O Roland Garros 2024 deve acontecer do dia 26 de maio até 09 de junho. Com isso, Rafael Nadal, atual recordista em número de vezes que foi campeão, busca conquistar mais um título.
O campeonato parisiense que faz parte do Grand Slam de Tênis iniciou em 1891, ou seja, há mais de cem anos. De lá para cá, o espanhol Rafael Nadal, simplesmente um dos maiores tenistas do mundo, venceu 14 vezes na modalidade simples.
Sendo assim, está à frente de Max Decugis (oito títulos) e de Björn Borg (seis títulos). Além disso, após a vitória do US Open em 2010, o astro entrou para o grupo seleto de tenistas que venceram todos os Grand Slams.
Quantas vezes Nadal foi campeão em Roland Garros?
A primeira vez que Rafael Nadal venceu o Torneio de Ronald Garros foi em 2005, quando derrotou Mariano Puerta, sendo esta a sua primeira vitória em um dos quatro campeonatos do Grand Slam. Além desta, as três próximas (2006, 2007 e 2008) ocorreram no campeonato francês, ambas com vitórias contra o sueco Roger Federer.
Depois disso, voltou a vencer em 2010 contra Robin Söderling; em 2011, novamente contra Roger Federer; em 2012, contra o gigante Novak Djokovic; e em 2013, contra o outro tenista espanhol, David Ferrer.
Porém, sua vitória em 2014 contra Djokovic novamente marcou o fim de seus cinco títulos consecutivos. Após isso, Rafael Nadal só voltou a vencer em 2017, desta vez contra Stan Wawrinka. Em 2018, foi novamente campeão contra Dominic Thiem.
Em 2019, Nadal conquistou o título novamente contra Dominic. Já em 2020, venceu mais uma vez Djokovic. Por fim, seu último título até então foi em 2022 contra Casper Ruud.
Contudo, foi com esta última vitória que Nadal ergueu o 14º troféu de Roland Garros e deu ao atleta seu 22º título de Grand Slam, sendo o primeiro tenista masculino a alcançar tal marca. Porém, foi ultrapassado após Djokovic conquistar seu 23º título com o último Roland Garros.
Quais recordes Rafael Nadal bateu no torneio?
Em primeiro lugar, seu apelido de “Rei do Saibro”, por ser o maior jogador da história do tênis neste tipo de superfície, se dá também pelo número de suas conquistas no Roland Garros, que conta com o piso saibro nas quadras. Também é o maior vencedor em quadras de saibro no geral, com 63 títulos.
Ainda no saibro, o atleta é o tenista com maior número de vitórias consecutivas sobre a superfície (81), sendo também o único a conquistar o “Grand Slam do Saibro”, que inclui o Master de Monte Carlo, o Master de Roma, o Master de Madrid e o próprio Roland Garros na mesma temporada (2010).
Além disso, Nadal foi o único tenista a vencer cinco vezes consecutivas o Roland Garros e o segundo, depois de Andre Agassi, a completar o Golden Slam — ato de vencer os quatro Grand Slams (Open dos Estados Unidos, Open da Austrália, Torneio de Roland Garros e Torneio de Wimbledon) e ganhar uma medalha de ouro olímpica.