Início » Tênis » Conheça a tenista italiana Jasmine Paolini, finalista em Roland Garros 2024

Conheça a tenista italiana Jasmine Paolini, finalista em Roland Garros 2024

Publicado em:

Última atualização:

Jasmine Paolini está no ápice da carreira. Atual número 7 do mundo, a italiana disputou a final do simples e duplas femininas em Roland Garros 2024, mas perdeu as duas. Apesar do resultado, a tenista de 28 anos vem ganhando cada vez mais projeção no cenário internacional por seu talento, o domínio no saibro e a técnica eficaz.

Ainda em 2024, Jasmine também alcançou pela primeira vez a semifinal em Wimbledon. A atleta nunca havia passado da segunda fase em um torneio de Grand Slam.

Carreira de Jasmine Paolini

Jasmine nasceu em Castelnuovo di Garfagnana, comuna italiana da região da Toscana. Começou a jogar tênis aos cinco anos como diversão, mas o amor ao esporte fez com que a jovem fizesse da modalidade a sua profissão. O pai de Jasmine é italiano, enquanto a mãe é descendente de ganenses e poloneses.

Estreou profissionalmente no Circuito ITF na Itália, em 2011. Ademais, sua primeira eliminatória foi o WTA em Roma, em 2015, e a primeira taça foi o aberto de Locri.

A jovem entrou para o TOP 50 do tênis em 2021, após conquistar o aberto de Zavarovalnica Sava Portoroz. Pouco a pouco, a atleta conseguia mostrar todo o potencial e o notável progresso.

Posteriormente, em 2023, alcançou a 30ª posição do ranking, até chegar ao TOP 10 com a participação nas finais de Roland Garros.

Em seu perfil no site oficial da WTA, a tenista diz que Roger Federer é seu ídolo, o saibro é a superfície favorita e que a sua tacada predileta é o forehand. Além do italiano, Jasmine também fala inglês e polonês.

Final de Roland Garros em 2024

O ano de 2024 é o maior da carreira de Jasmine Paolini até aqui. A italiana disputou a final do simples e também de duplas femininas em Roland Garros, o segundo torneio Grand Slam da temporada. Perdeu os dois embates, mas ao mesmo foi recompensada com melhores posições e a experiência no circuito profissional.

Para chegar até a última fase no simples, Jasmine passou por Daria Saville, Hailey Baptiste, Bianca Andreescu, Elina Avanesyan, Elena Rybakina e Mirra Andreeva. Perdeu para Iga Świątek na final por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1.

Em duplas femininas, ao lado da italiana Sara Errani, a jovem deixou cinco equipes pelo caminho até alcançar a última partida. Por 2 sets a 0, Coco Gauff e Kateřina Siniaková ficaram com o troféu sob as parciais de 6/7 e 3/6.

Estatísticas da tenista

Atual número 7 do mundo, Jasmine Paolini contabiliza 383 vitórias e 268 derrotas na carreira, além de duas taças em campeonatos de elite. Mesmo com a pouca idade, a tenista de 1.63 m já participou de duas finais de Grand Slam.

A italiana já venceu Elena Rybakina, atual número quatro do ranking. Além disso, Jasmine deu trabalho para Iga Świątek.

A esportista participa dos quatro Grand Slam desde 2017. Entretanto, a tenista nunca havia passado da segunda fase. No total, são 25 triunfos e 29 derrotas, entre eliminatórias e fases oficias.

De acordo com as estatísticas da Federação Internacional de Tênis (ITF), a italiana tem melhores resultados no saibro, com 211 vitórias e 123 derrotas, com taxa de sucesso de 63%.

Por sua vez, no piso duro, Jasmine venceu 155 partidas e perdeu 127, enquanto, na grama, soma 12 triunfos e 14 derrotas. Em outras superfícies, os números são de cinco vitórias e quatro confrontos perdidos.

Jasmine tem dois troféus no simples: o WTA de Portoroz 2021 e o aberto de Dubai em 2024. Em duplas femininas, soma quatro conquistas: o WTA de Hamburgo 2021 (com Jil Teichmann); o Monastir em 2023 (ao lado de Sara Errani); e em Roma e em Linz (novamente com Errani) em 2024.

Dados de Jasmine Paolini:

  • 7º lugar no ranking WTA – 4.228 pontos;
  • 383 vitórias;
  • 268 derrotas;
  • 2 títulos;
  • Melhor posição no ranking: 7º;
  • Melhor resultado do Australian Open: oitavas de final;
  • Melhor campanha de Roland Garros: final;
  • Melhor campanha de Wimbledon: semifinal;
  • Melhor resultado no US Open: segunda rodada.