Início » Tênis » Frances Tiafoe: confira a trajetória do tenista até agora

Frances Tiafoe: confira a trajetória do tenista até agora

Publicado em:

Última atualização:

O tenista norte-americano Frances Tiafoe atingiu seu ápice no ranking mundial ATP simples masculino na posição de número 10 em 19 de junho de 2023, e chegou em 160º nas duplas em primeiro de novembro de 2021. 

O atleta conquistou o primeiro dos seus três grandes títulos ATP no Delray Beach Open de 2018, o que o tornou o estadunidense mais jovem a vencer um torneio no ATP Tour desde Andy Roddick em 2002.

Seu segundo título veio em saibro no Campeonato de Tênis em Quadra de Saibro dos EUA de 2023 em Houston e seu terceiro na grama em Stuttgart, também em 2023. 

Porém, sua história de sucesso no tênis já começa bem antes disso. Filho de imigrantes serra-leoneses, Tiafoe cresceu no Junior Tennis Champions Center (JTCC), lugar onde seu pai trabalhava como chefe de manutenção. 

Sendo assim, aos 15 anos venceu o Orange Bowl de 2013, tornando-se o campeão mais jovem de simples masculino do torneio. Aos 17 anos, ele se tornou o americano mais jovem na chave principal do Aberto da França desde Michael Chang em 1989. Além disso, como adolescente, venceu o Campeonato Nacional Júnior dos EUA e teve sucesso no ATP Challenger Tour, chegando a nove finais e vencendo quatro títulos.

Trajetória de Frances Tiafoe no tênis

A carreira profissional de Frances Tiafoe no tênis começou em 2014 aos 16 anos de idade no Washington Open, depois de receber um wildcard. No mesmo ano, ele e Michael Mmoh venceram a primeira rodada de duplas do US Open. 

Depois disso, em 2015, conquistou seu primeiro título profissional no ITF Features da Bakersfield e entrou para o circuito profissional. Destacou-se então no ATP Challenger ao conseguir chegar à final em Tallahassee e ganhar a chance de competir no Aberto da França. 

Em seguida, em 2016, venceu Taylor Fritz no Indian Wells Masters e alcançou a final de vários torneios Challenger, incluindo uma vitória no torneio de Granby e fez sua estreia no top 100 do ranking. Já no ano seguinte, além de conseguir uma grande vitória contra Alexander Zverev no Cincinnati Masters, chegou até às quartas de final no US Open.

Já em 2018, chegou até a terceira rodada de Wimbledon. Ele também venceu seu primeiro título ATP no Delray Beach Open depois de derrotar Peter Gojowczyk na final. Logo após, em 2019, chegou às quartas de final do Australian Open, atingindo seu melhor ranking, número 29 do mundo.

O atleta continuou a crescer e alcançou as oitavas de final do US Open em 2020 e 2021, além da sua primeira semifinal de Grand Slam no US Open de 2022.  Em 2023, destacou-se ao vencer títulos no saibro e na grama, e alcançou o top 10 do ranking mundial. Ele também venceu o torneio de Stuttgart na grama, completando títulos em três superfícies diferentes.

Em 2024, por fim, chegou à final do U.S. Men’s Clay Court Championships, perdendo para Ben Shelton no primeiro final totalmente afro-americano na era Open.

Estatísticas 

As estatísticas de Frances Tiafoe apontam que, em seu serviço, acumulou 2616 aces e cometeu 886 duplas faltas, com 61% de acerto no primeiro saque.

Ele venceu 73% dos pontos com o primeiro saque e 52% com o segundo, salvando 62% dos 2344 break points enfrentados e ganhando 81% dos 4704 games de serviço disputados.

Já no retorno,  venceu 27% dos pontos com o primeiro saque do adversário e 50% com o segundo. Ele converteu 38% das 2408 oportunidades de break point, vencendo 19% dos 4728 games de retorno. Sendo assim, o atleta possui 50% dos pontos totais.