O tênis de quadra tem marcado presença nas Olimpíadas desde 1988, nos Jogos Olímpicos de Seoul. É um esporte que vem ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo. Diante disso, entender as regras do tênis pode ser um desafio, mas não é impossível.
Apesar de o futebol ser o esporte favorito dos brasileiros, o tênis tem conquistado muitos fãs, especialmente após o sucesso do tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga. Além dele, ídolos internacionais como Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Serena Williams têm conquistado espaço e admiração das torcidas brasileiras.
Quais as regras do tênis?
Fique por dentro das principais regras do tênis e saiba como se joga esse esporte.
Sorteio
No tênis, o primeiro saque é definido por sorteio. O vencedor pode escolher entre começar sacando ou recebendo e o adversário escolhe o lado da quadra; ou o vencedor pode escolher o lado da quadra e o adversário decide se quer sacar ou receber. Além disso, é possível ceder a escolha ao competidor.
Início do jogo
O primeiro saque ocorre sempre do lado direito da quadra. Depois, o atleta saca do lado oposto, conforme a pontuação de cada um. Além disso, há um tempo limite: são 25 segundos para fazer o saque e, se passar desse tempo, há uma advertência. Passar do tempo mais uma vez resulta na perda de pontos.
Se lançar a bola para fora da área durante o saque, ocorre uma falta. Nesse caso, o jogador tem direito a sacar novamente. Se cometer um novo erro, o ponto é concedido ao adversário. No entanto, se a bola tocar a parte superior da rede e cair dentro da área, é permitido repetir o saque.
Também não se deve cometer erros conhecidos como “foot fault”, quando o jogador pisa no local errado ao sacar, ultrapassando a linha de saque com o pé. Assim, não é possível repetir o saque sem conceder um ponto ao adversário.
Pontuação e sets para a vitória
No tênis, a pontuação é marcada em 15, 30, 40 e game. Quando ambos os jogadores alcançam 40 pontos, ocorre o “deuce”. Dessa forma, para vencer o game, é necessário executar duas jogadas consecutivas vitoriosas, sendo a primeira chamada de “vantagem”.
Diante disso, a duração da partida pode ser de 3 sets ou 5 sets, sendo esta última opção reservada para torneios de Grand Slam. A vitória ocorrerá por placares como 2 sets a 0 ou 2 sets a 1 (3×0, 3×1 ou 3×2, no caso de 5 sets).
Cada set é conquistado ao vencer 6 games, se houver uma vantagem de 2 games sobre o adversário (6×0, 6×1, 6×2, 6×3 ou 6×4). Ademais, é possível vencer por 7×5, caso haja uma vantagem de 2 games.
Tiebreak
Quando o placar chega a um empate de 6 a 6, entra em cena o tiebreak, um game especial com regras próprias. Nele, os pontos são contados de forma direta, de 1 a 7. Para vencer o tiebreak e ganhar o set, o jogador precisa alcançar os 7 pontos, com uma diferença de 2 em relação ao adversário. Além disso, no tiebreak, há a alternância dos jogadores no saque a cada 2 pontos.
Faltas e advertências
Confira as regras do jogo de tênis sobre faltas:
- Se o jogador tocar a bola com o corpo, perde o ponto;
- Ao desrespeitar a área de saque, também perde o ponto;
- Se tocar a bola quando ela estiver no espaço aéreo do adversário, dará mais um ponto ao oponente;
- Ainda, se encostar na rede com a raquete ou o corpo durante o jogo, o ponto vai para o adversário.
Agora, veja exemplos de advertências no esporte:
- Quebrar a raquete é uma atitude que pode render uma advertência;
- Tentar distrair o adversário prejudica a forma que ele joga;
- Uma discussão com os árbitros também não é uma boa atitude.
Principais fundamentos e golpes nas regras do tênis
Além das regras, conheça os fundamentos do tênis relacionados aos golpes, ou seja, a forma que se atinge a bola com a raquete:
- Saque: primeiro movimento do jogo. Joga-se a bola para cima e acerta-se com a raquete acima da cabeça, para baixo;
- Slice: corte horizontal na bola com a raquete. O objetivo é desorientar ou quebrar o ritmo do adversário;
- Forehand ou direita: acerta-se a bola com a palma da mão virada para a frente. Para destros, é do lado direito; para canhotos, do lado esquerdo;
- Backhand: é o oposto do forehand, com a palma da mão virada para trás. Para destros, é do lado esquerdo; para canhotos, do lado direito;
- Smash: movimento de cima para baixo, parecido com o saque. Aproveita-se as bolas altas do adversário para dar uma pancada potente;
- Voleio: rebater a bola antes de ela quicar no chão. Geralmente, próximo à rede, enviando-a para o fundo da quadra do adversário.
Regras do tênis de duplas
Além do jogo básico um contra um, há o tênis de duplas (dois contra dois). Contudo, essas duas modalidades têm diferenças quando se fala sobre as regras do tênis.
No tênis de duplas, como o nome sugere, joga-se com um parceiro na mesma quadra; assim, deve haver maior elaboração das estratégias para conquistar pontos. Já no tênis simples, o atleta está sozinho na quadra e precisa lidar com todo o espaço por conta própria, o que pode ser mais desgastante fisicamente.
Outra diferença está no tamanho das quadras. Nas partidas de duplas, as medidas aumentam para 23,77 metros de comprimento por 10,97 metros de largura. Por fim, uma peculiaridade do tênis de duplas é que não há vantagem quando se faz duas jogadas consecutivas vitoriosas.