Início » Tênis » Jack Draper: conheça o tenista destro que joga com o braço esquerdo 

Jack Draper: conheça o tenista destro que joga com o braço esquerdo 

Publicado em:

Última atualização:

Apesar de ser uma pessoa destra, Jack Draper joga com a mão esquerda, portanto, executa o backhand como se fosse um segundo forehand, algo que definitivamente ajudou no sucesso da carreira do tenista britânico. 

O atleta nasceu em 22 de dezembro de 2001 e, atualmente, tem seu recorde no ranking simples masculino pela ATP em número 28, que alcançou recentemente no dia 1º de julho de 2024. Já no ranking das duplas, seu máximo foi em 477 que atingiu em 14 de fevereiro de 2022. 

Entre os principais marcos de sua carreira, Draper conquistou um título no ATP Tour no BOSS Open de 2024 em Stuttgart. Além disso, também venceu cinco títulos no ATP Challenger Tour e sete no ITF Tour. 

Antes disso, como júnior, o tenista foi vice-campeão em sua primeira e única final de Grand Slam no Wimbledon Championships de 2018 e, desse modo, terminou o ano com o pico do seu ranking no júnior como número 7 no mundo.

História de Jack Draper no Tênis

A fama de Jack Draper se deu principalmente pelo seu rápido crescimento em sua carreira como tenista profissional. O atleta estreou no ATP Tour de 2021 no Miami Open como convidado, mas teve de se retirar por motivos de saúde. 

Depois disso, no Queen’s Club Championships, conquistou sua maior vitória até então contra Jannik Sinner e alcançou as quartas de final, assim, tornando-se o jovem britânico mais novo a alcançar essa marca desde Andy Murray em 2006.

No circuito Challenger de 2022, Jack brilhou e conquistou quatro títulos consecutivos, o que o levou ao top 100 do ranking simples masculino mundial pela primeira vez. Além disso, também se destacou no Masters 1000 ao derrotar jogadores do topo como Stefanos Tsitsipas e Lorenzo Sonego, alcançando assim as quartas de final no Mutua Madrid Open. 

Naquele mesmo ano, fez sua estreia nos Grand Slams, e chegou à terceira rodada do US Open quando venceu Félix-Auger Aliassime. Também conseguiu se classificar para o Next Generation ATP Finals, sendo o primeiro britânico a conseguir esse feito. 

Em 2023 continuou tendo sucesso e atingiu o top 40 do ranking mundial e alcançou sua primeira final de ATP Tour no Sofia Open. Venceu então cinco títulos no circuito Challenger ao longo do ano, o que ajudou a consolidar sua posição entre os melhores do mundo. 

Por fim, em 2024, conquistou seu primeiro título de ATP Tour no BOSS Open em Stuttgart ao derrotar Matteo Berrettini na final, o que o levou a estrear no top 30 do ranking mundial, além de o tornar o número 1 britânico no ranking ATP masculino. 

Estatísticas

As estatísticas e números de Jack Draper no tênis profissional apontam 763 aces e 278 duplas faltas,  com 59% de primeiro serviço e 76% de pontos ganhos com o primeiro saque. Nos pontos de segundo serviço, obteve 51% de aproveitamento.

Draper enfrentou 542 break points, salvando 66%, e venceu 84% dos 1144 games de serviço, totalizando 66% dos pontos de serviço ganhos.

No retorno, ganhou 29% dos pontos de primeiro serviço e 52% dos de segundo, convertendo 42% dos 660 break points e vencendo 24% dos 1151 games de retorno, totalizando 37% dos pontos de retorno e 52% dos pontos totais.