Início » Tênis » Saiba quem é Markéta Vondroušová, campeã de Wimbledon em 2023

Saiba quem é Markéta Vondroušová, campeã de Wimbledon em 2023

Publicado em:

Última atualização:

Um dos principais nomes do tênis feminino atual, Markéta Vondroušová venceu grandes torneios ao longo da curta carreira que apresenta. No entanto, sua ascensão é ainda mais recente, tendo estabelecido algumas marcas após um título no principal torneio do esporte no Reino Unido. Por isso, nós preparamos um resumo sobre a carreira da atleta. Confira!

Quem é Markéta Vondroušová?

Markéta Vondroušová é uma tenista nascida na República Tcheca. Em 2023, a atleta foi campeã de Wimbledon, estabelecendo o seu melhor e maior desempenho em competições profissionais. Aliás, essa conquista a tornou a primeira mulher da história a vencer o torneio mesmo sem ser cabeça de chave. Além disso, deu a ela uma visibilidade muito maior e reconhecimento em várias esferas.

Início de carreira e primeiros sucessos

Aos 4 anos, Markéta Vondroušová começou a jogar tênis, bastante influenciada pelo pai, que praticava o esporte casualmente. Sua mãe foi ex-jogadora de vôlei, mas também teve um papel importante no desenvolvimento da filha. Quando criança, Vondroušová tentou a sorte em vários esportes, mas escolheu mesmo o tênis. Como resultado da escolha, ela rapidamente se destacou, tendo vencido torneios nacionais e internacionais.

Ascensão profissional

A carreira profissional de Markéta Vondroušová começou a decolar em 2017, quando ela venceu o modesto Ladies Open Biel Bienne com 17 anos. Aquele foi apenas o seu segundo evento de simples no Women’s Tennis Association Tour (WTA).

A conquista colocou a atleta no 100 do ranking oficial de tênis feminino antes mesmo de completar 18 anos. No entanto, ela enfrentou desafios por conta de lesões, sendo a principal uma lesão no cotovelo que a deixou de fora das competições em 2019.

Além do título de Wimbledon já citado, Markéta Vondroušová também já foi vice-campeã do Aberto da França de 2019, em que se tornou a primeira jovem adolescente a chegar a uma final de grand slam nos últimos dez anos. Ela ganhou ainda dois títulos no WTA Tour e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Estilo de jogo

O estilo de jogo de Markéta Vondroušová é caracterizado pela habilidade fácil no drop shot, além de uma variedade de golpes. A atleta desenvolveu um estilo criativo ao longo dos anos, mas, principalmente, após treinar com Jan Fuchs.

Além das características citadas anteriormente, Vondroušová é conhecida por um forehand com topspin e uma capacidade de construir pontos estratégicos.

Conquista histórica em Wimbledon

Em 2023, Markéta Vondroušová alcançou um marco histórico em Wimbledon. Durante seu caminho ao título, a atleta derrotou várias cabeças de chave, com vitórias sobre Peyton Stearns, Veronika Kudermetova e Donna Vekic. Na quarta rodada, ela superou a compatriota Marie Bouzkova.

Posteriormente, nas quartas de final, Markéta Vondroušová conseguiu uma vitória impressionante contra a quarta cabeça de chave, Jessica Pegula. O feito foi ainda maior, pois ela se recuperou de um revés em 4 a 1 no terceiro set. Como resultado da vitória, a atleta se tornou a terceira mulher a derrotar quatro cabeças de chave e chegar às semifinais do torneio.

Na semifinal, Markéta Vondroušová enfrentou Elina Svitolina, que havia se classificado via Wildcard para Wimbledon. Nessa fase, Vondroušová venceu seus sets de forma direta, avançando para a final do torneio, sendo a segunda final de grand slam.

Foi em 15 de julho de 2023, então, que Vondroušová fez história ao derrotar Ons Jabeur no último jogo. Além do feito de ser a primeira mulher não cabeça de chave a vencer a competição, ela se tornou ainda a campeã de Wimbledon na posição mais baixa no ranking (42º).

Markéta Vondroušová em 2024

Apesar da euforia de 2023, Markéta Vondroušová começou 2024 chamando pouca atenção. Entretanto, foi a sétima cabeça de chave no Aberto da Austrália, embora eliminada por Dayana Yastremska ainda na primeira rodada. Posteriormente, a atleta participou do Aberto do Catar, eliminada na segunda rodada.

Mais tarde, Markéta Vondroušová disputou a Porsche Tennis Grand Prix, uma quadra de saibro, e chegou até às semifinais como cabeça de chave número dois. Depois, foi a vez de disputar o Aberto de Madrid, na Espanha, e o Aberto de Roma, na Itália. Ela, então, seguiu para o Aberto da França, em que foi cabeça de chave de número cinco.