Somando 14 títulos ao longo dos anos de disputa em Roland Garros, o jogador espanhol Rafael Nadal foi eliminado da edição de 2024 em uma partida histórica, recebendo aplausos de pé de toda a torcida e demais tenistas presentes. Todavia, ao contrário do que muitos pensavam, o adeus durante a partida Nadal x Zverev parece não se tratar de uma despedida definitiva das quadras do torneio.
O marcante jogo entre Nadal x Zverev
Embora tenha ficado de fora do Roland Garros 2023 por conta de algumas lesões, Nadal segue no pódio de maior vencedor da história do torneio. Com quase 38 anos de idade, sua primeira rodada no torneio desse ano foi contra o alemão Alexander Zverev. O resultado final foi uma eliminação precoce, por 3 sets a 0. As parciais foram: 6/3, 7/6 e 6/3. Enquanto muito se especula sobre a aposentadoria do jogador, suas declarações pós-jogo deixaram abertas as possibilidades de um retorno em 2025.
Com as arquibancadas cheias, a partida entre Nadal x Zverev teve como espectadores grandes nomes do tênis, como Iga Swiatek e Novak Djokovic, atuais número 1 no ranking mundial feminino e masculino, respectivamente. A expectativa para assistir de perto a volta de Nadal às quadras era enorme. Ao final do jogo, o atleta foi ovacionado por todos os presentes.
Os últimos dois anos não foram fáceis para o jogador, que focava em se recuperar das lesões ocorridas. Em 2022m Nadal levou o seu 14º prêmio de Roland Garros. Com a despedida antecipada desse ano, o foco agora é o retorno para os Jogos Olímpicos de Paris.
As jogadas
Ficou claro desde o primeiro instante em quadra que os holofotes de Nadal x Zverev eram todos para o espanhol. A cada ponto marcado por Nadal, ouvia-se a comemoração da plateia, como se estivessem diante de um verdadeiro gol. Durante a transição do segundo para o terceiro set, quando quebrou os saques de Zverev por duas vezes, a torcida celebrou como se fosse um título.
O início da partida não foi fácil para o atleta. Zerando o primeiro game e lidando com as jogadas precisas e ágeis do seu adversário, que não deixava brechas para nenhum acerto seu. O alemão assumiu o controle do jogo e, quebrando o serviço de Nadal, teve o primeiro set ganho, com o resultado de 6 a 3.
Mas nem assim a torcida deixava de lado seu apoio ao Rei do Saibro, que retornou no segundo set mais atento aos encaixes de cada um dos seus movimentos. Durante o quinto game de Nadal x Zverev, Nadal teve o seu melhor momento no jogo, quebrando o serviço de Zverev e ficando à frente no placar, vibrando em conjunto com sua torcida.
Momentos finais
Ainda que seu condicionamento físico não permitisse o melhor desempenho, Rafael Nadal, durante o segundo set, encaixou um ace, algumas paralelas e cruzados. Porém, teve seu saque quebrado, indo assim para um tie-break, onde Zverev mostrou que não ia facilitar as coisas, fechando o set com 7 a 6, e um 7/5 no tie-break.
Já no terceiro set, Nadal iniciou marcando uma diferença de 2 games a 0. No entanto, o jogador alemão virou o jogo muito rapidamente, o que não impediu, entretanto, que demonstrasse sua genialidade em quadra, entregando um voleio incrível. No final, Zverev fechou o set com 6 a 3.
A plateia, no entanto, parecia não se importar com resultados durante a clássica partida entre Nadal x Zverev, e sim com a oportunidade de serem brindados com o retorno do espanhol, expondo toda a sua maestria em Roland Garros e mostrando a todos porque segue com o título de maior campeão da história do evento.