Início » Tênis » “La Navoneta”: conheça a trajetória de Mariano Navone

“La Navoneta”: conheça a trajetória de Mariano Navone

Publicado em:

Última atualização:

Apesar de jovem, Mariano Navone é um dos principais prospectos do tênis mundial. Com interesse no esporte com três anos de idade, além de uma carreira iniciada em 2018, o argentino tem sido comparado aos tenistas consagrados, tais como Diego Schwartzman, seu compatriota. Confira, então, um contexto sobre a trajetória de Navone pelas quadras!

Carreira de Mariano Navone

Mariano Navone é um tenista que tem chamado a atenção no cenário internacional. Nascido em 27 de fevereiro de 2001, em Buenos Aires, Argentina, ele se destacou no esporte desde muito jovem, inspirado por Novak Djokovic e David Nalbandian. Além disso, Navone começou a jogar tênis aos três anos, incentivado por sua família, também praticante do esporte. Logo de cara, o atleta se apaixonou por tênis. Assim, motivado pelo sucesso do treinador da seleção argentina de futebol, Lionel Scaloni, apelidado de “La Scaloneta”, surgiu o apelido “La Navoneta”.

Em 2021, Mariano Navone estreou em Challengers, uma série de torneios de tênis que ajuda na pontuação dos jogadores para o ranking. Na ocasião, o tenista disputou as edições de Buenos Aires e Montevidéu. Em casa, na Argentina, ele derrotou Thiago Seyboth Wild por 2 sets a 1 (3-6, 6-1 e 6-2) e perdeu para Martín Cuevas por 2 sets a 0 (6-7 e 5-7). No Uruguai, no entanto, acabou perdendo para Roberto Cid por 3 sets a 0 ().

Em 2021 disputou seus primeiros Challengers , estes foram Buenos Aires e Montevidéu , em seu país natal venceu Thiago Seyboth Wild na 32ª rodada por 3-6, 6-1, 6-2 e perdeu para Martín Cuevas por 6-7 e 5-7. No Uruguai não teve sorte e caiu na primeira rodada para o dominicano Roberto Cid por 2 sets a 1 (4-6, 6-3 e 7-6).

2023

Em 2023, Mariano Navone alcançou marcas importantes em sua carreira. Em primeiro lugar, o tenista começou a se destacar no circuito ATP Challenger, tendo conquistado alguns títulos. Por exemplo, ele venceu torneios em Poznan, Santa Fe (2x), Santa Cruz e Buenos Aires, acumulando um recorde de 40 vitórias e 18 derrotas na competição. Posteriormente, Navone entrou no Top 200.

Torneios ATP

Em 2024, Mariano Navone fez sua estreia em torneios ATP, começando como um wildcard no ATP 250 de Córdoba. Além disso, ele também se classificou para os torneios de Buenos Aires e Rio de Janeiro, onde obteve sua primeira vitória no ATP Tour em cima de Federico Coria. Posteriormente, no Rio Open, ele não apenas conquistou sua primeira vitória, mas também avançou para sua primeira final de ATP, perdendo para Sebastián Baez. Mais tarde, em abril, ele alcançou outra final no Bucharest Open, sendo derrotado por Marton Fucsovics.

Desempenho em Grand Slams

Mariano Navone competiu em todos os quatro Grand Slams em 2024. No Roland Garros por exemplo, ele alcançou a segunda rodada, mas foi eliminado na primeira rodada tanto em Wimbledon quanto no US Open. Estes torneios proporcionaram valiosa experiência e exposição no cenário mundial, ajudando a consolidar seu lugar entre os melhores jogadores do mundo.

Estilo de jogo

Mariano Navone já faz por merecer a atenção por seu estilo de jogo sólido e consistente. Aliás, o estilo é ainda mais especial por conta da mudança de postura em quadras de saibro. Ele tem grande habilidade para manter trocas longas de bola, além de ser mentalmente resiliente. Além disso, muitos comparam seu jogo ao de Diego Schwartzman e Alex de Minaur, ambos conhecidos por sua velocidade em quadra. Outro aspecto positivo sobre Mariano Navone é que ele tem um saque preciso, entretanto, é seu jogo de fundo de quadra que realmente se destaca.

Ranking

Em 10 de junho de 2024, Mariano Navone alcançou a 29ª posição no ranking simples da ATP. Tudo isso só foi possível devido ao seu desempenho em 2024, citado anteriormente. Aliás, suas atuações renderam uma vaga para seu primeiro Grand Slam, sendo logo de cara uma disputa de Roland Garros. Como resultado, ele agora é o primeiro tenista a ser cabeça de chave em sua estreia em uma competição principal do circuito de tênis desde 1973, quando o ranking foi criado.