Início » Tênis » Ranking Feminino WTA: o que é e quais as melhores tenistas do mundo?

Ranking Feminino WTA: o que é e quais as melhores tenistas do mundo?

Publicado em:

Última atualização:

Quando se fala em Ranking feminino WTA, estamos nos referindo à classificação das melhores jogadoras de tênis do mundo. No entanto, a classificação segue os critérios da Women’s Tennis Association, que considera a pontuação de alguns torneios realizados ao longo do ano. Além da melhor jogadora, o ranking também mostra as melhores duplas, também de acordo com os critérios e as disputas escolhidas pela WTA.

Para entender um pouco melhor, a seguir está a definição sobre o ranking, os critérios da classificação, a primeira colocada no momento atual, as brasileiras bem colocadas e as dez melhores tenistas do mundo.

O que é o Ranking Feminino WTA?

Basicamente, o Ranking Feminino WTA é a classificação, seguindo os critérios da Women’s Tennis Association, das melhores jogadoras de tênis. O resultado da pontuação define a colocação de cada atleta, podendo ser utilizada não só para identificar a que teve o melhor desempenho, mas também para outros fins, como:

  • Definição das tenistas na WTA Finals;
  • Alocação das cabeças de chaves dos principais torneiros mundiais.

A primeira vez em que o ranking simples veio a público aconteceu em 1973. Já a classificação das duplas teve a sua primeira divulgação em 1976.

Qual a diferença do ranking ATP e WTA?

A principal diferença entre o Ranking ATP e o Ranking WTA está no circuito masculino ou feminino. Enquanto o ATP é o sistema de classificação dos jogadores do circuito masculino, o WTA é o equivalente para o circuito feminino. Ambos são administrados por suas respectivas associações.

Como a classificação é definida?

A classificação do Ranking Feminino WTA tem semelhanças com a do Ranking Masculino ATP. Entretanto, existem algumas diferenças, pois a quantidade de torneios femininos é menor. Em todo caso, a contagem dos pontos leva em consideração os 16 últimas disputas, quando se trata da categoria simples ou individual, e 11 nas duplas.

Entre as competições, existe a obrigatoriedade da disputa de quatro WTA 1000 e quatro Grand Slams. Além disso, o WTA Finals entra como ponto adicional, ou seja, as tenistas que participarem da competição podem aumentar ainda mais os pontos na classificação. Vale dizer também que a distribuição da quantidade de pontos depende do torneio e também da classificação.

Em outras palavras, quanto mais perto da conquista dos títulos, mais chances de assumir o topo da lista das melhores tenistas. Lembrando que as atualizações do ranking são semanais.

Existem brasileiras no Ranking Feminino WTA?

Entre as 200 tenistas, atualmente, no Ranking Feminino WTA, temos duas brasileiras representando o país. A primeira é Beatriz Haddad Maia, ocupando a 17ª posição, com um total de 2.554 pontos. A segunda tenista brasileira na lista é Laura Pigossi, na 129ª posição, com 583 pontos acumulados até o momento.

Quais são as 10 primeiras tenistas no Ranking Feminino WTA?

Antes de apresentar as dez primeiras tenistas no Ranking Feminino WTA, é necessário reforçar que a lista apresentada a seguir pode sofrer alterações semanais. Diante disso, o ideal é que se faça a consulta no site oficial da Women’s Tennis Association, caso o desejo seja se atualizar semanalmente. No entanto, os nomes a seguir já dão uma boa base das que estão apresentando um bom desempenho no ano.

PosiçãoJogadorPontuação
10ªBarbora Krejčíková3.214
Daria Kasatkina3.368
Emma Navarro3.589
Jessica Pegula4.705
Elena Rybakina5.171
Zheng Qinwen5.340
Jasmine Paolini5.344
Coco Gauff6.530
Iga Świątek8.370
JAryna Sabalenka9.416