Atual número 37 do mundo, a tenista Donna Vekic, de 28 anos, tem ganhado cada vez mais espaço no cenário internacional. Presença garantida nos quatro Grand Slam, a atleta alcançou pela primeira vez a semifinal de Wimbledon, seu melhor resultado no circuito profissional.
Donna é conhecida por seu domínio na grama, mas também tem bons dados nas outras superfícies. A seguir, destacamos a carreira da tenista e as estatísticas.
Carreira de Donna Vekic no tênis
Donna cresceu em contato com o atletismo e o futebol: a mãe, Brankica, participava de competições de atletismo; já o pai, Igor, atuava como goleiro em clubes profissionais. A garota, entretanto, escolheu a raquete como o seu instrumento de trabalho.
Em 2012, Donna alcançou a primeira final da sua carreira no WTA de Tashkent, a mais jovem desde que Paszek, de 15 anos, venceu Portoroz em 2005. Dois anos depois, a croata ganhou o primeiro título do simples, o WTA Kuala Lumpur.
O bom rendimento da atleta em quadra, fruto da disciplina e competência, rendeu colocações superiores no ranking. Em novembro de 2019, subiu até a 19ª posição, a melhor desde que colocou uma raquete em mãos.
Donna se descreve como “obstinada, determinada e extremamente competitiva” em seu perfil oficial na WTA, a Associação de Tênis Feminino, entidade responsável por regular os circuitos de elite do tênis profissional feminino.
Sua superfície favorita é o piso duro e, além da língua nativa, ela também sabe conversar em inglês e italiano. Hoje, a esportista é treinada por Nick Horvat, mas já trabalhou com Pam Shriver.
Donna se classifica para a semifinal de Wimbledon pela primeira vez
Em 2024, Donna Vekic vive um momento mágico na carreira. Pela primeira vez, a tenista vai à semifinal de Wimbledon, sendo este o seu melhor resultado no Grand Slam. A atleta venceu Lulu Sun de virada, nas quartas de final, por 2 sets a 1 com parciais de 7/5, 4/6 e 1/6.
Esta também é a primeira vez desde 1999 que uma croata se classifica para a penúltima fase individual.
Em um típico dia chuvoso em Londres, as tenistas protagonizaram um épico duelo na quadra fechada. Lulu venceu o primeiro set, mas Donna respondeu com a vitória no segundo. No terceiro, a croata atropelou a neozelandesa para carimbar o passaporte para a semifinal.
Até então, a melhor campanha de Donna no torneio era as oitavas de final em 2018, eliminada pela alemã Julia Goerges.
Wimbledon é o terceiro Grand Slam da temporada do tênis. Realiza-se sempre em junho e julho, depois do Australian Open e Roland Garros, e antes do US Open.
Estatísticas da tenista
Donna Vekic é a atual número 37 do ranking. Coleciona 378 vitórias e 279 derrotas em sua trajetória, além de quatro títulos no simples. Também disputou nove finais.
Já esteve frente a frente com grandes nomes do tênis como Beatriz Haddad Maia, Naomi Osaka, Iga Swiatek e Venus Williams. Seu recorde em Grand Slam é de 54 vitórias e 46 derrotas, incluindo eliminatórias e etapas oficiais entre 2012 e 2024.
De acordo com as estatísticas da Federação Internacional de Tênis, a profissional tem melhores resultados na grama, com 54 triunfos e 34 derrotas, além da taxa de sucesso de 61%. No piso duro, são 262 vitórias e 189 derrotas, enquanto, no saibro, a tenista venceu 62 vezes e perdeu 56.
Dona conquistou o título do simples em Monterrey 2023, Courmayeur 2021, Nottingham 2017, e Kuala Lumpur 2014.
Números de Donna Vekic:
- 37º lugar no ranking WTA – 1.488 pontos
- 378 vitórias
- 279 derrotas
- 4 títulos
- Posição mais alta no ranking: 19º
- Melhor resultado do Australian Open: quartas de final
- Melhor campanha de Roland Garros: oitavas de final
- Melhor campanha de Wimbledon: semifinal
- Melhor resultado no US Open: quartas de final