Representando a Austrália, Jordan Thompson é um dos principais nomes do tênis no país atualmente. Aos 30 anos, ele já participou de diversos torneios. A seguir, entenda quais são os principais resultados de Jordan e qual foi sua trajetória para chegar até aqui. Além disso, confira qual é seu lugar no ranking ATP atualmente.
Como Jordan Thompson começou no tênis?
Jordan começou sua carreira no tênis jovem, mas o ponto alto que o destacou aconteceu em 2012. Foi nesse ano que Thompson fez parceria com o australiano Nick Kyrgios para chegar à final de duplas. Thompson alcançou a posição de número 18 no ranking mundial combinado em outubro de 2012, com recorde de 82 vitórias e 38 derrotas no simples.
Foi após 2012 que ele começou sua carreira profissional oficialmente. Thompson fez sua estreia no circuito profissional nas qualificatórias do Apia International Sydney, mas acabou perdendo para o número 81 do mundo. Depois, ele recebeu um wildcard e venceu sua primeira partida profissional nas qualificações do Australian Open de 2013 contra Nicolas Renavand.
No entanto, ele perdeu na segunda rodada contra Ryan Sweeting. Já em 2014, o tenista australiano entrou nas qualificações do Brisbane International, nas quais foi derrotado por Tatsuma Ito na primeira rodada. Após isso, foi anunciado como jogador reserva na equipe australiana da Copa Davis de 2014.
Em maio, Thompson chegou à semifinal do China International Challenger e isso aumentou seu melhor ranking para 277. Além disso, foi nesse ano que ele chegou à sua primeira final de Challenger, mas perdeu para Hyeon Chung em Bangkok.
2016: sua chegada ao Top 100
Em 1º de maio de 2016, Thompson conquistou o maior título de sua carreira no Kunming Open de 2016, levando-o ao top 100 do ranking pela primeira vez. Após isso, ele também esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2016, mas perdeu na primeira rodada para Kyle Edmund.
Depois disso, o ano não foi o melhor para Thompson. Ele teve diversas derrotas, porém em outubro as coisas começaram a melhorar. Foi quando ele venceu seu terceiro e quarto título de Challenger do ano no Vietnã e em Traralgon. Com isso, ele terminou o ano em 79° lugar do ranking ATP.
Quais são as estatísticas atuais de Jordan Thompson?
O jogador australiano segue sua carreira com ótimos resultados. Em 2019, ele fez sua primeira final da ATP e, no ano de 2024, é considerado o segundo lugar na Austrália. Porém, no ranking geral, Jordan Thompson está no 40° lugar. Seu recorde foi o 32º lugar, em fevereiro de 2024.
Além disso, ele conta com 1 título solo e um total de 4 títulos na categoria de duplas, tendo 5 títulos em sua carreira no total. Sua última partida foi no dia 3 de julho contra o americano Brandon Nakashima, em que Jordan saiu vitorioso. Ele também venceu uma partida no dia 1 de julho contra Pavel Kotov.
No geral, as últimas estatísticas de Jordan Thompson demonstram que ele é um dos principais nomes que podem chegar às finais da ATP neste ano.