Início » Tênis » Saiba quem é Marie Bouzková, atleta tcheca em ascensão no tênis mundial

Saiba quem é Marie Bouzková, atleta tcheca em ascensão no tênis mundial

Publicado em:

Última atualização:

A tenista Marie Bouzková tem se destacado, principalmente, nos últimos quatro anos no tênis. Com várias conquistas interessantes, e importantes, a atleta tem se dado bem tanto individualmente (simples) como em dupla. Aliás, sua melhor colocação no ranking do esporte é justamente na categoria acompanhada.

Carreira de Marie Bouzková

Nascida na República Tcheca, Marie Bouzková é uma jogadora de tênis que vem se destacando no cenário esportivo. Bouzková começou a jogar tênis ainda criança no clube de seus pais. Como resultado, o talento dela foi rapidamente visto, o que a levou aos Estados Unidos com apenas dez anos para treinar na Bollietieri Academy, na Flórida.

Com todo suporte, Marie Bouzková iniciou a carreira como profissional em 2013 já disputando competições do circuito ITF (International Tennis Federation). Nos anos seguintes, foi conseguindo se destacar cada vez mais.

Ascensão no circuito ITF

Entre 2016 e 2018, então, Marie Bouzková venceu diversas partidas no Circuito ITF, sendo que essas tiveram sede em Fort-de-France, Cuernavaca e Puszczykowo. Aliás, em 2016, ela venceu quatro torneios ITF, mostrando consistência. Em 2017, então, foi a vez de subir ao pódio em Perth e Orlando.

Destaque em Grand Slams e WTA

Em 2018, Marie Bouzková estreou em Grand Slams, o que a impulsionou nos rankings do tênis. Já em 2019, a tenista chegou às semifinais da Rogers Cup, essa realizada em Toronto. Na competição, ela derrotou grandes nomes como Sloane Stephens e Simona Halep. Na sequência, deu de cara com Serena Williams, sendo eliminada por 2 sets a 1 (6-1, 3-6 e 3-6).

Mais tarde, em 2020, Marie Bouzková alcançou a sua primeira final de WTA (Women’s Tennis Association). Antes disso, porém, ela não jogou bem no Brisbane International e no Hobart International. Mais tarde, disputou ainda o Australian Open, porém perdeu novamente na primeira rodada, sendo derrotada por Naomi Osaka. Posteriormente, a tenista conquistou a primeira vitória do ano no Aberto de Monterrey. A atleta chegou à final, mas perdeu para Elina Svitolina. Apesar disso, a campanha rendeu a 47ª posição no ranking.

Ela também teve uma performance notável no Phillip Island Trophy, de 2021, onde chegou à final. Um ano depois, Marie Bouzková conquistou seu primeiro título de simples da WTA em 2022 no Prague Open. Além disso, ela também teve destaque jogando em duplas, chegando, posteriormente, ao 15º lugar no ranking mundial em maio de 2024.

Estilo de jogo

O estilo de jogo de Marie Bouzková tem como principal característica uma defesa muito forte. Entretanto, a tenista se movimenta muito bem e possui ainda inteligência tática, bem como ótima leitura de jogo. Inicialmente, Bouzková foi treinada pelo pai, mas logo passou a ser orientada pelos melhores do ramo.

Desempenho recente

Marie Bouzková iniciou sua participação no calendário do tênis disputando o ASB Classic, tendo alcançado a final de duplas. Ao lado de Bethanie Mattek-Sands, e sendo cabeças-de-chave de número 1, o duo perdeu para Anna Danilina e Viktória Hruncáková, que eram as número 2. Na categoria simples, Bouzková voltou a perder para Elina Svitolina. Mais tarde, no Hobart International, ela venceu Viktorija Golubic, mas perdeu para Yulia Putintseva.

Além disso, Marie Bouzková também chegou à quarta rodada em Wimbledon, perdendo para Ons Jabeur, e às quartas de final no Cincinnati Masters 1000, perdendo para Alison Riske. Como resultado, já acumula mais de 4,7 milhões de dólares em prêmios. Atualmente, a tenista é a 40ª colocada no ranking na categoria simples, enquanto é a 22ª em duplas. Além disso, ela já venceu doze títulos em torneios ITF na categoria simples e três títulos em duplas.