Iga Świątek no Roland Garros é sinal de dominância nos últimos anos. Aos 23 anos, a polaca venceu seu quinto grande título do Grand Slam ao atropelar a italiana Jasmine Paolini, em partida de pouco mais de uma hora. A número 1 no ranking WTA chegou ao tetracampeonato no torneio da França e perdeu apenas um set ao longo de toda a competição.
Diante disso, a esportista já conta com 128 milhões acumulados em prêmios desde o início da carreira. Nesse sentido, para melhor compreensão, somente em 2024, a atleta já levou 23 milhões em prêmios com vitórias no Australian Open e no US Open. Além disso, a tenista fez história ao se tornar a primeira na modalidade feminina da geração 2000 a ultrapassar os R$ 100 milhões em conquistas.
Agora, a polaca tem o objetivo de alcançar os maiores campeões do torneio. Para isso, ela terá que superar o espanhol Rafael Nadal (14), a americana Chris Evert (7), a alemã Steffi Graf (6) e o sueco Björn Borg (6).
Quer saber mais sobre a partida final de Iga Świątek no Roland Garros e seu desempenho geral no torneio? Acompanhe a leitura e fique por dentro.
Iga Świątek no Roland Garros: Veja seu desempenho na final
Iga Świątek, campeã do torneio desde 2022, tem sido sinônimo de dinastia no Roland Garros. Em confronto contra a italiana Jasmine Paolini, número 15 no ranking mundial, a polaca é a segunda tenista mais jovem a chegar à quarta final no campeonato.
Sua adversária propôs um estilo de jogo mais ofensivo e a surpreendeu ao quebrar o saque no terceiro game. Entretanto, a polonesa reagiu rápido à estratégia e logo igualou o set. A partida teve 1 hora e 8 minutos de duração com parciais de 6/2 e 6/1. Esse foi o quarto troféu de Iga Świątek no Roland Garros, sendo o terceiro de forma consecutiva.
Vale destacar que, durante todo o torneio, a atleta não sofreu dificuldades em nenhuma de suas partidas. Desse modo, a atual melhor do mundo perdeu apenas um único set para a japonesa Osaka. No entanto, ela conseguiu se superar e virou o terceiro set, após estar perdendo por 4 a 0.
A ideia era de um confronto equilibrado contra a italiana, mas a atleta de 28 anos não conseguiu jogar de igual a igual na quadra. Isso porque a polaca não para de obter ótimos resultados desde sua estreia no profissional e igualou o recorde de mais títulos consecutivos do torneio.
Com isso, a esportista está, no momento, empatada com a belga Justine Henin, que foi campeã entre 2005 e 2007, e a iugoslava Monica Seles, que levou o troféu entre 1990 e 1992.
O título de Iga Świątek no Roland Garros continua a mostrar a força da atleta na quadra. Com uma sequência de 19 jogos sem perder, a polaca já conquistou a tríplice coroa nesse tipo de quadra no ano de 2024. Na temporada atual, Świątek já havia ficado com os títulos do WTA 1000 de Madrid e Roma.