Início » Tênis » Lorenzo Musetti: conheça a carreira do tenista italiano de 22 anos

Lorenzo Musetti: conheça a carreira do tenista italiano de 22 anos

Publicado em:

Última atualização:

A Itália está muito bem representada no tênis. Lorenzo Musetti tem apenas 22 anos, mas é considerado um dos principais nomes da sua geração.

Foi coroado o campeão júnior do Australian Open em 2019, conquistou dois títulos e venceu grandes atletas do esporte, como Novak Djokovic, o atual número um do mundo. Então, conheça a trajetória do esportista.

Lorenzo sabe como trabalhar sob pressão durante o Grand Slam, mas em 2024 terá um complexo desafio pela frente: os primeiros Jogos Olímpicos da sua carreira. Em Paris 2024, o tenista é a esperança dos italianos para a medalha de ouro.

Carreira de Lorenzo Musetti

Futebol, basquete, vôlei e, claro, o tênis: esses são alguns dos esportes mais populares na Itália. Desde cedo, altos investimentos são direcionados para atletas do país em todas as modalidades. Subir ao lugar mais alto do pódio olímpico não é o objetivo principal, mas sim oferecer a oportunidade de competirem em campeonatos importantes todos os anos.

Os italianos estão presentes cada vez mais nos quatro Grand Slam da temporada: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open, os mais importantes torneios do tênis.

Lorenzo Musetti nasceu em Carrara, comuna italiana da região da Toscana. Começou a jogar tênis aos 4 anos, mas rapidamente passou a fazer parte da ATP, a Associação de Tenistas Profissionais. Apelidado “Muse” por familiares e amigos, o atleta já confessou que, se não fosse tenista, gostaria de ser ator, com admiração à Al Pacino. O filme favorito de Lorenzo é John Wick, e o super-herói que mais gosta é o Batman.

Seu ídolo no esporte é o suíço Roger Federer, vencedor de 20 Grand Slam. Por outro lado, o jovem diz que o avô é o seu herói. Ademais, a superfície de que mais gosta é o saibro, enquanto Wimbledon é o torneio que mais gosta de jogar.

Dados do tenista

Lorenzo ocupa a 25ª posição no ranking mundial de tênis, com 1,620 pontos. Mas, lembre-se: a classificação ATP pode mudar várias vezes no mês, principalmente enquanto um campeonato está acontecendo na temporada. Isso significa que, até o fim do ano, o tenista pode subir ou descer, tudo vai depender dos resultados em quadra.

Em sua carreira, Lorenzo coleciona 110 vitórias e 100 derrotas. Com a combinação do simples e em duplas, o atleta já faturou US$ 6.023.724 em premiações.

O italiano disputou a sua primeira partida oficial em 24 de julho de 2017, no Italy F23, torneio que integra o circuito da Federação Internacional de Tênis (ITF). Lorenzo perdeu para Christian Lindell por 2 sets a 0, na primeira rodada, mas adquiriu experiência.

Lorenzo já venceu grandes nomes do tênis, como Carlos Alcaraz, Matteo Berrettini, Taylor Fritz, Daniel Evans, Cameron Norrie, Casper Ruud e Novak Djokovic. A vitória contra o sérvio aconteceu em abril de 2023, no ATP Masters 1000 em Monte Carlo, Monaco, por 6/4, 5/7 e 4/6.

Em 2022, Lorenzo conquistou dois títulos: o Hamburg ATP 500 contra Alcaraz, e o Naples ATP 250, contra Matteo Berrettini. Outro triunfo importante é o triunfo no simples masculino júnior no Australian Open 2019.

Confira, então, os principais dados sobre o tenista:

Lorenzo Musetti

  • 110 vitórias
  • 100 derrotas
  • 2 títulos (Naples ATP 250 e Hamburg European Open em 2022)
  • 25º lugar no ranking (1,620 pontos)
  • Melhor posição no ranking: 15º (26 de junho de 2023)