Início » Tênis » Elise Mertens: trajetória, títulos e estatísticas da tenista

Elise Mertens: trajetória, títulos e estatísticas da tenista

Publicado em:

Última atualização:

Em julho de 2024, o topo do ranking de duplas da Associação de Tênis Feminino (WTA, na sigla em inglês) tinha o nome da belga Elise Mertens. A tenista atingiu o posto em janeiro do mesmo ano e, após cair brevemente para o segundo lugar, em junho voltou a ser a número 1 do mundo. 

Elise Mertens nasceu na cidade de Leuven, na Bélgica. Hoje com 28 anos, ela começou a jogar tênis quando tinha apenas quatro. Filha de uma professora e de um marceneiro, foi sua irmã mais velha quem a levou para o mundo das quadras. Quando o amor pelo esporte aflorou, Mertens começou a treinar junto à Federação Belga até o início da adolescência. 

Em 2010, a jovem participou de seus primeiros jogos no Circuito da Federação Internacional de Tênis (ITF), voltado para tenistas juvenis. Somente da ITF, Mertens detém 11 títulos na categoria simples e outros 14 em duplas. Em 2016, veio o primeiro título WTA, conquistado em Auckland, na Austrália. No ano seguinte, ela venceu sua primeira top 10 ao derrotar Dominika Cibulková — que, na época, era a número 10 do ranking.

Assim, da posição 120 em 2016, Elise Mertens foi direto para a de número 35 no ranking da WTA, em 2017. Logo no ano seguinte, ela se classificou para seu primeiro Grand Slam, estreando no Aberto da Austrália. Em 2019, junto a Aryna Sabalenka, ela conquistou seu primeiro título importante: o de duplas, no Aberto dos Estados Unidos. No simples, por outro lado, a tenista avançou até as quartas de final do torneio.

Outro ponto alto da carreira de Mertens foi em 2020, quando conquistou mais um título em duplas em um Grand Slam, agora na grama de Wimbledon.

Números e títulos de Elise Mertens

Na temporada de 2024, a tenista belga conquistou mais um título de Grand Slam com seu bicampeonato em duplas no Aberto da Austrália. Atualmente, Mertens está na posição número 33 do ranking da WTA na categoria simples, e é a número 1 nas duplas. Sua melhor classificação individual foi em 2018, quando ficou em 12º lugar.

Desde seu início no tênis profissional, Elise Mertens já entrou em quadra 692 vezes, com um total de 438 vitórias, ou seja, uma taxa de eficiência de 63%. Seu piso favorito é o duro, onde já disputou 454 partidas, ganhando 297 (65%) vezes. O segundo maior índice de vitórias da tenista é no saibro, com 104 conquistas em 167 jogos.

Ao todo, Mertens tem 28 títulos em duplas e ganhou outros 19 no simples. Entre os prêmios, estão troféus importantes como o do torneio de Doha, o de Hobart e o de Melbourne. Assim, estima-se que ela tenha acumulado cerca de US$ 14.033.047 em premiações. 

Apesar de Elise Mertens não possuir nenhum título de Grand Slam na categoria simples, a belga ganhou, na categoria duplas, duas vezes o Aberto da Austrália (nos anos de 2024 e 2021), além de vencer em Wimbledon em 2021, e o Aberto dos Estados Unidos em 2019.