Antes mesmo de começar, a temporada 2024 de Wimbledon teve uma chocante notícia: a tenista Ekaterina Alexandrova desistiu de sua participação devido a uma doença. A russa era cabeça de chave e enfrentaria a britânica Emma Raducanu. A desistência, no entanto, não diminui em nada os louros da carreira de Ekaterina.
Nascida em Chelyabinsky, a sétima maior cidade da Rússia, Alexandrova começou a frequentar as quadras quando tinha apenas seis anos. Fã de Serena Williams, a russa estreou no tênis profissional no Circuito da Federação Internacional de Tênis (ITF), em 2011, quando tinha 17 anos. Cinco anos depois, em 2016, a tenista venceu a qualificação e conquistou uma vaga em seu primeiro Grand Slam: Wimbledon. Na época, ela avançou até a rodada 16 do torneio.
No ano seguinte, em 2017, Ekaterina Alexandrova entrou para o Top 100 da WTA — sigla em inglês para Associação de Tênis Feminino —, ocupando a posição 93. Em seguida, ela alcançou sua primeira vitória em cima de uma top 10 ao derrotar a letã Jeļena Ostapenko, que, na época, ocupava justamente a posição 10.
Em seguida, no ano de 2019, já com 25 anos, ela avançou pela primeira vez para o round 32 em um Grand Slam, mas agora em Roland Garros, na França. No mesmo ano, a jovem russa entrou para o top 50 da WTA. Mas foi nos anos seguintes que ela ficou conhecida de vez no mundo todo.
Para começar, a tenista russa conquistou seu primeiro título WTA em 2020. Em seguida, Ekaterina participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio e conquistou a medalha de prata na categoria simples em sua estreia olímpica. Em 2022, conquistou mais dois títulos, que a levaram para o Top 20. Após passar anos tendo o checo Vojta Flegl como treinador, atualmente Ekaterina é treinada pelo próprio pai.
Os números e conquistas de Ekaterina Alexandrova
Atualmente, Ekaterina ocupa a posição 22 do ranking da WTA, mas ainda em abril de 2024, a tenista russa estava em 15º. Estima-se que, ao longo de sua carreira, Alexandrova tenha acumulado US$ 6.542.656 em premiações.
Somente este ano, Ekaterina marcou 177 aces nos 36 jogos que disputou. Ao todo, a tenista russa participou de 708 partidas de tênis, ganhando 445 delas, o que resulta em uma porcentagem de 63% de vitórias.
A maioria das conquistas (220, no total) foi em quadra de piso duro, o tipo favorito da atleta. Mas também foi neste tipo de solo que ela perdeu 133 jogos. O piso de grama foi o que a russa menos atuou, tendo jogado apenas 57 partidas neste tipo de solo. Ainda assim, ela venceu 38 partidas na grama.
Desde seu início no tênis profissional até esta primeira metade de 2024, a tenista conquistou 14 títulos diferentes, a maioria em quadras de piso duro. Mas, infelizmente, Ekaterina Alexandrova não conquistou nenhum dos quatro principais Grand Slams — Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos. Sua melhor classificação em um Grand Slam foi em 2023, quando a tenista russa avançou até a rodada 16 de Wimbledon.