Início » Tênis » Nicolás Jarry: história, estatísticas, títulos e mais sobre o tenista chileno

Nicolás Jarry: história, estatísticas, títulos e mais sobre o tenista chileno

Publicado em:

Última atualização:

Você conhece Nicolás Jarry? Ele é um tenista chileno que faz parte do circuito masculino profissional e tem vivido os melhores momentos de sua carreira nos últimos anos.

Após um início brilhante, uma suspensão por doping e um retorno extraordinário, Jarry é um dos grandes nomes do tênis profissional. Acompanhe a leitura para conhecer a trajetória do atleta, as estatísticas, os títulos e mais!

Trajetória profissional

Nicolás Jarry tem uma trajetória inspiradora no mundo do tênis, com sua carreira ganhando destaque após seu período atuando como júnior. 

Isto é, a carreira profissional de Jarry iniciou em 2013, quando o chileno chegou à final das duplas juvenis do torneio de Roland Garros, ao lado de Cristian Garín. Apesar de não conquistar o título no torneio, foi o começo de uma história de muitas conquistas para o atleta. 

Inclusive, ele terminou o ano de 2013 como o número 18 no ranking mundial juvenil. Com o decorrer dos anos, ele tem crescido muito no circuito masculino profissional e consagrou seu nome como uma das maiores promessas do esporte nos últimos tempos.

A transição de Nicolás Jarry do juvenil para a chave principal começou com sua estreia no ATP no Ecuador Open Quito de 2015. Inclusive, foi lá que conquistou sua primeira vitória em partidas profissionais. Ao final de 2016, o jogador já havia conquistado três títulos de ITF Futures no Chile. 

Por sua vez, o ano de 2017 foi excelente para a carreira de Nicolás Jarry. Nesse sentido, ele faturou três títulos Challenger e ainda estreou nas chaves principais de nível Grand Slam — no Roland Garros e Wimbledon. 

Dessa maneira, o jovem atleta pulou para o TOP 100 do ranking ATP, o que abriu portas para conquistas ainda mais significativas em sua carreira.

Posteriormente, em 2018, Nicolás Jarry continuou sua ascensão no circuito profissional, conquistando sua primeira final de ATP e seu primeiro título de duplas ATP. Como resultado, ingressou para o TOP 40 do ranking. 

Além disso, a temporada daquele ano também incluiu mais algumas conquistas para o currículo do chileno. Isto é, uma vitória sobre o cabeça de chave número 1, Dominic Thiem, no German Open, e a conquista de uma vaga na terceira rodada do Shanghai Masters.

Suspensão por doping e retorno às quadras 

Durante a Copa Davis, no final de 2019, Jarry testou positivo para ligandrol e o esteroide estanozolol. Por esse motivo, foi suspenso provisoriamente em 14 de janeiro de 2020. Contudo, Jarry negou ter usado as substâncias.

Posteriormente, a ITF declarou que Nicolás Jarry “não teve culpa significativa ou negligência em relação à sua violação”. Logo, a suspensão expirou em 15 de novembro de 2020 e o atleta retornou ao circuito.

De volta para a temporada de 2021, Jarry retomou sem ranking após cumprir suspensão e no final do ano já estava próximo do TOP 150. Isso é recuperar o tempo perdido, não é?

Em agosto de 2022, Jarry participou do US Open, mas perdeu para o italiano Matteo Berrettini na segunda rodada, em sets diretos com parciais de 6-2, 6-3 e 6-3.

Contudo, o tenista chileno viveu em 2023 o que chamam de “a melhor temporada da carreira”. Dessa forma, ele embolsou dois títulos de ATP e alcançou o TOP 20 do ranking pela primeira vez. 

Depois de começar o ano como o número 152 do mundo, ele chegou a ocupar a 19ª colocação no ranking, sua melhor marca até o momento. 

Ainda em 2023, Nicolás Jarry chegou até a quarta rodada em Roland Garros, marcando sua melhor performance em torneios de Grand Slam. Além disso, ele também chegou à terceira rodada em Wimbledon e no US Open.

Momento atual de Nicolás Jarry

Pela primeira vez em 16 anos, o Chile contou com um representante na final de um Masters 1000 ao ter Nicolás Jarry na final do Rome Masters 2024.

Antes dele, Fernando Gonzales havia sido o último chileno a alcançar o marco, no ano de 2007. Na semifinal do torneio, Jarry superou o norte-americano Tommy Paul, número 16º do ranking, por 6/3, 6/7 (3-7) e 6/3 em 2h45 de partida.

Nesse sentido, Jarry disputou a sétima final da carreira e a segunda na temporada, ao ter ficado com o vice-campeonato em Buenos Aires pouco antes. 

Durante o torneio, o chileno teve um excelente desempenho, vencendo Matteo Arnaldi por 6-2, 7-6 na segunda rodada. Após, derrotou Stefano Napolitano por 6-2, 4-6, 6-4 na terceira rodada e Alexandre Muller por 7-5, 6-3 na quarta.

Nas quartas de final, eliminou o sexto cabeça de chave, Stefanos Tsitsipas, em um resultado de 3-6, 7-5, 6-4. Em sequência, Jarry saiu vitorioso novamente contra Tommy Paul, que caiu em três sets e avançou para a final. 

Entretanto, Jarry foi derrotado na final por Alexander Zverev, número 5 do mundo e campeão do torneio em 2017, com parciais de 6-4, 7-5.

Por sua vez, o chileno ficou em 16º lugar no ranking ATP PIF, o melhor de sua carreira até agora.

Títulos de Jarry

Ao todo, Nicolás Jarry conquistou três títulos de ATP em sua carreira. O chileno venceu seu primeiro título no Swedish Open em Bastad em 2019. Recentemente, em 2023, ele adicionou mais dois troféus à sua prateleira, conquistando o Chile Open em seu país natal e o Geneva Open.