do planeta.
Leia o texto a seguir para descobrir mais dessa promessa sul-americana. Vamos mostrar os títulos que ele conquistou e as suas performances no início de carreira.
O começo de Sebastián Báez
Sebastián Báez nasceu em 2000 na cidade de Buenos Aires.
O argentino começou no tênis aos dois anos de idade. Na categoria de juniores, entrou quando adolescente e, inclusive, virou número 1 da ITF (Federação Internacional de Tênis) em março de 2018.
Não à toa, nesse ano teve alguns dos seus maiores feitos na carreira até então. Foi até uma final de Roland Garros Júnior e chegou até as semis dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires.
Início na ATP
Os primeiros pontos de Sebastián Báez na ATP vieram em 2016, no entanto, iniciaria realmente o seu trajeto no Tour em 2021. Logo de cara, o tenista ganhou nada menos que seis Challengers em uma única temporada. Dessa forma, se tornou o mais jovem atleta a conseguir esse feito.
Além do mais, Báez também conquistou vaga na ATP Next Gen Finals em Milão, torneio em que chegou até as semifinais e foi eliminado por outro prodígio,o espanhol Carlos Alcaraz, por 3 sets a 0.
Performances em Majors
Para definir a carreira de qualquer jogador, é preciso verificar se o seu desempenho foi bom nos quatro principais torneios da temporada, os Majors, popularmente conhecidos como Grand Slams. São eles Wimbledon, Roland Garros, US Open e Australian Open.
Todavia, no caso de Sebastián Báez, por ter 23 anos, é compressível que ainda não tenha tido uma grande performance. O atleta chegou, no máximo, a duas terceiras rodadas no US Open e no Australian Open do ano passado. Ressaltando que seu primeiro torneio foi o Aberto da Austrália em 2022, ou seja, há apenas dois anos está disputando torneios neste nível.
Somado a isso, uma das partidas de maior destaque que teve foi a segunda rodada de Roland Garros em 2022. Na ocasião, enfrentou Alexander Zverev e perdeu um jogo de cinco sets para o alemão.
Títulos de Sebastián Báez
Fora os ATP Challengers conquistados, Báez também possui conquistas no ATP Tour, que é o circuito principal da ATP e o mais importante. Ao todo, ele levantou seis troféus:
- Aberto de Estoril (2022);
- Aberto de Córdoba (2023);
- Aberto da Áustria (2023);
- Aberto de Winston-Salem (2023);
- Aberto do Rio (2024);
- Aberto do Chile (2024).
Vale destacar que o argentino também já foi vice-campeão do Aberto do Chile e do Aberto da Suécia, ambos em 2022. Além disso, a competição com mais valor que ele ganhou foi o Rio Open, que é um ATP 500.