O tênis revela novos talentos todos os dias. Os jovens levam equilíbrio para as competições de elite e, muitas vezes, desbancam as grandes estrelas da modalidade. Linda Nosková é a tenista prodígio da atual geração. A tcheca de 19 anos já derrotou Iga Swiatek, número um do mundo, além de contabilizar participações nos quatro Grand Slam.
Em 2024, vai representar a República Tcheca nas Olimpíadas de Paris ao lado de Karolina Muchova, Barbora Krejcikova e Marketa Vondrousova.
Carreira de Linda Nosková
A tenista de 1,80 passou de zebra para revelação. Depois que venceu Iga na terceira rodada do Australian Open em 2024, Linda Nosková viu a sua carreira decolar mundo afora. A tcheca também entrou para a história depois que, em quase 15 anos, uma adolescente superou a primeira colocada do ranking em um Grand Slam.
Estreou em eliminatórias no WTA de Praga em 2020. No ano seguinte, Linda venceu o individual feminino em Roland Garros na categoria júnior. A garota assegurou também a classificação em diferentes competições nacionais e internacionais.
Em 2023, a atleta foi nomeada para o prêmio de jogadora que mais evoluiu na temporada, mas perdeu para Mirra Andreeva, outra adolescente que tem anotado bons números.
Seu jogo é agressivo e o saque é perfeito, com destaque para o forehand e backhand.
De acordo com o site oficial da WTA, a grande inspiração da tenista é Serena Williams. Ela gosta de ouvir Maneskin, Lil Nas X e Lizzo e também gosta de nadar, correr e passar tempo com os animas de estimação.
Estatísticas da tenista
Linda é a atual número 26 do mundo. Não tem títulos, mas já venceu 137 duelos e perdeu somente 68 na carreira. A boa posição no ranking da WTA, órgão responsável pelo tênis profissional feminino, é o reflexo da disciplina e talento excepcional da jovem. Cada vitória é importante para posicionar a tenista na parte de cima da classificação mundial.
O currículo da tcheca não mostra troféus, mas traz a vitória contra Iga Swiatek, além de confrontos equilibrados contra Emma Raducanu e Elena Rybakina.
Apesar da pouca idade, Linda já entrou em quadra nos quatro Grand Slam. A única participação da tenista no Australian Open foi em 2024, quando chegou às quartas de final, mas perdeu para a ucraniana Dayana Yastremska.
Em Roland Garros, estreou em 2022, mas não passou da primeira fase. Participou também em 2023 e 2024, eliminada na segunda rodada em ambas as edições. Teve uma breve participação em Wimbledon em 2023, eliminada na primeira rodada. Por fim, no US Open, esteve presente em 2022 e 2023, novamente sem sucesso.
Linda ainda não conquistou taças, mas já disputou finais do simples nos abertos de Praga e Adelaide em 2023; e em duplas no WTA de Abu Dhabi em 2024, ao lado de Heather Watson.
Dados de Linda Nosková:
- 26º lugar no ranking WTA – 1.775 pontos;
- 137 vitórias;
- 68 derrotas;
- Nenhum título;
- Premiação total em competições: US$ 1.888.960;
- Posição mais alta no ranking: 26º;
- Melhor resultado do Australian Open: quartas de final;
- Melhor campanha de Roland Garros: segunda rodada;
- Melhor campanha de Wimbledon: primeira rodada;
- Melhor resultado no US Open: segunda rodada.