Sendo sobrinho e irmão de tenistas, Felipe Meligeni conheceu as quadras de tênis muito cedo, dando vazão às heranças de família. Aos 6 anos iniciou na escolinha do Tênis Clube Campinas e foi aos poucos conquistando seu lugar e suas próprias vitórias, nas categorias infantil e juvenil.
Pelo clube campinense o jovem atleta em seus 14 e 16 anos, foi raquete de ouro, campeão paulista e campeão brasileiro. Um brilhante início de carreira no esporte, não é?
Neste conteúdo, vamos falar sobre quem é Felipe Meligeni, sua carreira e conquistas, assim como os títulos que ganhou até hoje. Continue a leitura para saber mais.
A estreia da carreira profissional de Felipe Meligeni
Como muitos dos grandes atletas, Meligeni começou cedo, competindo no circuito infantil, mas mesmo jovem conseguiu alcançar o 34º lugar no ranking dos melhores do mundo, em 2016.
No mesmo ano, o jovem tenista conseguiu destaque no US Open, ao lado de sua dupla, o atleta Juan Carlos Aguilar. Os brasileiros saíram vitoriosos em uma final contra os canadenses Félix Auger-Aliassime e Benjamin Sigouin.
Mas foi apenas em 2020 que Meligeni conquistou seu espaço na liga profissional. Estreando em chave principal de duplas da ATP Challenger, como wildcard, no Rio Open 2020.
Na ocasião, o tenista acabou voltando para casa com uma derrota na primeira rodada. Entretanto, conseguiu seu primeiro título de duplas ao lado do venezuelano Luis David Martínez, em uma final contra os espanhóis Sergio Martos Gornés e Jaume Munar.
Ao longo dos anos seguintes, Felipe Meligeni conquistou:
- Título de duplas no ATP 250 Córdoba Open
- Título de campeão do Challenger de Iasi, na Romênia
- Semifinal do Challenger de Santiago
- Semifinal do Challenger de Biella
- Semifinal do Challenger de Iasi
- Semifinal do Challenger no México
- Semifinal do Challenger de Buenos Aires
- Semifinal do Challenger de São Leopoldo
Em 2023, Meligeni conquistou também dois marcos importantes na carreira: entrou pela primeira vez na chave principal de um Masters 1000, no Masters 1000 de Miami e alcançou sua melhor posição no ranking mundial, ocupando o 129º lugar.
Felipe Meligeni: Roland Garros 2024
O ano de 2024 marcou a primeira participação de Felipe Meligeni no Roland Garros e sua segunda em um Grand Slam. Neste ano, as expectativas eram grandes para o tenista, mas sua participação acabou ficando abaixo do esperado.
Meligeni sabia, quando a chave foi sorteada, que teria uma missão complicada na estreia do quadro principal, enfrentando o norueguês Casper Ruud, o que não modificou o cenário.
Ruud, que foi vice-campeão nos dois últimos anos, não deu chances ao brasileiro, quebrando o adversário no oitavo game do primeiro set, administrando o jogo ao seu favor. A disputa encerrou com 1 hora e 55 minutos, dando a vitória a Ruud e mandando Felipe Meligeni para casa.