Início » Tênis » História do Masters 1000 de Monte Carlo

História do Masters 1000 de Monte Carlo

Publicado em:

Última atualização:

A história do Masters 1000 de Monte Carlo é palco de grandes emoções. Afinal, desde 1897, o torneio do Tênis Masculino Mundial vem coroando os melhores tenistas do mundo.

Também conhecido como Rolex Monte-Carlo Masters, ele faz parte da classe de Masters 1000, o segundo nível mais importante da ATP. 

A 117ª edição do torneio, que é organizado no Monte Carlo Country Club, na França, está a todo vapor desde o último sábado (6) e vai até 14 de abril. O calendário é quase ininterrupto composto por duelos de gigantes do Tênis Masculino. 

Confira a história da competição, os grandes campeões e saiba como funciona, em detalhes,  a disputa por mais um título do Masters 1000 de Monte Carlo. 

História do Masters 1000 de Monte Carlo

O Rolex Monte-Carlo Masters é um evento que não apenas testemunhou a história do tênis, mas também ajudou a moldá-la.

Ele faz parte das competições Masters 1000 da ATP e acontece tradicionalmente na comuna francesa de Roquebrune-Cap-Martin, fronteira com Mônaco. Disputado em quadras de saibro, é o terceiro dos nove torneios do nível.

Desde sua criação em 1897, o torneio acontece anualmente e tem sido palco de partidas memoráveis e evolução técnica do esporte. 

Na história dele, tiveram dois hiatos nos quais a competição teve que ser pausada: nos anos da Segunda Guerra Mundial e, em 2020, durante a pandemia de COVID-19. 

Em 1969, o torneio se tornou aberto e em formato de uma semana corrida da ATP Champions Series. Ele foi unificado em 2009, sendo o único do Masters 1000 cuja participação é facultativa. Ainda assim, os melhores jogadores optam por participar do evento.

A Era dos Campeões

O retorno de Novak Djokovic está sendo o momento mais esperado dessa temporada. O tenista, que é o número 1 no ranking da ATP 2024, ficou de fora do Masters 1000 Miami e gerou grandes expectativas. 

Em 2013, Novak também foi único a derrotar o maior campeão da história do torneio, Rafael Nadal, que já venceu 11 títulos na competição.

Do lado deles, grandes ídolos do Tênis competem, como Jannik Sinner, o segundo colocado no ranking e atual campeão em Miami. Outra promessa para disputa de Tênis Masculino, era Carlos Alcaraz, o terceiro do ranking, mas o espanhol ficou de fora da disputa por restrições médicas. 

Como funciona o Masters 1000 Monte Carlo?

Na disputa, 56 competidores participam na categoria individual. Já no torneio qualificatório, 28 tenistas disputam um lugar entre as sete vagas disponíveis para a fase principal. No segmento de duplas, 28 duplas entram na disputa pelo título.

Tudo isso acontece em uma semana. A temporada de 2024 já está sendo disputada desde sábado, e vai até 14 de abril em rodadas intensas e quase consecutivas.

Com um aumento de cerca de 3% em relação ao ano anterior, o torneio vai pagar uma premiação total no valor de 6,4 milhões de euro, o equivalente a aproximadamente 33 mil reais, na cotação atual de euro para real. A premiação será dividida pelos vencedores de cada fase. Além do dinheiro, o toneiro dá 1.000 pontos no ranking para o vencedor.

Confira as fases da ATP Monte Carlo 2024

Chave Individual:

  • Etapa inicial do torneio qualificatório
  • Segunda rodada do torneio qualificatório
  • Primeira rodada da chave principal
  • Segunda etapa da chave principal 
  • Oitavas de final
  • Quartas de final
  • Penúltima fase (semifinal)
  • Disputa do título (final)

Chave de Pares:

  • Rodada de abertura
  • Oitavas de final
  • Quartas de final
  • Etapa semifinal
  • Grande final

E aí? Já tem algum palpite do grande vencedor do Masters 1000 Monte Carlos 2024?