Início » Tênis » Entenda quem é a tenista Katerina Siniakova

Entenda quem é a tenista Katerina Siniakova

Publicado em:

Última atualização:

O leste europeu é responsável por produzir uma boa parte de tenistas que estão no circuito, tanto na ATP quanto na WTA. Com um estilo de jogo mais agressivo e menos “estético”, vários deles acabam por ter sucesso durante a sua carreira. No caso do feminino, Maria Sharapova e Aryna Sabalenka, por exemplo, são duas das principais tenistas desse século que vieram do Leste da Europa. Isso nos leva à Katerina Siniakova, que também possui uma carreira respeitável na modalidade.

Caso tenha interesse, leia o texto a seguir para descobrir mais informações sobre ela. Vamos explorar o início da sua carreira e as performances dela no circuito.

O começo de Katerina Siniakova

Katerina Siniakova nasceu na cidade de Hradec Kralove, na República Tcheca, em 1996.

Assim como a maioria dos tenistas, começou a praticar tênis desde muito pequena, mais especificamente aos 3 anos de idade. Algo facilitado pelo fato de sua família estar ligada ao esporte. Seu irmão mais novo também é um tenista no circuito masculino e o pai, seu técnico atual, é um ex-boxeador.

No circuito da ITF, em 2012, deu seus primeiros passos na vida de atleta e conseguiu resultados bastante promissores no planeta. Aliás, ficou na segunda colocação no ranking da Federação em dezembro daquele ano.

Todavia, a partir de 2013 foi que Katerina Siniakova passou a ter resultados excelentes na sua especialidade: as duplas. Junto com sua parceira Barbora Krejcikova, conquistou as duplas em três Majors na categoria júnior: Wimbledon, Roland Garros e US Open.

Carreira na WTA

Em 2013 também foi o início de Katerina Siniakova no circuito da WTA no qualificatório para o Aberto de Miami. Já em 2014 participou do seu primeiro Grand Slam, o Australian Open. Isso tudo com menos de 20 anos.

Todavia, por mais que ela não demorasse para se estabelecer como uma jogadora ranqueada, sua introdução ao Top 50 foi somente em 2016. Tanto nas duplas quanto no individual, foi o ano que passou a realmente ter destaque no Tour.

Nas chaves de simples, encontrou mais dificuldade e, até os dias atuais, conquistou apenas cinco títulos ao todo, os principais com o valor máximo de WTA 250.

Já nas duplas é uma das principais jogadoras do mundo e certamente entrará na história. Levantou, no geral, 24 troféus, incluindo vários eventos de Grand Slam e até mesmo uma medalha de ouro olímpica.

Performance em Majors nas duplas

Falando em Grand Slams, Siniakova tem alguns dos resultados mais expressivos nas duplas que você poderá encontrar. A tcheca simplesmente ganhou todos os principais torneios ao menos uma vez na carreira:

  • 3 Roland Garros (2018, 2021 e 2024);
  • 2 Wimbledon (2018 e 2022);
  • 2 Australian Open (2022 e 2023);
  • 1 US Open (2022).

Dessa forma, caso ela conquiste mais um Aberto dos Estados Unidos, Katerina Siniakova será uma das poucas atletas a vencer todos os eventos mais de uma vez. Vale destacar que ela tem apenas 28 anos e, portanto, ainda há bastante tempo para conseguir esse feito e aumentar sua lista.