Herdeira de uma fortuna bilionária, Emma Navarro é a nova aposta do tênis mundial e a tenista mais rica em atividade. Aos 23 anos, a atleta vem conquistando espaço nas quadras e marcando seu nome na história do esporte.
Neste conteúdo, vamos conhecer a nova-iorquina Emma Navarro, sua trajetória profissional, estatísticas e ascensão meteórica desde a última temporada até a atual. Acompanhe a leitura!
Trajetória profissional
A mais nova aposta do circuito feminino se chama Emma Navarro. Emma é filha de Ben Navarro, ex-vice-presidente do Citigroup e fundador do Sherman Financial Group. Inclusive, é uma das famílias mais ricas dos Estados Unidos.
Primeiramente, Emma iniciou sua carreira como profissional no esporte em 2019, quando foi vice-campeã do Australian Open junior ao lado de Chloe Beck. Pouco depois, as atletas venceram o Aberto da França também na categoria júnior.
A americana fez sua estreia na chave principal de um torneio do WTA Tour ainda em 2019, no Charleston Open. No ano seguinte, se classificou como a atleta revelação do esporte dos Estados Unidos e se filiou à Universidade de Virgínia no final do ano.
Dessa maneira, como caloura, Navarro faturou o título da Primeira Divisão da NCAA em maio de 2021. Por esse motivo, a jogadora recebeu um Wild Card para o US Open 2021, isto é, seu primeiro Grand Slam da carreira.
Em sequência, a temporada de 2023 foi muito importante para que Emma Navarro pudesse consolidar seu nome entre as principais tenistas do circuito feminino nacional e internacional.
Inclusive, ela estreou no Aberto da França em 2023 após receber mais um Wild Card. No evento, Emma não conseguiu ir além da segunda rodada, mas somou uma vitória no torneio contra a russa Erika Andreeva.
Da mesma forma, a americana Navarro chegou a uma semifinal do WTA Tour pela primeira vez no Bad Homburg Open de 2023. Além disso, a atleta também participou de outra semifinal, desta vez no San Diego Open.
Durante a temporada, Emma entrou para o TOP 50 no mundo, se destacando na 49ª posição. Isto é, a terceira norte-americana a ingressar neste ranking da temporada, depois de Alycia Parks e Peyton Stearns.
Momento atual de Emma Navarro
Emma Navarro teve uma ascensão impressionante no ranking mundial do esporte nos últimos tempos. No ano passado, ela ocupava o 149º lugar e pouco mais de um ano depois, chegou ao 17º lugar na lista das melhores jogadoras do mundo.
Nesse sentido, Navarro começou o ano participando do ASB Classic, no qual conseguiu chegar até à semifinal. Contudo, perdeu para a eventual defensora do título, Coco Gauff, em sets diretos.
A herdeira americana iniciou a temporada atual no Hobart International como cabeça de chave número dois. No torneio, venceu a defensora do título, Elise Mertens, e embolsou seu primeiro título do WTA Tour da carreira.
Depois disso, Navarro participou do Australian Open, no qual venceu Wang Xiyu na primeira rodada e Elisabetta Cocciaretto na segunda. No entanto, não levou o título para casa dessa vez, pois perdeu para Dayana Yastremska ainda na terceira.
Em Doha, Navarro chegou até as oitavas de final. Entretanto, novamente não faturou o título e foi derrotada pela russa Elena Rybakina.
Após, também jogou em Dubai, onde não passou da segunda rodada, e no giro americano, em San Diego, no qual participou até as semifinais. Por fim, acabou perdendo para a campeã inglesa, Katie Boulter, em sets diretos.
Em Indian Wells, ela chegou às quartas de final e no Miami Open, até às oitavas de final.
Vitórias e perdas
No Charleston Open, venceu seu jogo de estreia contra Katie Volynets, mas perdeu na rodada seguinte para Jaqueline Cristian. A história se repetiu pouco depois no Aberto de Madrid. Lá, venceu a primeira rodada contra Nadia Podoroska e em seguida perdeu para a brasileira Beatriz Haddad Maia.
Depois, no Catalonia Open, Emma Navarro derrotou Bernarda Pera e Elizabeth Mandlik. Ainda chegou até às quartas de final, contra Mayar Sherif. Contudo, não disputou devido a uma contusão.
Em Wimbledon, que está previsto para terminar no dia 14 de julho de 2024, Navarro participou pela segunda vez de um Grand Slam londrino. Como resultado, venceu Naomi Osaka, ex-número 1 do mundo.
Além disso, também derrotou a atual campeã do US Open, Coco Gauff, nas oitavas de final. Nesse sentido, a americana fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, em uma hora e 14 minutos de partida.
Infelizmente, Emma acabou perdendo nas quartas de final no último dia 7 de julho e se despediu do torneio. Em jogo contra a italiana Jasmine Paolini, número 7 do mundo e vice-campeã da Roland Garros, Navarro foi derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-1, em apenas 58 minutos.
Atualmente, a atleta se classifica como uma das favoritas no mundo e ocupa o 17º lugar no ranking.