Já com muita experiência no tênis, Ons Jabeur é uma tenista influente devido ao estilo de jogo e conquistas. Entretanto, ela se destaca ainda mais pelo orgulho ao povo árabe, uma vez que estabeleceu recordes importantes não só no tênis, bem como em qualquer outra modalidade feminina. Acompanhe a carreira dela!
Carreira de Ons Jabeur
Nascida na Túnisia em 1994, Ons Jabeur é uma tenista de muito renome atualmente. Sob influência da mãe, que jogava tênis por lazer, Ons decidiu seguir carreira no esporte e aos 12 anos se mudou de Ksar Hellal para Tunis. Lá, ela estudou no Lycée Sportif El Menzah, um colégio voltado ao desenvolvimento esportivo. Posteriormente, a jogadora foi para a Bélgica e para a França.
Como júnior, Ons Jabeur começou a carreira no US Open de 2009, tendo sido eliminada por Laura Robson. No ano seguinte, disputou o Roland Garros e chegou até a grande final, perdendo para Elina Svitolina. Em Wimbledon, ela alcançou as quartas de final simples e a semifinal em duplas, fazendo um duo com Monica Puig. Chegando outra vez ao US Open, Jabeur disputou a final em dupla com Yulia Putintseva, porém as duas perderam para Irina Khromacheva e Daria Gavrilova. Após a competição, a tenista árabe realizou uma cirurgia no pulso e ficou fora de combate por cinco meses.
Antes de se tornar profissional, Ons Jabeur ainda venceu o Roland Garros júnior de 2011. Para chegar à grande final, ela eliminou Daria Gavrilova nas quartas, Caroline Garcia nas semifinais e Monica Puig na final. Vale observar que exceto Caroline, todas as outras tenistas eram conhecidas de Jabeur, principalmente Puig. Como resultado do título, ela se tornou a primeira mulher norte-africana a vencer um torneio júnior em Grand Slams.
Circuito profissional
Em 2012, Ons Jabeur fez sua estreia no WTA (Women’s Tennis Association) com apenas 17 anos no Premier 5 Qatar Open, mas acabou perdendo para Virginie Razzano. Na semana seguinte, ela disputou a fase de qualificação para o Campeonato de Tênis de Dubai como wildcard. Em abril de 2013, jogando em Tunis, a tenista ganhou o título de ITF $25K. Posteriormente, ela foi ao Japão derrotar An-Sophie Mestach no US$50k e ao Azerbaijão na Baku Cup. Ela disputaria ainda as fases qualificatórias para Wimbledon e para o US Open, porém não avançaria.
Ons Jabeur participou dos principais eventos de Gram Slam em 2017: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Vale ressaltar que a tenista chegou ao Aberto da França como “lucky loser“, mas teve seu melhor desempenho chegando até a terceira rodada. Em julho do mesmo ano, ela entrou para o top 100 do ranking da ATP.
Em 2019, Ons Jabeur repetiu o feito de disputar os quatro Grand Slams. No entanto, a tenista acabou eliminada na primeira rodada dos três primeiros. Posteriormente, ela alcançou a terceira fase do US Open, tendo derrotado Caroline Garcia e Aliaksandra Sasnovich, mas sendo eliminada por Karolína Plisková. Dois anos depois, ela derrotaria Daria Kasatkina para ficar com o título do WTA Tour, em Birmingham Classic. Além disso, ao lado de Ellen Perez, elas perderam para Marie Bouzkova e Lucie Hradecka.
O desempenho de Ons Jabeur em 2022 foi significante, pois rendeu a ela o número dois no ranking da ATP. Ela foi cabeça-de-chave em alguns torneios e chegou longe em outros. No entanto, precisou desistir de competir no Eastbourne International com Serena Williams devido à uma lesão no joelho. Em 2023, Jabeur derrotou Belinda Bencic no WTA 500 Credit One Charleston Open, conquistando o quarto título de WTA na carreira.
Temporada 2024 de Ons Jabeur
Ons Jabeur começou a temporada de 2024 diretamente na disputa do Australian Open. A tenista eliminou Yulia Starodubtseva na primeira rodada, porém perdeu para Mirra Andreeva, jovem russa de 16 anos. Posteriormente, ela jogou no Abu Dhabi Open, mas perdeu para a brasileira Beatriz Haddad Maia. Depois, já em Doha, a jogadora perderia para Lesia Tsurenko. Recentemente, a árabe esteve no Roland Garros, tendo chegado às semifinais e perdido para Coco Gauff. Atualmente, Jabeur é a 16ª colocada no ranking com 2631 pontos.