Jovem sensação no tênis, Mirra Andreeva é irmã da também tenista profissional Erika Andreeva. Atualmente, com apenas 17 anos, a atleta possui a melhor classificação da sua carreira no ranking feminino simples WTA em 23º lugar, além de 106º nas duplas.
Andreeva chocou o mundo recentemente quando venceu Aryna Sabalenka, atual número três no ranking, nas quartas de final de Roland Garros, torneio disputado em Paris, na França, e que faz parte do Grand Slam.
A atleta aproveitou-se das dores físicas de Aryna e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 6/7, 6/4 e 6/4 no que foram quase duas horas e meia de partida na Philippe-Chatrier, a quadra principal do Aberto da França.
Desse modo, tornou-se a tenista mais jovem a se classificar para uma semifinal de um Grand Slam desde 1997, quando Martina Hingis venceu o US Open. Contudo, essa é apenas uma fração da história da tenista revelação que está apenas no começo do que promete ser um fenômeno no esporte.
História de Mirra Andreeva no tênis
Assim como sua irmã, Érika, Mirra Andreeva nasceu em Krasnoyarsk, Rússia, e começou sua jornada no tênis aos 6 anos de idade em Sochi. Em 2022, aos 14 anos de idade, mudaram-se para Cannes, na França, onde começaram a treinar com grandes técnicos franceses. Desse modo, Mirra deu início em sua carreira profissional no circuito ITF, com uma breve aparição no WTA 250 de Monastir.
Depois disso, em 2023, destacou-se ao ser vice-campeã juvenil do Australian Open e alcançou o top 300 do ranking mundial. Então, fez sua estreia nos outros Grand Slams principais em Roland Garros, Wimbledon e US Open e terminou o ano na 46ª posição do ranking com o título de revelação do ano pela WTA.
Ainda nesta temporada, sua jornada de ascensão continuou a todo vapor e chegou a alcançar o 38º lugar, sendo a tenista mais jovem de todo o top 100. Andreeva também se destacou por alcançar as oitavas de final em Wimbledon e até às semifinais de Roland Garros, sendo a mais jovem desde Hingis em 1997 a realizar o feito.
Outro ponto de destaque em sua carreira foi quando derrotou Sabalenka, sua primeira vitória sobre uma top 5 mundial, além de outras vitórias notáveis contra Jabeur e Vondrousova em outros torneios.
Atualmente, a treinadora de Mirra é Conchita Martínez e a atleta já acumulou diversos prêmios significativos. No entanto, é preciso lembrar que esse é apenas o início de sua história como uma das grandes promessas do tênis mundial e, portanto, a jovem tenista ainda tem muita história para escrever.
Estatísticas
Até o presente momento na temporada de 2024, as estatísticas de Mirra Andreeva no tênis apontam um total de 27 partidas em que acumula 70 aces e venceu 66.1% dos jogos de serviço.
Inclusive, seus pontos de primeiro serviço ganhos são 64.1% e os de segundo serviço 45.9%. Andreeva enfrentou 271 games de serviço, salvando 49.5% dos break points e ganhando 57.4% dos pontos.
Por fim, no retorno, ela venceu 43.8% dos games, com 42.1% dos pontos no primeiro saque do oponente e 54.8% no segundo. Ela converteu 51.7% das oportunidades de breakpoints.