O tenista argentino Francisco Cerundolo teve seu ápice no ranking masculino simples ,da ATP em 19 de junho de 2023, quando atingiu o 19º lugar. Já nas duplas, conseguiu alcançar o 203º lugar em outubro de 2022.
Depois de tornar-se profissional em 2018, Cerundolo fez sua estreia no ATP Tour no Argentina Open de 2019, o mesmo evento em que se destacou em 2021 quando alcançou suas primeiras finais de simples da ATP.
De lá para cá, avançou ainda mais na carreira, entrando no top 100 simples, chegando à semifinal do seu primeiro Masters 1000 em Miami e vencendo seu primeiro título da ATP no Swedish Open, o que o garantiu uma classificação entre os 30 melhores.
Já nos Grand Slams, conquistou suas primeiras vitórias no Australian Open e no French Open em 2023, alcançando a terceira e quarta rodadas, respectivamente.
Francisco Cerundolo também é irmão mais velho do tenista Juan Manuel Cerundolo. Os dois se tornaram os primeiros irmãos a chegarem em finais consecutivas no ATP Tour desde Alexander Zverev e Mischa Zverev em 2017. Além disso, em 2022, também se tornaram os primeiros irmãos a se classificarem entre os 100 melhores em simples desde os irmãos Zverev em 2019.
Carreira de Francisco Cerundolo no tênis
Depois da estreia no Argentina Open de 2019, quando recebeu um wildcard mas perdeu para Guido Pelo, Francisco Cerundolo participou novamente do torneio em 2020, mas perdeu para Laslo Djere na primeira rodada.
Em 2021, alcançou sua primeira final de ATP, também no Argentina Open, mas como qualifier, sendo o primeiro a conseguir tal feito desde 2001. Neste mesmo ano, também estreou em um Grand Slam no French Open e representou a Argentina na Olimpíada de Tóquio.
Já o ano de 2022 foi ainda mais marcante, já que Cerundolo alcançou a semifinal do Masters 1000 de Miami e conquistou seu primeiro título de ATP no Swedish Open. Também terminou o ano entre os 30 melhores do mundo.
Logo após, em 2023, conquistou suas primeiras vitórias em um Grand Slam, dessa vez no Australian Open, e avançou até a terceira rodada. Também alcançou a quarta rodada no French Open, onde conseguiu uma vitória contra o nono cabeça da chave, Taylor Fritz, antes de perder para Holger Rune. Em Eastbourne, Cerundolo tornou-se o terceiro argentino a vencer um torneio em quadras de grama. No US Open, ele obteve sua primeira vitória no torneio e, em sua estreia na Laver Cup, garantiu a primeira vitória para a América do Sul.
Por fim, em 2024, atingiu a semifinal do Rio Open pela segunda vez. Além disso, também representou a Argentina na Copa Davis, contribuindo para a classificação do país para as finais do torneio.
Estatísticas
As estatísticas de Francisco Cerundolo no tênis, até o presente momento, contam com 421 aces e 472 duplas faltas, com 65% de acerto no primeiro serviço e 66% dos pontos ganhos com o primeiro saque.
O argentino enfrentou 1185 break points, salvando 61% deles. Em 1845 games de serviço, ganhou 75%, com 61% dos pontos de serviço vencidos.
No retorno, ganhou 33% dos pontos no primeiro saque do oponente e 51% no segundo. Ele converteu 41% das 1246 oportunidades de break points e ganhou 27% dos games de retorno, totalizando 40% dos pontos de retorno.